domingo, 29 de agosto de 2021

ESTAÇÃO MOURA BRASIL - Era uma das belas "Casas de Pedra".

Matéria atualizada em 13 de novembro de 2021.


Acima e abaixo, “ontem & hoje” no local exato da antiga estação. Acima, a belíssima “Estação Casa de Pedra”, valiosa contribuição de Solange Tepetino. Abaixo - no mesmo ângulo - a pista de acesso à BR-393, construída exatamente sobre o local onde ficava a antiga estação.




Acima e abaixo, mais um “ontem & hoje” do local. Acima, a belíssima "Casa de Pedra”, foto de Rodolfo Rocha. 
Abaixo - no mesmo ângulo - a pista de acesso à BR-393, construída exatamente sobre o local onde ficava a antiga estação.



A antiga estação ficava sob esta pista, em frente à igreja - foto do Google Maps.



Acima, outra valiosa contribuição de Solange Tepetino. Vindo de Três Rios, a estrada de chão - antigo leito da ferrovia - passava sob a ponte de acesso à BR-393 e chegava à estação "Casa de Pedra".




Visão aérea do local, onde podemos observar a BR-040 e a pista de acesso à BR-393 - foto do Google Maps.




 

triangulo


 

Estação MOURA BRASIL

 hermogenio-silva

alberto-torres

 

 

 

Linha do Norte: Km 118,511 (1960).

Altitude:  ?

Estação inaugurada em: 04 de junho de 1900.

Estive no local em: 27 de agosto de 2021.

Uso atual: Demolida. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1900-1964)






HISTÓRICO:

Retomando minhas viagens em visita às antigas estações da Estrada de Ferro Leopoldina, em 27 de agosto de 2021 parti à procura da Estação MOURA BRASIL, no Município de Três Rios – RJ, estação que fazia parte da Linha do Norte, da E. F. Príncipe Grão Pará, primeira ferrovia do Brasil. Chegando à comunidade, à beira da BR 393, ladeando também com a BR-040, conversei com vários moradores e comerciantes do local, todos trazendo a mesma informação: a antiga estação ficava às margens da BR-040 antes da duplicação desta. Ficava bem próxima da "Igreja de Pedra" - quase em frente – e teve que ser demolida na duplicação da BR-040 para a construção da pista de acesso à BR-393 que hoje passa exatamente sobre o ponto onde ela ficava.

Segundo um morador da localidade, comenta-se que a igreja teria sido construída seguindo o padrão "Casa de Pedra" da antiga estação. Juntas, deveriam compor um belíssimo cenário.

Chegando ao local e tendo como referência uma belíssima foto publicada por Márcio Cardoso em algumas páginas ferroviárias do facebook, passei então aos registros fotográficos que ilustram esta matéria, além dos importantes registros extraídos do Google Maps que trazem valiosa contribuição.


GRANDE SURPRESA:

Esses dias, visitando a maravilhosa página do facebook "Três Rios Antiga..." me deparei com belíssimas e históricas fotos. Entre elas, duas das fotos apresentadas acima; uma destacando a Estação "Casa de Pedra" de Moura Brasil e outra mostrando o antigo leito ferroviário transformado em estrada de chão passando embaixo da ponte de acesso à BR-393, ambas publicadas por Solange Tepetino. 

E assim, vamos atualizando as matérias de nossa página mantendo viva a história da saudosa Estrada de Ferro Leopoldina.

 

A ESTAÇÃO:

Na foto apresentada por Márcio Cardoso podemos ver que a arquitetura da Estação Moura Brasil acompanhava o belíssimo estilo “Casa de Pedra”, comum a várias estações construídas no mesmo período naquele trecho da Linha do Norte. Eram elas: Três Rios, Moura Brasil (demolida), Hermogênio Silva (demolida) e Alberto Torres.

Conhecendo as belíssimas “Casas de Pedra” de Três Rios e Alberto Torres - que os amigos leitores podem conferir aqui na página - tornou-se mais triste ainda saber da demolição da estação de Moura Brasil, bem como a de Hermogênio Silva (demolida também pelo mesmo motivo: duplicação da BR-040).



Após o envio da foto acima por Rodolfo Rocha, o mesmo me enviou e-mail com informações valiosas e históricas, além de suas belas lembranças em Moura Brasil:

“Fiquei feliz em conhecer o seu trabalho sobre a história ferroviária, e ver a descrição da localização exata que você fez da estação de Moura Brasil. Nasci e vivi nas proximidades daquela estação nos anos 1950, e de lá tenho emotivas lembranças.

A estação de Moura Brasil está muito forte na minha memória. Convivia com a família do chefe da estação, primeiro o Sr. Zaid, depois o Sr. Afonso.

Eu e meu irmão vendíamos pastéis nas rápidas paradas da Maria Fumaça que vinha do Rio de Janeiro, e muitas brincadeiras por lá nos anos 1950 e início do 60.

Verifiquei que você é de Bicas. Algumas vezes embarquei em Moura Brasil a caminho de Bicas e vice-versa. Era criança.

Minha família era de Bicas e região. Meu irmão Darcy Rocha foi professor do SENAI aí em Bicas.

Acrescento que aquela via marginal defronte à igreja é o leito original da estrada União-Indústria, de grande importância histórica.”



Nas quatro fotos abaixo, o local onde ficava a antiga Estação Moura Brasil em vários ângulos.







Abaixo, a “Igreja de Pedra”. A antiga estação ficava bem em frente – fotos do Google Maps.




Nenhum comentário: