
Da Silva Junior fez questão de destacar o "dístico" da Estação.
Na sequência abaixo, a Estação de Santa Maria em dezembro de 2021. Os trilhos ainda estavam lá! Fotos de Paulo Neiva Pinheiro, que também comenta seus registros.
Abaixo, o dístico da Estação localizado na marquise da plataforma, bem ao estilo anos 1930, como também destacou Paulo Neiva.
Paulo Neiva Pinheiro na Estação de Santa Maria em dezembro de 2021.
Da Silva Junior na Estação de Santa Maria em 2025.
Estação SANTA MARIA
doutor-peçanha
Município: Campos dos Goytacazes-RJ
Linha Do Litoral - Km 380,408 (1960)
Altitude: 85 m
Estação inaugurada em: 1935
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.
Uso atual: Abandonada. Aparentemente fechada e sem uso.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Em 2021 os trilhos ainda estavam por lá. Em 2025, já não estavam mais...
E. F. Leopoldina ( 1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições em fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior, chegamos à Estação Santa Maria na Linha do Litoral.
Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação de Santa Maria em dezembro de 2021 trazendo seu relato...
“A
Estação foi muito provavelmente construída pela E.F. Leopoldina e foi usada uma
planta Art Déco que ela já tinha usado em outras Estações como Triunfo; Atafona;
Santo Antônio de Pádua; Resende e etc... Tanto a Estação quanto a Usina Santa
Maria estavam completamente abandonadas durante a minha visita à localidade em
2021. Perto da Estação de Santa Maria saía uma linha para a Usina Santa Maria,
que, pelo menos até os anos 1980, ainda seguia operando com suas máquinas a
vapor. A Usina Santa Maria - que na verdade está em Bom Jesus do Itabapoana -
levava a sua produção açucareira para ser escoada pela Estação de Santo
Eduardo, mais à frente, sentido Vitória-ES, através de um pequeno Ramal
particular.”
Segue relato de Carlos Latuff, que visitou a Estação de Santa Maria em julho de 2007, quando ouviu a interessante história descrita abaixo:
"Enquanto almoçava no único
restaurante 'a quilo' da minúscula Santa Maria, descobri que a proprietária - a
gentil Sra. Jayra - tem uma íntima ligação com a Estação Ferroviária. De acordo
com ela, no passado, sua avó, de nome Leonídia, liderou um protesto de
moradores pela construção de uma Estação a fim de atender aos residentes daquela
localidade. Toda vez que a Locomotiva se aproximava, os moradores colocavam um
tronco na linha e acenavam com bandeiras vermelhas, forçando o Trem a parar. Os
sucessivos protestos surtiram efeito e a Estação foi erguida"
Da Silva Junior esteve na Estação Santa Maria em 2025.
Na sequência abaixo, detalhes da Estação de Santa Maria em fotos feitas por Da Silva Junior em 2025.
Na sequência abaixo, mais fotos da Estação de Santa Maria em dezembro de 2021 feitas por Paulo Neiva Pinheiro.

Caixa d'água com as iniciais USM - Usina Santa Maria - usada para
abastecer as Locomotivas que levavam a produção da Usina Santa Maria para ser
escoada na Estação de Santo Eduardo através de um pequeno Ramal particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário