Matéria atualizada em 13 de novembro de 2021.
Estação MOURA BRASIL
hermogenio-silva
Linha do Norte: Km 118,511 (1960).
Altitude: ?
Estação inaugurada em: 04 de junho de 1900.
Estive no local em: 27 de agosto de 2021.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1900-1964)
HISTÓRICO:
Retomando
minhas viagens em visita às antigas estações da Estrada de Ferro Leopoldina, em
27 de agosto de 2021 parti à procura da Estação MOURA BRASIL, no Município de Três Rios – RJ, estação que fazia
parte da Linha do Norte, da E. F. Príncipe Grão Pará, primeira ferrovia do
Brasil. Chegando à comunidade, à beira da BR 393, ladeando também com a BR-040,
conversei com vários moradores e comerciantes do local, todos trazendo a mesma
informação: a antiga estação ficava às margens da BR-040 antes da duplicação
desta. Ficava bem próxima da "Igreja de Pedra" - quase em frente – e teve que ser demolida na duplicação da BR-040 para
a construção da pista de acesso à BR-393 que hoje passa exatamente sobre o ponto
onde ela ficava.
Segundo um morador da localidade, comenta-se que a igreja teria sido construída seguindo o padrão "Casa de Pedra" da antiga estação. Juntas, deveriam compor um belíssimo cenário.
Chegando ao
local e tendo como referência uma belíssima foto publicada por Márcio Cardoso em
algumas páginas ferroviárias do facebook, passei então aos registros
fotográficos que ilustram esta matéria, além dos importantes registros
extraídos do Google Maps que trazem valiosa contribuição.
GRANDE SURPRESA:
Esses dias, visitando a maravilhosa página do facebook "Três Rios Antiga..." me deparei com belíssimas e históricas fotos. Entre elas, duas das fotos apresentadas acima; uma destacando a Estação "Casa de Pedra" de Moura Brasil e outra mostrando o antigo leito ferroviário transformado em estrada de chão passando embaixo da ponte de acesso à BR-393, ambas publicadas por Solange Tepetino.
E assim, vamos atualizando as matérias de nossa página mantendo viva a história da saudosa Estrada de Ferro Leopoldina.
A ESTAÇÃO:
Na foto
apresentada por Márcio Cardoso podemos ver que a arquitetura da Estação Moura
Brasil acompanhava o belíssimo estilo “Casa de Pedra”, comum a várias estações
construídas no mesmo período naquele trecho da Linha do Norte. Eram elas: Três
Rios, Moura Brasil (demolida), Hermogênio Silva (demolida) e Alberto Torres.
Conhecendo
as belíssimas “Casas de Pedra” de Três Rios e Alberto Torres - que os amigos leitores podem conferir aqui
na página - tornou-se mais triste ainda saber da demolição da estação de
Moura Brasil, bem como a de Hermogênio Silva (demolida também pelo mesmo motivo:
duplicação da BR-040).
Após
o envio da foto acima por Rodolfo Rocha,
o mesmo me enviou e-mail com informações valiosas e históricas, além de suas
belas lembranças em Moura Brasil:
“Fiquei feliz em conhecer o seu
trabalho sobre a história ferroviária, e ver a descrição da localização exata
que você fez da estação de Moura Brasil. Nasci e vivi nas proximidades daquela
estação nos anos 1950, e de lá tenho emotivas lembranças.
A estação de Moura Brasil está
muito forte na minha memória. Convivia com a família do chefe da estação, primeiro
o Sr. Zaid, depois o Sr. Afonso.
Eu e meu irmão vendíamos pastéis
nas rápidas paradas da Maria Fumaça que vinha do Rio de Janeiro, e muitas
brincadeiras por lá nos anos 1950 e início do 60.
Verifiquei que você é de Bicas.
Algumas vezes embarquei em Moura Brasil a caminho de Bicas e vice-versa. Era
criança.
Minha família era de Bicas e
região. Meu irmão Darcy Rocha foi professor do SENAI aí em Bicas.
Acrescento que aquela via
marginal defronte à igreja é o leito original da estrada União-Indústria, de
grande importância histórica.”
Nas quatro fotos
abaixo, o local onde ficava a antiga Estação Moura Brasil em vários ângulos.
Abaixo, a “Igreja
de Pedra”. A antiga estação ficava bem em frente – fotos do Google Maps.
Nenhum comentário:
Postar um comentário