sexta-feira, 7 de novembro de 2025

ESTAÇÃO MORRO DO COCO - Hoje funcionando como sede da Associação de Moradores da comunidade.

Acima e nas duas fotos abaixo feitas em 2025, a Estação Morro do Coco em registros de Da Silva Junior.



Na sequência abaixo, a Estação Morro do Coco em 2021. Ela está localizada na comunidade de Vila Nova, servindo como sede da Associação de Moradores. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.



Da Silva Junior e a Estação Morro do Coco em 2025.


Paulo Neiva Pinheiro e a Estação Morro do Coco em 2021.




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Estação MORRO DO COCO

Antiga Vila Nova


conselheiro-josino

   

Município: Campos dos Goitacazes – RJ

Linha do Litoral – Km 356,133

Altitude: 46m

Estação inaugurada em: 22 de abril de 1878. 

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Usada como sede da Associação de Moradores da comunidade de Vila Nova.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estavam lá em 2021. Em 2025, foi construído um calçadão sobre os trilhos no entorno da Estação.

 

E. F. Leopoldina (1878-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições em fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior, chegamos à Estação Morro do Coco na Linha do Litoral



Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação Morro do Coco em  2021 trazendo seu relato...

“A Estação de Vila Nova foi aberta pela E. F. Carangola em 1878. Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Morro do Coco, mas na verdade, Morro do Coco e Vila Nova são localidades distintas, tanto assim que são servidas por diferentes linhas de vans. A Estação fica em Vila Nova e em 2021 era a sede da Associação de Moradores do lugar. O prédio estava bastante descaracterizado. Quanto à linha, que em 2007 estava ainda com tráfego de trens, com a suspensão dos serviços da ferrovia, o mato cobriu tudo. Podemos reparar pelos prédios antigos ainda existentes ao redor da Estação que o local teve uma fase de grande efervescência quando o trem por aqui passava.” 


Da Silva Junior esteve na Estação Morro do Coco em  2025 trazendo seu relato...

“A Estação foi aberta pela E. F. Carangola em 1878 sob o nome Estação de Vila Nova. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Morro do Coco. Na verdade, Morro do Coco e Vila Nova são localidades distintas. A Estação fica na comunidade de Vila Nova e desde 2019 é a sede da Associação de Moradores do lugar.”


Na sequência abaixo, mais fotos da Estação Morro do Coco feitas por Da Silva Junior em 2025.





Na sequência abaixo, mais fotos da Estação Morro do Coco feitas por Paulo Neiva Pinheiro em 2021.



A Estação ainda resiste de pé. Uma obra centenária, de 1878. Embora com uma pintura descaracterizada, é um prédio ainda preservado.

Portas e portão de cargas ainda preservados. Valeu a pena a visita e ter encontrado essa raridade ainda de pé.


Ainda existem inúmeros prédios antigos do fim do século XIX e início do século XX espalhados pela localidade. Prédios que mostram que o lugar era efervescente no período ferroviário.



Aqui parece um Hotel que existia na localidade.

E essa casa, seria uma Casa da Ferrovia? Ela fica muito rente à Linha.




A Estrada  que liga Morro do Coco a Vila Nova - Estrada de Vila Nova - por onde a produção agrícola vinha em carroças ou em lombo de animais até a Estação.


4 comentários:

Anônimo disse...

Morei aí perto por quase 2 anos!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

As vezes ia aí lanchar comer hambúrguer de noite, kkk
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

A linha do litoral é magica!
Raí Buzatto Vago

Anônimo disse...

Raí Buzatto Vago, sim! É a que mais me encanta.
Paulo Neiva Pinheiro