 Acima, a entrada da Fazenda onde está o pontilhão, local onde existia a antiga
Parada.
Acima, a entrada da Fazenda onde está o pontilhão, local onde existia a antiga
Parada.
 Encontrei o pontilhão - com dois arcos - que dava o nome à
Parada; dá nome à localidade e dá nome também à fazenda nas proximidades.
Encontrei o pontilhão - com dois arcos - que dava o nome à
Parada; dá nome à localidade e dá nome também à fazenda nas proximidades.
Nas três fotos abaixo, o provável local da Parada já demolida.
Estação PARADA PONTILHÃO DO ARCO
Município: Campos dos Goytacazes-RJ
Linha Do Litoral - Km 369,852 (1960)
Altitude: 71 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Parte dos trilhos ainda estão por lá, mas o saque é evidente.
E. F. Leopoldina ( ?-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA: 
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições em fotos de Paulo Neiva Pinheiro, chegamos à Estação Parada Pontilhão do Arco na Linha do Litoral. 
Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação Parada Pontilhão do Arco em 2021 trazendo seu relato...
“A Parada Ferroviária Pontilhão do Arco existente
era para embarque não só de pessoas, mas também de produtos agrícolas
provenientes de uma grande fazenda na localidade (Fazenda Pontilhão do Arco)
próximo à Santa Bárbara, em Campos dos Goytacazes-RJ. Não foi possível encontrar
muita coisa dessa PE. Parece que demoliram a sua pequena plataforma de embarque,
restando apenas destroços do que um dia foi uma plataforma.  Mas consegui encontrar o pontilhão (com dois
arcos) que dava o nome à Parada; dá o nome à localidade e dá o nome também da
fazenda nas proximidades. Infelizmente podemos constatar que estão saqueando a
Linha do Litoral também nesse trecho, o que é uma grande perda para nossa
história e para o patrimônio ferroviário. Não sei o ano de sua construção nem o
de sua demolição, tão pouco a empresa que a construiu. Desconfio ter sido a
Cia. Leopoldina Railway. No Livro Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de
1960 podemos ver ela listada no KM 369,852 km.”
Página do livro "Guia das
Estradas de Ferro do Brasil de 1960" onde vemos a parada grifada em vermelho.
Bem próximo às ruínas da parada tem esses trilhos fincados.
Na sequência abaixo, o local onde mais achei pedras espalhadas. Possivelmente
a pequena plataforma de pedra e cimento era aqui.
Na sequência abaixo, o saque vem ocorrendo com força no local. Os ladrões não estão
para brincadeira. Estão roubando a nossa
história. 
 
















 
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