Matéria atualizada em 13 de dezembro de 2023.
Abaixo, a Estação de Reducto em três fases de cores de sua longa história.
Abaixo, um belo “Ontem & hoje” da Estação de Reducto, da página do facebook “Portal Reduto”.
Belíssima foto aérea do centro de Reduto – foto de Fabrício Narciso.
Estação REDUCTO
Linha de Manhuaçu: Km 565,078 (1960).
Altitude: 687,102m.
Estação inaugurada em: 11 de novembro de 1925.
Estive no local em: Ainda não visitei a cidade.
Uso atual: Sem informação.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1925-1975)
Na viagem de pesquisas que
realizei em junho de 2023, cheguei bem próximo à cidade de Reduto, mas outros
compromissos me obrigaram a retornar de Jequitibá. Conhecer sua antiga Estação
Ferroviária ficou para uma outra oportunidade.
Mas eis que, em novembro de 2023,
recebi do amigo Marco Antônio Francisco, grande colaborador de nossa página,
dois belos registros da Estação de
Reducto feitos em uma de suas viagens de pesquisa pela antiga Linha de Manhuaçu, possibilitando
atualizar esta matéria.
Além destas, contamos também com
a importante e valiosa contribuição das páginas do facebook, em especial, a
página “Portal Reduto”. Sem as valiosas contribuições dos amigos,
não conseguiríamos trazer informações e especialmente as belas fotos aqui
apresentadas, às quais agradecemos.
HISTÓRICO:
Pesquisando a página Estações
Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht - nossa principal referência
na história da Estrada de Ferro Leopoldina – encontramos o
interessante texto mostrando a origem do nome da Estação e da cidade: "A
estação e depois a cidade de Reduto têm este nome, pois na época da ferrovia
ali existia uma chave de redução mais conhecida como chave do reduto, nome que
permaneceu." (José Gonçalves de Oliveira, da AMAR-Associação dos
Moradores e Amigos de Reduto, 06/09/2003).
Por volta do ano de 1970 ainda
passavam trens de passageiros por Reduto fazendo a linha Rio de Janeiro/Três
Rios – Recreio/Manhuaçu.
Infelizmente, em 23 de julho de 1975
a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu entre Manhuaçu e Carangola, encerrando
uma das mais belas páginas da história de toda a aquela região do Estado de
Minas Gerais, fechando definitivamente a Estação de Reduto e as demais Estações
daquele trecho. Terminava ali o tráfego dos trens da Leopoldina, extintos com a
supressão definitiva do trecho em 1975.
A ESTAÇÃO:
O nome no dístico ainda mantém a
ortografia “Reducto” e a quilometragem que consta no prédio é diferente da do Guia Geral de 1960, mostrando
efetivamente que as quilometragens se alteraram com o tempo. Devemos levar em
conta que inicialmente os trens da Leopoldina vinham para Três Rios passando
por Petrópolis. Posteriormente os trens passaram a vir do Rio de Janeiro
passando por Miguel Pereira. Por isso, a existência de divergências nestas
informações.
Após a extinção do trecho a
antiga Estação de Reducto serviu por algum tempo como sede da Prefeitura do
município, e posteriormente, a outras repartições públicas. Não temos
informação de qual uso está sendo feito do prédio nos dias de hoje.
Acima e abaixo, o nome no dístico ainda mantém a ortografia “Reducto” e a quilometragem, bem como a altitude que consta no prédio, são diferentes das do Guia Geral de 1960.
Abaixo, alguns antigos
registros dos trilhos da Leopoldina pelas ruas de Reduto.
Abaixo, dois registros de um grave acidente ocorrido próximo a Reduto.
Antigo e belo registro da área central de Reduto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário