Matéria atualizada em 12 de julho de 2021.
Belíssimo registro do Trem chegando a Palma, do acervo de José Alberto Metri Pinto.
Estação PALMA
Antiga Capivara
Linha de Manhuaçú - Km 337,032
Altitude: 158m.
Estação inaugurada em: 09 de junho de 1883.
Estive no local em: 18 de março de 2019.
Uso atual: Centro Cultural com Biblioteca e Tele-centro; Conselho
Tutelar.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1883-1985)
RFFSA (1975-1979)
HISTÓRICO:
Após
passar pela caixa d’água da antiga Estação de Celeste, continuei pela estrada
de terra chegando a Palma, Município que tem como característica interessante o fato de possuir em seu território nada menos que seis Estações: Cisneiros, Tapirussu, Celidônio, Celeste, Palma e Banco Verde, sem contar com a parada Cisneiros Nova no triângulo de Cisneiros.
Não foi difícil encontrar a antiga Estação Ferroviária, prédio sobre controle da administração pública municipal que na data de minha visita estava em excelente estado de conservação.
Não foi difícil encontrar a antiga Estação Ferroviária, prédio sobre controle da administração pública municipal que na data de minha visita estava em excelente estado de conservação.
Além das fotos que fiz em minha visita a Palma, esta matéria contou também com a valiosa contribuição dos amigos da página do facebook "Palma para nós" com belíssimas e históricas fotos.
A
ESTAÇÃO:
A Estação de Palma foi inaugurada em 1883 pela E. F. Leopoldina sob o
nome Capivara. Só mais tarde teve seu nome alterado para Palma.
Em
1976, os trens saíam de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegando a Palma por
volta das 7:15.
Com
a modificação dos trilhos na região de Cisneiros, quando os trens vindos de Recreio
passaram a seguir apenas para o Ramal de Paraoquena e para Campos, Palma e toda
a linha de Manhuaçu também deixou de ser atendida pela ferrovia.
Os
trens de passageiros deixaram de passar por ali desde 1977. Em 22 de janeiro de
1979 o trecho entre Porciúncula e Cisneiros foi suprimido e declarado
erradicado pela RFFSA, fechando de vez a Estação, que após um período de
abandono, passou a ser utilizada pela administração pública da cidade.
Em minha visita à Estação, o prédio se encontrava em excelente estado de conservação e nele estava funcionando o
Centro Cultural com Biblioteca e Tele-centro, além das instalações do Conselho
Tutelar da cidade.
Nas
imediações da antiga Estação de Palma encontramos diversos prédios de
arquitetura ferroviária destinados a particulares, onde funcionam com oficina
de serralheria, igreja e residenciais.
A
destacar o prédio onde funcionou o Escritório da 4ª Residência da Linha –
Departamento de Via Permanente onde hoje, em parte dele, funciona uma igreja.
Nas seqüência
abaixo, a bela Estação de Palma em fotos que fiz em minha visita em março de
2019.
Na história da
Estrada de Ferro Leopoldina o Município de Palma tinha como característica
interessante o fato de possuir seis Estações e uma parada em seu território.
São elas:
Cisneiros,
Tapirussu, Celidônio, Celeste, Banco Verde e a sede Palma, além da pequena
parada Cisneiros Nova, localizada no triângulo de Cisneiros.
Abaixo, sensacional seqüência fotográfica de um acidente ocorrido entre Palma e Cisneiros, em fotos
do acervo de José Alberto Metri Pinto e Katia Cunha - restauração fotográfica, Amarildo Mayrink.
Nas duas
fotos abaixo, a Biblioteca Municipal. Nas salas ao lado da biblioteca funcionam também um
Tele-centro e a sede do Conselho Tutelar.
Abaixo, mais alguns
belos e históricos registros do acervo de José Alberto Metri Pinto - restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.
Nas fotos
abaixo, dois momentos ontem/hoje.
Abaixo, mais uma bela
seqüência, em fotos de José Alberto Metri Pinto, Horácio Cardillo e Tânia do
Carmo Souza.
Abaixo, prédio onde funcionou o Escritório da 4ª Residência da Linha – Departamento de
Via Permanente onde hoje, em parte dele, funciona uma igreja.
Nas imediações da antiga Estação de Palma
encontramos diversos prédios de arquitetura ferroviária destinados a
particulares, destacando um maior onde funciona uma oficina de serralheria.
Um comentário:
Que bom que foi preservada e usada para um centro cultural. Da pena ver tantas estações abandonadas e se deteriorando dentro de matagais algumas ainda com os trilhos.
Por Jorge de Oliveira Ferreira
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