sexta-feira, 29 de março de 2019

ESTAÇÃO BANCO VERDE - Perto dela, o famoso Túnel de Palma.

Matéria atualizada em 25 de setembro de 2023. 


Acima, mais uma sensacional contribuição do IPHAN, onde podemos ver o movimentado pátio da Estação de Banco Verde, belíssimo registro fotográfico dos primeiros tempos da Ferrovia.

Abaixo, a Estação de Banco Verde há algum tempo atrás... ainda era possível reconhecê-la, de Elias Duarte da Fonseca.


Abaixo, uma sequência de tristes imagens... a mesma Estação atualmente, praticamente irreconhecível.




Abaixo, o famoso Túnel de Palma para Banco Verde, em foto de Elias Duarte da Fonseca.


Acima, o maravilhoso registro fotográfico do acervo do IPHAN, onde demos mais destaque à Estação de Banco Verde e seu movimentado pátio. Simplesmente espetacular!





Estação BANCO VERDE


Município: Palma
Linha de Manhuaçú – Km 349,188.
Estive no local em: 18 de março de 2019.
Estação inaugurada em: 04 de dezembro de 1884.
Uso atual: Abandonada em ruínas. Sobra pouco da antiga Estação.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1979)






HISTÓRICO:

Em minha primeira viagem pela antiga Linha de Manhuaçú, realizada em março de 2019, parti do Município de Palma seguindo por estrada de terra - aberta em parte sobre o antigo leito ferroviário - chegando à antiga Estação de Banco Verde, ou ao que sobrou dela, pois a mesma encontrava-se praticamente destruída. O cenário era realmente desolador! As fotos apresentadas falam por mim.

Para que os amigos possam observar o estado de abandono da antiga Estação, apresento também fotos dela feitas pelo amigo Elias Duarte da Fonseca, que visitou a Estação em 2017, na mesma oportunidade em que fotografou o Túnel Ferroviário de Palma.

Além destes, recebi em setembro de 2023 o espetacular registro fotográfico - mais uma valiosíssima e histórica contribuição do IPHAN - onde vemos a Estação de Banco Verde e os trens estacionados em seu pátio. 

É realmente impressionante e muito triste comparar esta antiga foto dos áureos tempos da ferrovia com os registros dos dias atuais!

 

De Palma a Banco Verde, o percurso é de curvas extremamente fechadas e subidas bem radicais, ficando claro que a estrada não seguiu o antigo leito ferroviário, apenas aproveitou parte dele. Mesmo assim, pelo caminho procurei vestígios do famoso Túnel Ferroviário de Palma, que segundo informações ficaria entre Palma e Banco Verde. Infelizmente não o encontrei naquela oportunidade.

Mas graças mais uma vez à contribuição do amigo Elias, o Túnel tem seu espaço nesta matéria com belas fotos, registros de um tempo em que ele ainda estava inundado.

Segundo informações do próprio Elias, graças ao pedido de inúmeros ciclistas que utilizam o antigo trajeto da ferrovia para trilhas de “mountain bike”, o mesmo passou por um belo trabalho de limpeza e se encontra liberado, podendo passar de um lado ao outro pelos ciclistas e caminhantes.


Nas duas fotos abaixo, de Elias Duarte da Fonseca, ainda era possível reconhecer a antiga Estação. Ainda se via o dístico "Banco Verde".


A ESTAÇÃO:

A Estação de Banco Verde foi inaugurada em 1884. Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde 1977 e quase cem anos após sua inauguração, em 22 de janeiro de 1979, o trecho entre Porciúncula e Cisneiros foi suprimido e declarado erradicado pela RFFSA, fechando de vez as estações neste trajeto. 

Segundo informações, ela serviu algum tempo como moradia, mas em minha visita em 2019 já estava em ruínas e completamente abandonada, sobrando apenas a parede lateral com os suportes do telhado de cobertura da plataforma e algumas paredes internas.


Na seqüência abaixo, abandono e destruição. A antiga Estação em março de 2019 praticamente irreconhecível.















Abaixo, mais três belos registros do Túnel de Palma, de Elias Duarte da Fonseca.





23 comentários:

Anônimo disse...

Parabenizo ao criado desse blog. Seu trabalho é maravilhoso e seus registros históricos/fotográficos são incríveis. Mais uma vez parabéns!!!
Por Victor Pedretti

Anônimo disse...

A estação Banco Verde acabou, deu muita pena de ver as Mãos Francesas caídas no meio do mato.
Por Márcio Cardoso

Alan Ramos disse...

A estação de Banco Verde era a minha preferida. Vindo de Recreio, depois de passar por Angaturama, Cisneiros e Palma, encontro-me num plano mais elevado, de onde se vê a boca do túnel. conforme informações de um sitiante, Banco Verde centralizava todas as atividades da região, tais como festas, jogos de futebol, pescaria, etc. com o progresso a estação foi abandonada. Mas progresso neste contexto é apenas uma maneira de dizer, pois o local encontra-se em decadência e o trem, que era o ator principal deste cenário, não existe mais.

Anônimo disse...

Concordo em número genero e grau minha família era de Banco verde e qd criança viaja nesses trens para passar férias com minha avó apesar de não lembrar mais as hitórias que me contavam eram maravilhosas. A casa de minha Vó fica neste caminho hoje somente uma estrada abondonada conheço muito bem Banco Verde e ver essas imagens meus olhos se encheram de lágrimas. Tenho várias fotos de lá ainda em estado bem melhor do que estão agora. Parabéns pelo maravilhoso trabalho de resgate.


Att. Sandra Santoro

Amarildo Mayrink disse...

Legal seu depoimento, Sandra!
É realmente gratificante poder resgatar tão belas histórias. Quanto às fotos que possui de Banco Verde, será um prazer publicá-las aqui! Se quiser, é só me enviar através do e-mail da página. Segue o endereço:
otremexpresso@gmail.com

Anônimo disse...

Aí teria surgido Silveira Carvalho. A origem do Distrito é a Estação de Banco Verde. O distrito só não foi criado neste local, por divergências políticas entre o Cel. Silveira Carvalho e o Barão de Avelar Resende.
Silvério Soares de Azevedo

Anônimo disse...

Meu pai falava muito bem de Leopoldina!
Zilma Maria

Anônimo disse...

Minha família materna é de Banco Verde. Vivi momentos bons nessa terra maravilhosa que um dia pertenceu ao meu bisavô Barão Avelar de Rezende. Saudades...
Alex Amaral

Anônimo disse...

Muito lindo!
Henrique Moreira de Castro

Anônimo disse...

Alguém sabe informar a data da foto? Deve ser anterior à 1928. A sede hoje da fazenda Banco Verde foi construída em 1928. Foi uma das primeiras construções feita em concreto armado, por dr Ormando Borges.
José Maria Fanni

Anônimo disse...

Coisa boa recordar um pouco da nossa história.
Rita De Cacia Amaral Pacheco

Anônimo disse...

O GLÓRIA! Sossego e paz, maravilha! Neste lugar o cara vive 100 anos! Morei por 3 anos em Palma e hoje moro no Rio Janeiro.
Claudio Bastos

Anônimo disse...

Eu nasci nesta terra abençoada por Deus!
Zilma Maria

Anônimo disse...

Banco verde tinha um vagão exclusivo para levar leite para o Rio.... muito leite era produzido ali.
Washington Nandano Luiz Carneiro Ferreira

Anônimo disse...

Conheci muito, pois morava perto, na congelação.
Paulo Moitao

Anônimo disse...

Meu pai era ferroviário e nós viajamos muito neste trem que passava aí, era só alegria as nossas férias na casa dos avós.
Leila Lopes

Anônimo disse...

Saudades desta RFFSA! Quantas vezes passei aí de trem indo pra Barão do Monte Alto.
Alcides De Souza Gomes Gomes

Anônimo disse...

Tive aí nesta Estação em 1955. Meu avô tinha um sítio aí perto. Saudade desse tempo.
Balduino Francisco Duarte

Anônimo disse...

Amei! Linda foto, amo fotos antigas!
Não faz muito tempo meu primo Salvador Gomes levou meu marido e eu para visitarmos essas ruínas.
Rosangela Carvalho De Miranda Messina

Anônimo disse...

Fui muito quando a Janete morou lá. Eu acho que era a sede da fazenda. Muita saudade...
Marcia Felipe

Anônimo disse...

Meu pai trabalhou muitos anos na ferrovia Leopoldina, trabalhou muitas noites neste túnel que caia barreiras em épocas de chuvas e impedia a passagem dos trens de ferro.
Maria José De Matos Oliveira

Anônimo disse...

Que foto linda! Eu vou sempre lá e não imaginava como poderia ser antigamente. Muito bom poder ver como era antes.
Mariatereza Moreira

Anônimo disse...

Agradeço por nos disponibilizar essas relíquias de fotos e informações. Tornei-me muito nostálgica ao relembrar minha infância querida neste lugar inesquecível. Banco Verde sempre na minha lembrança!

Aparecida