sábado, 1 de junho de 2019

ESTAÇÃO ERNESTINA - Prédio Histórico renasce graças ao belíssimo trabalho das Prefeituras de Faria Lemos, Caiana e Carangola.


Matéria atualizada em 01 de agosto de 2023.

Acima e nas quatro fotos abaixo, no alto da serra a "nova" Estação Ernestina após o belíssimo trabalho de restauração do Prédio Histórico realizado pelas Prefeituras de Faria Lemos, Caiana e Carangola. 





Acima e abaixo, como estava a antiga Estação Ernestina antes das obras de recuperação do Prédio Histórico realizado pelas Prefeituras de Faria Lemos, Caiana e Carangola - fotos dos grupos MTB CARANGOLA e Caminho da Luz.
 







Estação ERNESTINA



Município: Faria Lemos
Linha de Manhuaçu – Km 479,743.
Altitude: 689 m
Estação inaugurada em: 10 de outubro de 1917.
Estive no local em: não estive no local.
Uso atual: Faz parte do Circuito Turístico de Faria Lemos com passeios ciclísticos e caminhadas, fazendo parte também do percurso do “Caminho da Luz”.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1917-1975)

RFFSA (1975-1977)










Fazendo parte de um dos mais belos cenários encontrados ao longo da Linha de Manhuaçu - a serra percorrida entre as Estações de Carangola e Caiana, passando também pelo município de Faria Lemos - tinha duas paradas de belíssimo visual: Parada General e Ernestina.

Este trecho traz uma peculiaridade interessante, pois o Trem saía do município de Faria Lemos e parava em três Estações na área territorial do município de Carangola – Carangola, Lacerdina e Parada General – retornando a Faria Lemos ao parar em Ernestina, área rural daquela cidade.

Mais uma vez contamos com os belos registros dos amigos da Secretaria de Turismo de Faria Lemos, que promovem passeios ciclísticos e caminhadas turísticas explorando o belíssimo cenário da serra, além de ser trajeto do “Caminho da Luz”.

Para a realização desta matéria contamos também com os belos registros fotográficos dos amigos do grupo MTB CARANGOLA, que percorrem a região em grandes trilhas ciclísticas.

 

A ESTAÇÃO:

A Estação de Ernestina esteve completamente abandonada por longos anos, sobrando apenas as paredes de seu entorno já sem a cobertura de telhado. Numa das paredes está escrito em relevo o ano de 1917, o provável ano de sua fundação.

Mas graças a um maravilhoso trabalho de recuperação do Prédio Histórico, a Estação de Ernestina renasceu fazendo parte de um belíssimo Circuito Turístico que, além de Faria Lemos, envolve também os municípios de Caiana e Carangola. 

E foi com o intuito de fomentar o turismo, especialmente através do cicloturismo e principalmente de aquecer a economia dos municípios que a belíssima reforma da Estação Ernestina aconteceu envolvendo as três prefeituras: Faria Lemos, Caiana e Carangola. 

Ernestina também faz parte de um trecho bastante visitado por aventureiros que percorrem o “Caminho da Luz” passando também pela Parada General, caminho que inclusive já faz parte do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

 

HISTÓRICO: 

Como descrito num outdoor de divulgação do “Caminho da Luz”... “Apesar da beleza de todo o Caminho da Luz, muitos chegam a dizer que um dos mais belos trechos do caminho é o que vai da Parada General até Ernestina, atravessando os Municípios de Carangola, Faria Lemos e Caiana, com seus extensos paredões, ora adornados por bromélias, ora por samambaias ou avencas. Isso sem falar das nascentes ao longo deste trajeto, da mina de cristais, da fonte de Santa Clara, das antigas construções da Estrada de Ferro Leopoldina, do túnel de pedra, das matas, dos mono-carvoeiros, das histórias da extinta linha férrea e dos seres elementais, que muitos afirmam ver ao longo do trajeto. São três ou quatro horas de caminhada por um lugar mágico, impregnados de energias que fascinam o Caminhante da Luz.”







Acima, mais duas fotos feitas pelo grupo MTB CARANGOLA.

Abaixo, registros da antiga estação feitos pelo grupo de caminhada “Caminho da Luz”.   











2 comentários:

Anônimo disse...

Já algumas vezes apanhei o trem aí para o Rio de Janeiro, pois morei aí perto. Muita saudade! Parabéns para as Prefeituras que tiveram essa magnífica idéia.
André de Sousa

Anônimo disse...

Muito bom!!! Você está mandando bem demais! É um deleite ver uma obra reformada e tão bonita.
Marco Antônio Francisco