sexta-feira, 22 de março de 2019

ESTAÇÃO ANGATURAMA - Localizada em pequena comunidade rural no Município de Recreio.


Matéria atualizada em 11 de novembro de 2021.


Acima e abaixo, a Estação Angaturama e os trilhos em direção a Cisneiros.



Vista da Estação com os trilhos em direção a Recreio.
















Estação ANGATURAMA



Município: Recreio.

Linha de Manhuaçú – Km 319,149.

Altitude: 135m.

Estive no local em: 18 de março de 2019.

Estação inaugurada em: 26 de abril de 1883.

Uso atual: Depósito da Prefeitura.

Situação Atual – Com trilhos, mas com tráfego suspenso.


E. F. Leopoldina (1883-1975)

RFFSA (1975-1996)








HISTÓRICO:

Partindo de Recreio por estrada de chão, iniciei minha mais recente “expedição” pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina em 18 de março de 2019 na Linha de ManhuassúPrimeira parada: Estação de Angaturama.


A ESTAÇÃO:

Pequeno distrito em área rural pertencente ao Município de Recreio e inicialmente denominada São Joaquim, cheguei a comunidade de Angaturama por volta das 10h45 da manhã encontrando a Estação fechada e sem sinais de realização de alguma atividade no local, apesar de ainda ter letreiros pintados em suas paredes indicando já ter funcionado ali um Posto de Correio e um Posto de Saúde comunitário, mas na realidade percebemos que nem um, nem outro funcionam mais por ali. 
No prédio encontramos também duas placas fixadas na parede que registram “a contribuição da RFFSA à saúde e à educação do distrito” datadas de março de 1993 marcando a inauguração de um Posto de Saúde e de uma Escola Municipal. Mas ao que parece, nada mais funciona por ali, aparentemente servindo apenas como ponto de apoio para a realização de algumas atividades esporádicas ou como depósito de ferramentas da prefeitura de Recreio.

Atrás da estação existe outro prédio com letreiro pintado na parede onde se lê: "Engenho São Joaquim - Café e Arroz", provavelmente um antigo armazém/depósito para estocagem da produção local que ali aguardava para embarque nos trens.

Quando pensava que já havia encerrado minha sessão de fotos em Angaturama, ao sair da pequena comunidade em direção a Cisneiros encontrei uma pequena ponte de ferro, motivo de mais uma parada para novos registros. 






Nas três fotos acima, vista sentido a Recreio.












Nas quatro fotos acima, vista sentido a Cisneiros.














 Seguindo para Cisneiros, logo que deixamos a comunidade de Angaturama encontramos uma pequena ponte sobre riacho.






2 comentários:

Nem Cunha disse...

Parabéns meu amigo, pelo belo trabalho que faz a respeito da ferrovia e ontem você conversou comigo sobre a visita que fez a cidade de Recreio e foi muito bem recebido pelo secretario de cultura e turismo. E me falou da emoção que sentiu ao tirar as fotos no trecho de Recreio a Cisneiros.

HUMBERTO CARINO MOREIRA disse...

ótimo registro; fotos muito boas. Parabéns pelo trabalho sempre bem feito. Abraço.