A bela Estação de Viçosa.
Acima e abaixo, um comparativo "ontem & hoje".
Núcleo de Preservação Ferroviária – equipe de
trabalho em busca da preservação da memória ferroviária em Viçosa.
Estação VIÇOSA
Linha de Caratinga
– Km 381,498 (1960)
Altitude: 649m.
Estação inaugurada
em: 15 de novembro de 1885.
Estive no local em: 09 de maio de 2018.
Uso atual: Repartição Pública e Centro Cultural.
Situação Atual
– Trecho não suprimido oficialmente. Tráfego
suspenso, com trilhos.
E. F. Leopoldina (1885-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO:
Seguindo pela Linha de Caratinga, chegamos à bela Viçosa.
A primeira Estação de Viçosa foi construída em 1885 a 6 km do centro da cidade.
Como consta em seu diário sobre sua passagem por Viçosa, D. Pedro II sita o local que hoje chamamos de Estação Velha. Apenas em 1912 é que foi construído o prédio atual.
Como consta em seu diário sobre sua passagem por Viçosa, D. Pedro II sita o local que hoje chamamos de Estação Velha. Apenas em 1912 é que foi construído o prédio atual.
A ESTAÇÃO:
Após
um dia de viagens, pesquisas e descobertas, já tendo passado por dez antigas Estações
da E. F. Leopoldina, já caía a noite quando cheguei à cidade sendo
calorosamente recebido pelo grande amigo Edvaldo
Ferreira dos Santos - o Vado - e
por toda a sua família. Momento de relembrar grandes fatos e histórias da
ferrovia vividos por ele, já que, além de ferroviário, Vado é membro do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa
– NPF. Momento também de conhecer detalhes interessantes sobre a importância
da ferrovia para Viçosa; de saber um pouco mais sobre o projeto “Biciclotrem”, trabalho interessante
desenvolvido pelo NPF; de conhecer e examinar detalhadamente uma belíssima
coleção de livros tendo a ferrovia como tema principal; enfim, uma preparação
para o dia seguinte, quando Vado me acompanharia em visita às Estações de
Viçosa, Viçosa-Universidade e Silvestre, além de conhecer uma caixa d’água
localizada num belíssimo cenário em área rural da cidade.
Na
manhã seguinte visitamos a Estação de Viçosa,
cujo prédio se encontra em boas condições, onde funcionam uma repartição
pública e um Centro Cultural para realização de eventos. Numa das salas
encontramos o monumento/busto em homenagem ao centenário do Maestro Hervê Cordovil. Este monumento
ficava na parte externa, na cabeceira da Estação. Devido à ação de vândalos,
optaram por remanejá-lo para o interior da Estação, protegido por grandes
portas de vidro, mas ainda visível ao público.
Após
visita e seção de fotos, seguimos para a Estação Viçosa-Universidade, que
veremos na próxima postagem.
Na placa, o registro do tombamento da Estação como Patrimônio Histórico Municipal.
Estação Ferroviária de Viçosa
Bem Imóvel Tombado
Bem tombado pelo Decreto Municipal Nº 3435/93 – 30 de abril de
1993
Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural e
Ambiental de Viçosa
Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio
2011
Vista aérea da cidade de Viçosa, vendo-se a Estação e o leito ferroviário cortando a cidade. Página de Clair Rodrigues.
Dois
belos registros da Página Viçosa Virtual. Acima, a composição chegando à Estação. Abaixo,
bela tela do artista José Cardoso.
O
monumento/busto em homenagem ao centenário do Maestro Hervê Cordovil, que ficava na parte externa, na cabeceira da Estação, como pode ser visto na foto abaixo.
Na seqüência abaixo, registros do acervo e dos trabalhos de Vado, membro do Núcleo de Preservação Ferroviária de Viçosa – NPF, e um dos projetos: o “Biciclotrem”.
Abaixo,
mais alguns antigos registros da ferrovia em Viçosa.
Equipe de
Socorro atuando em acidente próximo a Viçosa. Acervo de
Vado F. dos Santos.
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