quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ESTAÇÃO CAIANA - Primeira parada após o Trem vencer a belíssima Serra.

Matéria atualizada em 06 de abril de 2024.

Belíssimo registro da cidade de Caiana, vendo-se a Estação e a Caixa d’água destacada à direita, no alto da foto. De Luiz Augusto Peixoto para a página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!”.


Outro belíssimo registro de Caiana, vendo-se em destaque o centro da cidade - em sentido contrário à foto anterior - e a Estação à esquerda. Acervo da página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!”.



Foto de um evento em Caiana onde é possível ver a Estação e o Leito Ferroviário lá no fundo, à esquerda. 
Da página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!”.


Foto apresentada na página “Caiana – MG”, destacando o prédio da antiga Estação totalmente desfigurado após reformas para receber a Biblioteca Municipal. 


Outra foto apresentada na página “Caiana – MG” destacando a antiga Caixa d'água. 


Belíssima panorâmica da cidade de Caiana, vendo-se o Leito Ferroviário, com a Estação e a Caixa d’água destacada no canto direito, no alto da foto. 




espera-feliz

 

Estação CAIANA

 

ernestina

 

 

 

Linha de Manhuaçu: Km 488,048 (1960).

Altitude: 742m.

Estação inaugurada em: 21 de maio de 1927.

Estive no local em: Ainda não visitei a cidade.

Uso atual: O prédio da antiga Estação foi desfigurado após reforma e nele funciona a Biblioteca Municipal. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1927-1975)

RFFSA (1975-1977)




HISTÓRICO:

Em 1887 a Estrada de Ferro Leopoldina chegou a Carangola, prosseguindo com a Linha até Manhuaçu - seu ponto final - de 1911 a 1915, com a Estação de Caiana sendo inaugurada apenas em 1927.

Num dos mais belos trechos da Linha de Manhuaçu e da E. F. Leopoldina, após partir de Carangola, o Trem subia uma belíssima Serra passando pelas pequenas Estações de Parada General e Ernestina. Logo após vencer a grande Serra, chegava-se à Caiana. 

Destaco mais uma vez a importância dos amigos das redes sociais para continuar realizando matérias sobre as Estações da Estrada de Ferro Leopoldina.

Nesta em especial, meus agradecimentos aos grupos do Facebook "Caiana de ontem. Lembrança de sempre!" e "Caiana - MG" pelas valiosas e históricas contribuições em registros que realizei restaurações fotográficas. 



Recorte da foto de Luiz Augusto Peixoto para a página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!” destacando a Estação e a Caixa d’água, no alto à direita.


A Estação de Caiana e a Caixa d’água, vistas em mais um belo registro. 
De Cenir Daniel para a página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!”.



A ESTAÇÃO:

Somente em 1927 a Estação de Caiana foi inaugurada – época em que ainda era distrito de Espera Feliz - muitos anos após a abertura da Linha de Manhuaçu.

A arquitetura da antiga Estação de Caiana seguia a linha tradicional mais simples das Estações da E. F. Leopoldina. 

Com a erradicação da Linha de Manhuaçu, muitas das Estações foram demolidas ou completamente desfiguradas - como foi o caso da Estação de Caiana - irreconhecível após uma grande reforma recebida para abrigar a Biblioteca Municipal. 

Ficou realmente impossível identificar a antiga Estação Ferroviária, mas o prédio ainda está lá, como também a bela Caixa d'água e o Armazém Mercadorias da E. F. Leopoldina, bem próximos da antiga estação.


A Estação de Caiana destacada em dia de festa. Da página "Caiana - MG".


Todo o romantismo de “outros tempos” neste belo registro feito ao lado da Estação de Caiana.


Mais uma foto apresentada na página “Caiana – MG” destacando o Armazém das Mercadorias que chegavam e partiam de Caiana. 


Outra bela foto, vendo-se a Locomotiva 347 com seus condutores estacionada próxima à Estação de Caiana. 




Acima, a Estação de Caiana em dois tempos.


Caminhando pela "Linha do Trem" em Caiana.


Acima, o Trem passando por Caiana.


Registros de acidentes ocorridos próximos a Caiana.



Abaixo, belíssimo registro da Praça São João Batista. O Trem passava em frente a ela. Da página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!”.


Abaixo, a foto apresentada no início desta matéria vendo-se o centro da cidade e a Estação em destaque à esquerda. Foto original sem cortes.


4 comentários:

Anônimo disse...

Assim que o trem partia de Ernestina sentido Espera Feliz entrava por um corte grande. Após o corte havia uma PN e daí em diante o condutor começava a anunciar: "Caiana... Caiana... Caiana... parece que foi ontem que eu ouvia isso. Da pena lembrar que já há quase 50 anos que tudo se foi.
João Figueira

Alex Lobato disse...

Em 1927, quando a Estação de Caiana foi inaugurada, o então distrito de São João do Rio Preto pertencia a Carangola. O prefeito de Carangola Coronel Adolpho de Carvalho, que possuía muitas terras no local foi um dos grandes interessados para que a Estação fosse feita.

Anônimo disse...

Restou muito pouco da Estação! Parabéns pela matéria, Amarildo!
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Passei muitas vezes nesta localidade quando íamos para o Rio de Janeiro. Saudades da EFL!
Paulo César Pereira