segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Estação POSTO TELEGRÁFICO ABADIA - Mais um cenário desolador na Linha do Litoral.

Acima e na sequência abaixo, a base/alicerce e a plataforma do Posto Telegráfico Abadia vem resistindo, mesmo que parcialmente deteriorada.


Nem os moradores mais jovens sabiam do que se tratavam essas ruínas.




A plataforma do Posto Telegráfico Abadia em fevereiro de 2019. Foto Cleverson Junior.


Paulo Neiva Pinheiro em mais um cenário desolador: o que sobrou do Posto Telegráfico Abadia.





travessao


Estação POSTO TELEGRÁFICO ABADIA


maranhão

   

Município: Campos dos Goitacazes – RJ

Linha do Litoral – Km 329,715

Altitude:  ?

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Cleverson Junior.

Uso atual: Demolida. Só restou a antiga plataforma.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estavam lá em 2022. 

 

E. F. Campos a Carangola (1875-1883)

E. F. Leopoldina (1883-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA:

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”

 

A ESTAÇÃO:

O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou o Posto Telegráfico Abadia em 2022, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...

“O Posto Telegráfico do quilômetro 13 já existia em 1930 (cf. Guia Levi, jan/1930). Em 1936, seu nome já era Abadia. Ainda segundo os Guias Levi, em 1955 ele ainda existia; em 1957, já não mais. Porém, no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, ele ainda era listado. Em 2019, sobrava apenas uma plataforma ao lado da linha, esta já sem tráfego nenhum. Foi um Posto Telegráfico construído pela E.F. Campos a Carangola, ele fazia parte originalmente desse Ramal. Não sei a data de sua construção, nem tampouco de sua demolição. Mas com certeza é uma construção do século XIX que deve ser de 1875 a 1877 ano de construção da Estação Ferroviária de Travessão, a Estação seguinte sentido Vitória-ES. Servia apenas como Posto Telegráfico, onde o Trem não fazia a parada tradicional, como mostra o Guia Levi de 1935 ou, quando fazia, ocorria muito esporadicamente, pois não haviam horários de chegada descritos no Guia Levi de 1935. Existiam 4 deles em sequência que eram: Guarulhos, Crespo, Maranhão e Abadia. Todos demolidos, sendo que o de Guarulhos nem as ruínas existem mais. Em 2022 estive nas ruínas do antigo PT. Durante minha visita ao local pude constatar muito lixo jogado ao lado do antigo Posto Telegráfico. Percebi também muita falta de cuidado com um Patrimônio Histórico que são essas ruínas por parte da prefeitura da cidade. Muitos moradores nem sabiam do que se tratavam aquelas ruínas! Inacreditavelmente demoliram os 4 prédios que existiam em sequência (Guarulhos, Crespo, Maranhão e Abadia). Todos construídos no Século XIX pela E.F. Campos a Carangola. A próxima parada ocorria na Estação de Travessão, que está totalmente descaracterizada. Demoliram também a Estação de Guandu, que vem em sequência indo sentido Vitória, antes de chegar em Conselheiro Josino, onde existe a outra Estação. Infelizmente não existe uma fotografia sequer desse PT ainda de pé.”


Aqui podemos ver o Posto Telegráfico Abadia listado no Guia Levi 1935. Os quatro em sequência, todos do século XIX, construídos pela E.F. Campos a Carangola.


Na sequência abaixo, o cenário desolador do que sobrou do Posto Telegráfico Abadia em fotos de Paulo Neiva Pinheiro feitas em 2022.










Acima e abaixo, parte da plataforma já foi destruída por alguma máquina que recolhe lixo, parece que ao lado do posto virou um mini-lixão.


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