domingo, 22 de agosto de 2021

ESTAÇÃO REDUCTO - Penúltima parada da Linha de Manhuaçu.

 Matéria atualizada em 12 de julho de 2025.


Acima e na sequência abaixo, a Estação de "Reducto" em belos registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2025.






Abaixo, a Estação de "Reducto" em dois belos registros de Marco Antônio Francisco feitos em novembro de 2023. 


Abaixo, a Estação de "Reducto" em três fases de cores de sua longa história.


Abaixo, um belo “Ontem & hoje” da Estação de "Reducto", da página do facebook “Portal Reduto”.


Abaixo, Paulo Neiva e a Estação de "Reducto" quando lá esteve em 2025.



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Estação REDUCTO

 

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Linha de Manhuaçu: Km 565,078 (1960).

Altitude: 687,102m.

Estação inaugurada em: 11 de novembro de 1925.

Estive no local em: Ainda não visitei a cidade. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro, Marco Antônio Francisco e da página "Portal Reduto".

Uso atual: Biblioteca Municipal e Casa de Cultura. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1925-1975)




Na viagem de pesquisas que realizei em junho de 2023, cheguei bem próximo à cidade de Reduto, mas outros compromissos me obrigaram a retornar de Jequitibá. Conhecer sua antiga Estação Ferroviária ficou para uma outra oportunidade.

Mas eis que, em novembro de 2023, recebi do amigo Marco Antônio Francisco - grande colaborador de nossa página - dois belos registros da Estação de "Reducto" feitos em uma de suas viagens de pesquisa pela antiga Linha de Manhuaçu. Para minha grata surpresa, eis que em 2025 Paulo Neiva Pinheiro - outro grande colaborador de nossa página - também visitou a Estação possibilitando atualizar esta matéria.

Além destas importantes contribuições, contamos também com a valiosa contribuição das páginas do facebook, em especial, a página “Portal Reduto”. Sem essas importantes contribuições, não conseguiríamos trazer informações e especialmente as belas fotos aqui apresentadas, às quais agradecemos.

 

HISTÓRICO:

Pesquisando a página Estações Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht - nossa principal referência na história da Estrada de Ferro Leopoldina – encontramos o interessante texto mostrando a origem do nome da Estação e da cidade: "A estação e depois a cidade de Reduto têm este nome, pois na época da ferrovia ali existia uma chave de redução mais conhecida como "chave do reduto", nome que permaneceu." (José Gonçalves de Oliveira, da AMAR-Associação dos Moradores e Amigos de Reduto, 06/09/2003).

Por volta do ano de 1970 ainda passavam trens de passageiros por Reduto fazendo a linha Rio de Janeiro/Três Rios – Recreio/Manhuaçu.

Infelizmente, em 23 de julho de 1975 a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu entre Manhuaçu e Carangola, encerrando uma das mais belas páginas da história de toda a aquela região do Estado de Minas Gerais, fechando definitivamente a Estação de Reduto e as demais Estações daquele trecho. Terminava ali o tráfego dos trens da Leopoldina, extintos com a supressão definitiva do trecho em 1975.

 

A ESTAÇÃO:

O nome no dístico ainda mantém a ortografia “Reducto” e a quilometragem que consta no prédio é diferente da do Guia Geral de 1960, mostrando efetivamente que as quilometragens se alteraram com o tempo. Devemos levar em conta que inicialmente os trens da Leopoldina vinham para Três Rios passando por Petrópolis. Posteriormente os trens passaram a vir do Rio de Janeiro passando por Miguel Pereira. Por isso, a existência de divergências nestas informações.  

Após a extinção do trecho, a antiga Estação de "Reducto" serviu por algum tempo como sede da Prefeitura do município, e posteriormente, a outras repartições públicas. Hoje, nela funcionam uma Biblioteca Municipal e a Casa de Cultura.


Belíssima foto aérea do centro de Reduto – foto de Fabrício Narciso.


Na sequência abaixo, mais alguns registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2025.



Abaixo, detalhes da Estação sob o olhar de Paulo Neiva.





Abaixo, mais alguns registros de fases da Estação de Reduto.


Acima e abaixo, o nome no dístico ainda mantém a ortografia “Reducto” e a quilometragem, bem como a altitude que consta no prédio, são diferentes das do Guia Geral de 1960.


Acima e abaixo, ontem & hoje do trecho por onde passam os Trens da Leopoldina.

Abaixo, alguns antigos registros dos trilhos da Leopoldina pelas ruas de Reduto.


Nas proximidades da Estação, dois prédios que remontam aos primeiros tempos da ferrovia em Reduto chamaram a atenção de Paulo Neiva.



Abaixo, dois registros de um grave acidente ocorrido próximo a Reduto.



Antigo e belo registro da área central de Reduto.



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