quinta-feira, 13 de junho de 2019

ESTAÇÃO ANTA - Nova contribuição do amigo Ricardo Raipp.










Estação ANTA


Município: Sapucaia - RJ
Ramal: Linha Auxiliar – Km 203,004 (1928)
Altitude: 243m.
Estação inaugurada em:  02 de dezembro de 1875.
Estive no local em:  Ainda não visitei a estação. Fotos cedidas pelo amigo Ricardo Raipp.
Uso atual: Estação em bom estado de conservação. Ocupada pelo poder público municipal. 
Situação Atual – Após a construção de uma variante, os trens deixaram de passar pela estação, que hoje se encontra desativada e sem trilhos. 


E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)










Contando mais uma vez com a contribuição do amigo Ricardo Raipp, que percorreu o trecho do antigo “ramal da bauxita” usado pela FCA e hoje suspenso, trago as belas fotos da Estação Anta.


HISTÓRICO:

Após a partida do trem da estação de Três Rios, a linha deixava o território fluminense entrando em terras mineiras passando pelas estações de Santa Fé, Penha Longa e Chiador.
Em seguida, voltava para terras fluminenses ao chegar à estação de Anta, passando também pela estação de Sapucaia, na sede do Município, para entrar definitivamente em terras mineiras ao chegar à estação de Benjamin Constant, Município de Além Paraíba.
Nos anos 2000, a construção de uma variante no trecho onde estava Anta causou a desativação da linha que passava pela velha estação, ocorrida no final de 2010. Até esta data por ela passava o trem de bauxita da FCA entre Barão de Camargos - próximo a Cataguases - e Barão de Angra - distrito de Paraíba do Sul. Com a construção da variante, este foi o último trem a passar por ali.
O próprio trem de minério que passou a seguir pela variante foi desativado pouco depois.


A ESTAÇÃO:

A estação de Anta foi aberta em 1875 e ficava localizada no antigo ramal de Porto Novo da EFCB, sendo incorporada pela Linha Auxiliar em 1911.  

No ano de 2000, a antiga estação de Anta passou por uma bela restauração e de lá para cá resiste imponente na pequena comunidade. 










Nenhum comentário: