domingo, 7 de janeiro de 2024

ESTAÇÃO MURUNDU - Na Linha do Litoral, de lá partia a Linha de Carangola.

 

Acima e na sequência abaixo, a Estação de Murundu, na Linha do Litoral nos belos registros de Paulo Neiva Pinheiro. De lá partia também a Linha de Carangola.










santa-barbara

Estação MURUNDU - RJ

guarataia

 

De Murundu pela Linha de Carangola para Porciúncula.


palmares


  

Município: Campos dos Goitacazes – RJ

Linha do Litoral – Km 366,206.

Altitude: 61m.

Estação inaugurada em: 10 de agosto de 1878.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Sob concessão à FCA.

Situação Atual – Tráfego suspenso.

 

Cia. E. F. Carangola (1878-1890)

E. F. Leopoldina (1890-1975)

RFFSA (1975-1996)




 

HISTÓRICO:

Localizada no Município de Campos dos Goytacazes RJ, a Estação de Murundu foi aberta pela E. F. Carangola em 1878. Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina. 

Em 1960 já fazia parte da Linha do Litoral e até o início dos anos 1970, também saía desta Estação a Linha de Carangola.

Com a privatização, o trecho passou a ser explorado para transporte de cimento e combustíveis. Após a suspensão dos contratos de transporte, o tráfego de cargueiros neste trecho foi reduzido e posteriormente paralisado.

 

A ESTAÇÃO:

Não era minha intensão avançar pelas linhas da E. F. Leopoldina no Estado do Rio de Janeiro, mas graças ao incentivo e mais uma vez à valiosa contribuição do amigo e pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro, a página otremexpresso chega à Estação de Murundu, na Linha do Litoral.

A Estação de Murundu, que em 2007 encontrava-se reformada servindo de dormitório para equipes da via permanente da FCA, no período em que o transporte de cargas ainda estava ativo.

Na visita de Paulo Neiva à Estação em 2023, o tráfego já estava suspenso e o mato já cobria as linhas. A Estação e os demais prédios ferroviários encontravam-se fechados. 


Na sequência abaixo, a Estação de Murundu em detalhes.







A antiga Casa de Turma em estado de abandono.


Nas três fotos abaixo, a Caixa d’água no pátio da Estação.






Acima e abaixo, o mato toma conta do leito ferroviário.



8 comentários:

Anônimo disse...

A origem de minha família é de Murundu. Família Barreto.
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Mais uma rica contribuição contando a história das nossas muitas ferrovias.
Jadir Miranda Moreira

Anônimo disse...

Os trens em 1965 eram muito usados por pessoas que viajavam de uma cidade para outra.
Hoje em dia seria bom poder viajar com aquelas paradas.
Marilene Lanes Paula

Anônimo disse...

Quando criança eu viajava de trem e era uma festa passar em Murundu. Vendiam muitas guloseimas, papa, bolos...
Maria Elisa Martins Monteiro

Anônimo disse...

Os Trens ficavam parados em Murundu meia hora! Aí, apareciam os meninos vendendo papa, pastéis, mexerica e os famosos Sanduíches de Carne de Porco, milho cozido, etc...
Nós que morávamos em Santo Eduardo, Santa Maria, Santa Bárbara, viajávamos para estudar em Campos!
Maria Mazzini

Anônimo disse...

Sou de Murundu. Sinto muitas saudades!
Josineia Silva Cardoso

Anônimo disse...

Hoje a linha férrea dentro da cidade... precisamente Guandu, sendo destruída... estão retirando tudo... a história da cidade sendo apagada...
Charles Soares Rodrigues

Anônimo disse...

Também morei em Murundu quando Criança! Hoje sou artesão. Em 2005 retratei a cidade de Cardoso Moreira em uma maquete na lembrança de quando saí de Palmares em 1956 com 8 anos, indo prá Caxias, obra mostrada na festa da cidade e doada logo depois.
Mário Lúcio