Acima e nas duas fotos abaixo feitas em 2025, a Estação Morro do Coco em registros de Da Silva Junior.

Estação MORRO DO COCO
Antiga Vila Nova
conselheiro-josino
Município: Campos dos Goitacazes – RJ
Linha do Litoral – Km 356,133
Altitude: 46m
Estação inaugurada em: 22 de abril de 1878.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.
Uso atual: Usada como sede da Associação de Moradores da comunidade de Vila Nova.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estavam lá em 2021. Em 2025, foi construído um calçadão sobre os trilhos no entorno da Estação.
E. F. Leopoldina (1878-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições em fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior, chegamos à Estação Morro do Coco na Linha do Litoral.
“A Estação
de Vila Nova foi aberta pela E. F. Carangola em 1878. Em 1890 foi absorvida com
a ferrovia pela Leopoldina. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Morro do
Coco, mas na verdade, Morro do Coco e Vila Nova são localidades distintas,
tanto assim que são servidas por diferentes linhas de vans. A Estação fica em
Vila Nova e em 2021 era a sede da Associação de Moradores do lugar. O prédio
estava bastante descaracterizado. Quanto à linha, que em 2007 estava ainda com
tráfego de trens, com a suspensão dos serviços da ferrovia, o mato cobriu
tudo. Podemos reparar pelos prédios antigos ainda existentes ao redor da
Estação que o local teve uma fase de grande efervescência quando o trem por
aqui passava.”
A Estação ainda resiste de pé. Uma obra centenária, de 1878. Embora com uma pintura descaracterizada, é um prédio ainda preservado.
Portas e portão de cargas ainda preservados. Valeu a pena a
visita e ter encontrado essa raridade ainda de pé.Ainda existem inúmeros prédios antigos do fim do século XIX e
início do século XX espalhados pela localidade. Prédios que mostram que o
lugar era efervescente no período ferroviário.






















4 comentários:
Morei aí perto por quase 2 anos!
Paulo Neiva Pinheiro
As vezes ia aí lanchar comer hambúrguer de noite, kkk
Paulo Neiva Pinheiro
A linha do litoral é magica!
Raí Buzatto Vago
Raí Buzatto Vago, sim! É a que mais me encanta.
Paulo Neiva Pinheiro
Postar um comentário