Belíssimo registro da cidade de Caiana, vendo-se a Estação e a Caixa d’água destacada à direita, no alto da foto. De Luiz Augusto Peixoto para a página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!”.
Outro belíssimo registro de Caiana, vendo-se em destaque o centro da cidade - em sentido contrário à foto anterior - e a Estação à esquerda. Acervo da página “Caiana de ontem. Lembrança de sempre!”.
Belíssima panorâmica da cidade de Caiana, vendo-se o Leito Ferroviário, com a Estação e a Caixa d’água destacada no canto direito, no alto da foto.
Estação CAIANA
Linha de Manhuaçu: Km 488,048 (1960).
Altitude: 742m.
Estação inaugurada em: 21 de maio de 1927.
Estive no local em: Ainda não visitei a cidade.
Uso atual: O prédio da antiga Estação foi
desfigurado após reforma e nele funciona a Biblioteca Municipal.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1927-1975)
RFFSA (1975-1977)
HISTÓRICO:
Em 1887 a Estrada de Ferro Leopoldina chegou a Carangola, prosseguindo com a Linha até Manhuaçu - seu ponto final - de 1911 a 1915, com a Estação de Caiana sendo inaugurada apenas em 1927.
Num dos mais belos trechos da Linha de Manhuaçu e da E. F. Leopoldina, após partir
de Carangola, o Trem subia uma belíssima Serra passando pelas pequenas Estações
de Parada General e Ernestina. Logo após vencer a grande Serra, chegava-se à Caiana.
Destaco mais uma vez a importância dos amigos das redes sociais para continuar realizando matérias sobre as Estações da Estrada de Ferro Leopoldina.
Nesta em especial, meus agradecimentos aos grupos do Facebook "Caiana de ontem. Lembrança de sempre!" e "Caiana - MG" pelas valiosas e históricas contribuições em registros que realizei restaurações fotográficas.
A ESTAÇÃO:
Somente em 1927 a Estação de Caiana foi inaugurada – época em que ainda era distrito de Espera Feliz - muitos anos após a abertura da Linha de Manhuaçu.
A arquitetura da antiga Estação de Caiana seguia a linha tradicional mais simples das Estações da E. F. Leopoldina.
Com a erradicação da Linha de Manhuaçu, muitas das Estações foram demolidas ou completamente desfiguradas - como foi o caso da Estação de Caiana - irreconhecível após uma grande reforma recebida para abrigar a Biblioteca Municipal.
Ficou realmente impossível identificar a antiga Estação Ferroviária, mas o prédio ainda está lá, como também a bela Caixa d'água e o Armazém Mercadorias da E. F. Leopoldina, bem próximos da antiga estação.
A Estação de Caiana destacada em dia de festa. Da página "Caiana - MG".
Todo o romantismo de “outros tempos” neste belo registro feito ao lado da Estação de Caiana.
Mais uma foto apresentada na página “Caiana – MG” destacando o Armazém das Mercadorias que chegavam e partiam de Caiana.
Acima, o Trem passando por Caiana.
Registros de acidentes ocorridos próximos a Caiana.
4 comentários:
Assim que o trem partia de Ernestina sentido Espera Feliz entrava por um corte grande. Após o corte havia uma PN e daí em diante o condutor começava a anunciar: "Caiana... Caiana... Caiana... parece que foi ontem que eu ouvia isso. Da pena lembrar que já há quase 50 anos que tudo se foi.
João Figueira
Em 1927, quando a Estação de Caiana foi inaugurada, o então distrito de São João do Rio Preto pertencia a Carangola. O prefeito de Carangola Coronel Adolpho de Carvalho, que possuía muitas terras no local foi um dos grandes interessados para que a Estação fosse feita.
Restou muito pouco da Estação! Parabéns pela matéria, Amarildo!
Marco Antônio Francisco
Passei muitas vezes nesta localidade quando íamos para o Rio de Janeiro. Saudades da EFL!
Paulo César Pereira
Postar um comentário