domingo, 22 de agosto de 2021

ESTAÇÃO REDUCTO - Penúltima parada da Linha de Manhuaçu.

 Matéria atualizada em 13 de dezembro de 2023.


Acima e abaixo, a Estação de Reducto em dois belos registros de Marco Antônio Francisco feitos em novembro de 2023. 

Abaixo, a Estação de Reducto em três fases de cores de sua longa história.


Abaixo, um belo “Ontem & hoje” da Estação de Reducto, da página do facebook “Portal Reduto”.




Belíssima foto aérea do centro de Reduto – foto de Fabrício Narciso.




manhuacu

 

Estação REDUCTO

 

manhumirim

 

 

 

Linha de Manhuaçu: Km 565,078 (1960).

Altitude: 687,102m.

Estação inaugurada em: 11 de novembro de 1925.

Estive no local em: Ainda não visitei a cidade.

Uso atual: Sem informação. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1925-1975)





Na viagem de pesquisas que realizei em junho de 2023, cheguei bem próximo à cidade de Reduto, mas outros compromissos me obrigaram a retornar de Jequitibá. Conhecer sua antiga Estação Ferroviária ficou para uma outra oportunidade.

Mas eis que, em novembro de 2023, recebi do amigo Marco Antônio Francisco, grande colaborador de nossa página, dois belos registros da Estação de Reducto feitos em uma de suas viagens de pesquisa pela antiga Linha de Manhuaçu, possibilitando atualizar esta matéria.

Além destas, contamos também com a importante e valiosa contribuição das páginas do facebook, em especial, a página “Portal Reduto”. Sem as valiosas contribuições dos amigos, não conseguiríamos trazer informações e especialmente as belas fotos aqui apresentadas, às quais agradecemos.

 

HISTÓRICO:

Pesquisando a página Estações Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht - nossa principal referência na história da Estrada de Ferro Leopoldina – encontramos o interessante texto mostrando a origem do nome da Estação e da cidade: "A estação e depois a cidade de Reduto têm este nome, pois na época da ferrovia ali existia uma chave de redução mais conhecida como chave do reduto, nome que permaneceu." (José Gonçalves de Oliveira, da AMAR-Associação dos Moradores e Amigos de Reduto, 06/09/2003).

Por volta do ano de 1970 ainda passavam trens de passageiros por Reduto fazendo a linha Rio de Janeiro/Três Rios – Recreio/Manhuaçu.

Infelizmente, em 23 de julho de 1975 a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu entre Manhuaçu e Carangola, encerrando uma das mais belas páginas da história de toda a aquela região do Estado de Minas Gerais, fechando definitivamente a Estação de Reduto e as demais Estações daquele trecho. Terminava ali o tráfego dos trens da Leopoldina, extintos com a supressão definitiva do trecho em 1975.

 

A ESTAÇÃO:

O nome no dístico ainda mantém a ortografia “Reducto” e a quilometragem que consta no prédio é diferente da do Guia Geral de 1960, mostrando efetivamente que as quilometragens se alteraram com o tempo. Devemos levar em conta que inicialmente os trens da Leopoldina vinham para Três Rios passando por Petrópolis. Posteriormente os trens passaram a vir do Rio de Janeiro passando por Miguel Pereira. Por isso, a existência de divergências nestas informações.  

Após a extinção do trecho a antiga Estação de Reducto serviu por algum tempo como sede da Prefeitura do município, e posteriormente, a outras repartições públicas. Não temos informação de qual uso está sendo feito do prédio nos dias de hoje.



Acima e abaixo, o nome no dístico ainda mantém a ortografia “Reducto” e a quilometragem, bem como a altitude que consta no prédio, são diferentes das do Guia Geral de 1960.








Abaixo, alguns antigos registros dos trilhos da Leopoldina pelas ruas de Reduto.


Abaixo, dois registros de um grave acidente ocorrido próximo a Reduto.



Antigo e belo registro da área central de Reduto.




Nenhum comentário: