Matéria atualizada em 18 de fevereiro de 2023.
Acima e na seqüência abaixo, a Estação de Sapucaia em belíssimos registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em setembro de 2022.
Abaixo, o Trem na Estação de Sapucaia neste histórico registro de Hugo Caramuru.
Estação SAPUCAIA
Linha Auxiliar: Km 212,375 (1928).
Altitude: 214m.
Estação inaugurada em: 20 de
janeiro de 1871.
Estive no local em: Ainda não visitei a
Estação. Fotos de Daniel Guimarães, Amigos do Trem e Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Museu/Centro
Cultural.
Situação Atual – Aguardando liberação
para funcionamento do Trem Turístico Rio/Minas.
E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo
(1871-1890)
E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo
(1890-1911)
E. F. Central do Brasil – Linha Auxuliar
(1911-1965)
E. F.
Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
HISTÓRICO:
Segundo a
página Estações Ferroviárias, de Ralph
Mennucci Giesbrecht, a Estação de Sapucaia foi inaugurada em 1871 pela E.
F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo. Este ramal foi reduzido em 1911 a
bitola métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.
É a última Estação
em território do Estado do Rio de Janeiro antes de a linha cruzar novamente o rio Paraíba e retornar a Minas Gerais.
A ESTAÇÃO:
Graças às valiosas contribuições de Daniel Guimarães, Amigos do Trem e de Paulo Neiva Pinheiro, apresentamos mais um belo prédio ferroviário: a Estação de Sapucaia.
Através dos belíssimos registros fotográficos apresentados pelos amigos da página, vemos
que se trata de um prédio realmente diferenciado - uma das mais belas Estações da região - que após viver anos sombrios de abandono e
quase-ruína total, passou por grande reforma e hoje abriga o Museu e o Centro Cultural do Município.
A comunidade
aguarda ansiosa pela liberação e início do funcionamento do Trem Turístico
Rio-Minas, já que a estação será sem dúvida um dos atrativos do percurso.
Na seqüência abaixo, detalhes da belíssima Estação de Sapucaia pelas lentes de Daniel Guimarães.
Na seqüência abaixo, a composição do futuro Trem Turístico Rio-Minas passando pela Estação de Sapucaia em viagem experimental e estacionada na plataforma em evento promocional.
Na seqüência abaixo, mais alguns registros de Paulo Neiva Pinheiro.
4 comentários:
Tive o prazer de passar de trem por essa estação algumas vezes no trem Rio-Recreio, nos anos 79/80. Embora o trem fosse super desconfortável, restam somente as saudades da viagem, que demoraram cerca de 16/17 horas.
Cláudio Bonfim
Pois é, Cláudio Bonfim... Queria eu ter pego essa época. O trem podia ser até desconfortável, mas a paisagem de serra pela janela compensava toda a viagem longa.
Carlos Mendonça
Brevemente estarei passando por aí!!!
Lenoir De Souza Ramos
Sempre uma grande honra poder contribuir!!!
Paulo Neiva Pinheiro
Postar um comentário