quarta-feira, 27 de março de 2019

ESTAÇÃO PALMA - Prédio em excelente estado de conservação abriga o Centro Cultural da cidade.

Matéria atualizada em 12 de julho de 2021.


Belíssimo registro da Estação de Palma pelas lentes de Horácio Cardillo. 


Belíssimo registro do Trem chegando a Palma, do acervo de José Alberto Metri Pinto.


A Estação de Palma pelas lentes de José Alberto Metri Pinto.



Foto histórica do Trem chegando à Estação de Palma, do acervo de Carlos Cardoso.


Bela tela retratando o largo da Estação, obra do artista local Luiz Carlos Xavier.


Vista aérea de Palma, vendo-se em destaque a Estação, de José Alberto Metri Pinto.


A Estação de Palma pelas lentes de Tânia do Carmo Souza.


A bela Estação de Palma em foto que fiz em minha visita, em março de 2019.





Estação PALMA
Antiga Capivara



Linha de Manhuaçú - Km 337,032
Altitude: 158m.
Estação inaugurada em: 09 de junho de 1883.
Estive no local em: 18 de março de 2019.
Uso atual: Centro Cultural com Biblioteca e Tele-centro; Conselho Tutelar.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1883-1985)
RFFSA (1975-1979)





HISTÓRICO:

Após passar pela caixa d’água da antiga Estação de Celeste, continuei pela estrada de terra chegando a Palma, Município que tem como característica interessante o fato de possuir em seu território nada menos que seis Estações: Cisneiros, Tapirussu, Celidônio, Celeste, Palma e Banco Verde, sem contar com a parada Cisneiros Nova no triângulo de Cisneiros.
Não foi difícil encontrar a antiga Estação Ferroviária, prédio sobre controle da administração pública municipal que na data de minha visita estava em excelente estado de conservação.

Além das fotos que fiz em minha visita a Palma, esta matéria contou também com a valiosa contribuição dos amigos da página do facebook "Palma para nós" com belíssimas e históricas fotos. 


A ESTAÇÃO: 

A Estação de Palma foi inaugurada em 1883 pela E. F. Leopoldina sob o nome Capivara. Só mais tarde teve seu nome alterado para Palma.
Em 1976, os trens saíam de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegando a Palma por volta das 7:15.
Com a modificação dos trilhos na região de Cisneiros, quando os trens vindos de Recreio passaram a seguir apenas para o Ramal de Paraoquena e para Campos, Palma e toda a linha de Manhuaçu também deixou de ser atendida pela ferrovia.
Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde 1977. Em 22 de janeiro de 1979 o trecho entre Porciúncula e Cisneiros foi suprimido e declarado erradicado pela RFFSA, fechando de vez a Estação, que após um período de abandono, passou a ser utilizada pela administração pública da cidade.

Em minha visita à Estação, o prédio se encontrava em excelente estado de conservação e nele estava funcionando o Centro Cultural com Biblioteca e Tele-centro, além das instalações do Conselho Tutelar da cidade.
Nas imediações da antiga Estação de Palma encontramos diversos prédios de arquitetura ferroviária destinados a particulares, onde funcionam com oficina de serralheria, igreja e residenciais.
A destacar o prédio onde funcionou o Escritório da 4ª Residência da Linha – Departamento de Via Permanente onde hoje, em parte dele, funciona uma igreja.


Nas seqüência abaixo, a bela Estação de Palma em fotos que fiz em minha visita em março de 2019.









Na história da Estrada de Ferro Leopoldina o Município de Palma tinha como característica interessante o fato de possuir seis Estações e uma parada em seu território. São elas:

Cisneiros, Tapirussu, Celidônio, Celeste, Banco Verde e a sede Palma, além da pequena parada Cisneiros Nova, localizada no triângulo de Cisneiros.



Abaixo, sensacional seqüência fotográfica de um acidente ocorrido entre Palma e Cisneiros, em fotos do acervo de José Alberto Metri Pinto e Katia Cunha - restauração fotográfica, Amarildo Mayrink.






Nas duas fotos abaixo, a Biblioteca Municipal. Nas salas ao lado da biblioteca funcionam também um Tele-centro e a sede do Conselho Tutelar.






Abaixo, mais alguns belos e históricos registros do acervo de José Alberto Metri Pinto - restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.








Nas fotos abaixo, dois momentos ontem/hoje.






Abaixo, mais uma bela seqüência, em fotos de José Alberto Metri Pinto, Horácio Cardillo e Tânia do Carmo Souza.






Abaixo, prédio onde funcionou o Escritório da 4ª Residência da Linha – Departamento de Via Permanente onde hoje, em parte dele, funciona uma igreja.


Nas imediações da antiga Estação de Palma encontramos diversos prédios de arquitetura ferroviária destinados a particulares, destacando um maior onde funciona uma oficina de serralheria.



Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que foi preservada e usada para um centro cultural. Da pena ver tantas estações abandonadas e se deteriorando dentro de matagais algumas ainda com os trilhos.
Por Jorge de Oliveira Ferreira