quarta-feira, 8 de outubro de 2025

ESTAÇÃO PONTE DE ITABAPOANA - As duas Estações ainda estão lá, mantendo vivas a história da E. F. Leopoldina.


Acima e abaixo, a 2ª Estação Ponte de Itabapoana em 2025. Registros de Da Silva Junior. De se observar o nome da Estação no dístico escrito de forma alterada. Mas em todos os documentos ferroviários - bem como o próprio nome do distrito - o nome é Ponte de Itabapoana.


Acima e abaixo, a 1ª Estação Ponte de Itabapoana em 2025. Registros de Da Silva Junior.


Nas três fotos abaixo, a 2ª Estação Ponte de Itabapoana em 2024. Registros de Paulo Neiva Pinheiro.




A 2ª Estação Ponte de Itabapoana em 2021. Registro de Paulo Neiva Pinheiro.



Acima e abaixo, a 2ª Estação Ponte de Itabapoana em 2021. Registros de Paulo Neiva Pinheiro.


Os trilhos ainda estão por lá...


Paulo Neiva Pinheiro na Estação Ponte de Itabapoana, em 2024.


Da Silva Junior na Estação Ponte de Itabapoana, em 2025.

A Estação cheia em 1912 para ver a passagem do Sr. Jeronimo Monteiro por lá - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.




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Estação PONTE DE ITABAPOANA


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Município: Mimoso do Sul-ES

Linha Do Litoral - Km 388,407 (1960)

Altitude: 59 m

Estação inaugurada em: 1893

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Posto de Saúde e Agência dos Correios.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estão por lá. 


E. F. Leopoldina ( 1893-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)





HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Da Silva Junior e de Paulo Neiva Pinheiro, chegamos à Estação Ponte de Itabapoana. De se observar o nome da Estação no dístico escrito de forma alterada. Mas em todos os documentos ferroviários - bem como o próprio nome do distrito - o nome é Ponte de Itabapoana.


Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação Ponte de Itabapoana em 2021 e 2024 trazendo seu relato...

Visitei a Estação de Ponte de Itabapoana duas vezes, uma em 2021 e 2024. A Estação fica ao lado da estrada que liga Campos a Cachoeiro do Itapemirim, bem na divisa de estados, do lado capixaba. Na verdade existem duas Estações. A Estação mais recente - que em 2019 estava abandonada - encontra-se muito bem preservada. Em 2024 ela havia passado por recente reforma, ao contrário da Estação primitiva feita de tijolinhos, que estava muito mal cuidada e infestada de pombos no seu telhado. Ainda podemos ver nas proximidades das Estações prédios de época do período ferroviário. A Estação mais moderna foi construída pela Leopoldina Railway que creio ser de 02 de fevereiro de 1893. A mais antiga foi construída pela Estrada de Ferro Carangola (1879), que iria até Cachoeiro de Itapemirim-ES, mas que parou ali mesmo. No final do século XIX, existiam duas localidades de Santo Eduardo; uma ao sul do rio, no Estado do Rio de Janeiro e outra ao norte, no Estado do Espirito Santo. A Estação ficava do lado fluminense. Porém, a localidade capixaba tinha sua agência postal com o nome da cidade fluminense. Para aumentar a confusão, a agência postal de nome Itabapoana atendia a localidade de Santo Eduardo fluminense e havia uma Estação Ferroviária no lado capixaba com o nome Itabapoana. Esta situação de agências e Estações somente foi resolvida no início do século XX. Em 01 de fevereiro de 1894 foi aberto ao tráfego o pequeno trecho compreendido entre Santo Eduardo e Itabapoana, já pela Leopoldina, com a extensão de 1.659 metros (Este trecho parece ter substituído o antigo que já existia construído pela Carangola). Este era o primeiro pedaço de linha que somente nove anos mais tarde chegaria a Cachoeiro do Itapemirim. Era parte inicialmente da E. F. Santo Eduardo a Cachoeiro, projetada pela E. F. Carangola, comprada pela E. F. Barão de Araruama e revendida à E. F. Leopoldina, que foi quem iniciou a sua construção, em 1893. Nos anos 1940, o nome da Estação e da localidade, situada no lado norte do rio Itabapoana, divisa dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, foi alterado para Ponte de Itabapoana.”


Da Silva Junior esteve na Estação Ponte de Itabapoana em 2013, 2019 e 2025 trazendo seu relato...

“O crescimento da produção cafeeira interessou aos ingleses, que vinham construindo Estradas de Ferro pelo Sudeste. O esquema era que ao abrir uma estrada, estimulava a derrubada de árvores, quando os proprietários vendiam madeira para os dormentes e lenha para as máquinas a vapor. Com esse recurso os proprietários investiam na produção cafeeira e usavam a Estrada de Ferro, pagando frete, para descer principalmente para exportação pelo porto do Rio de Janeiro onde existiam grandes comerciantes compradores de café. Assim ficava viabilizada a ferrovia. A Estação Ponte de Itabapoana teria sido aberta em 1879 pela E. F. Carangola. Era a ponta de linha do Ramal que deveria atingir Cachoeiro do Itapemirim, mas parou por ali mesmo. Em 01 de fevereiro de 1894 foi aberto ao tráfego o pequeno trecho compreendido entre Santo Eduardo e Itabapoana, já pela Leopoldina, com a extensão de 1.659 metros (Este trecho parece ter substituído o antigo que já existia, construído pela Carangola). Este era o primeiro pedaço de linha que somente nove anos mais tarde chegaria a Cachoeiro do Itapemirim. Era parte inicialmente da E. F. Santo Eduardo a Cachoeiro, projetada pela E. F. Carangola, comprada pela E. F. Barão de Araruama e revendida à E. F. Leopoldina, que foi quem iniciou a sua construção, em 1893.”


A 1ª e a 2ª Estação Ponte de Itabapoana em 2025 em belo registro de Da Silva Junior.


O belo jardim ao lado da 2ª Estação Ponte de Itabapoana em 2025.




Na sequência abaixo, a 1ª Estação Ponte de Itabapoana em detalhes, em mais alguns registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2024.










A 1ª Estação Ponte de Itabapoana em 2021 em mais dois registros de Paulo Neiva Pinheiro.



A 2ª Estação Ponte de Itabapoana em 2021 em mais alguns registros de Paulo Neiva Pinheiro.





A Estação em 2022.




Em 2019 a Estação estava abandonada.


A Estação em 2013.


Na sequência abaixo, imóveis que remontam os áureos tempos da ferrovia em Ponte de Itabapoana.





abaixo,A plaquinha da Leopoldina Railway ainda está por lá...




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