quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

ESTAÇÃO BENJAMIN CONSTANT - Outro belo prédio no primitivo Ramal de Porto Novo.


Matéria atualizada em 17 de abril de 2020.










teixeira-soares

Estação BENJAMIN CONSTANT
Antiga Ouro Fino





Município: Além Paraíba - MG
Linha Auxiliar: Km 219,464 (1960).
Altitude: 183m.
Estação inaugurada em: 06 de agosto de 1871.
Estive no local em: Ainda não visitei a estação. Registros fotográficos realizados por Ricardo Raipp e Marco Antônio Francisco.
Uso Atual: Prédio abandonado, em ruínas.
Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no transporte de bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.

E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)









HISTÓRICO:

Contando mais uma vez com a valiosa contribuição dos amigos Ricardo Raipp e Marco Antônio Francisco trazemos hoje belos registros da Estação Benjamin Constant - ou o que sobrou dela, infelizmente.
A estação Benjamin Constant nasceu sob o nome de Ouro Fino, sendo mais tarde renomeada.


A ESTAÇÃO:

A estação foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II, ainda no ramal de Porto Novo. Em 1890 o ramal de Porto Novo passou para a E. F. Central do Brasil, que em 1911 reduziu a linha do trecho para bitola métrica. A partir de 1965, com a erradicação do trecho que passava pela serra de Petrópolis, passou a ser utilizada pela E. F. Leopoldina para atender aos ramais de Caratinga e Manhuaçú.

Uma pena vermos em completo abandono uma obra com detalhes de acabamento bem interessantes em comparação com as estações tradicionais. Trata-se de uma construção em belíssimo estilo, com molduras de alvenaria nas portas e janelas, além de beirais sobre elas, possuindo também um beiral mais acentuado em alvenaria em todo o entorno do prédio. 








Um comentário:

Horácio Corrêa Cardillo disse...

Que construcção espetacular, as portas e Janelas são em arcos diferentes de outra que conheci aqui na região. É uma lastima ver que ela esta em ruínas, mais se receber uma reforma estrutural ela volta a ser esplêndida. Igual a de Patrocínio do Muriaé que passou por uma reformar em toda sua estrutura.