quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

ESTAÇÃO PALMARES - Antigo Posto Telegráfico na Linha de Carangola.

 A antiga Estação de Palmares vista pelo lado que ainda conserva a maior parte de suas características originais, inclusive com o dístico ainda mantido. De destacar o alicerce da Estação feito com pedras sobrepostas.


O dístico em destaque.


A parte original da Estação ainda conserva sua cobertura e escoramento do telhado sobre a plataforma de embarque originais feito em madeira. 


Conhecida nos antigos documentos ferroviários como Posto Telegráfico Palmares, era inicialmente um prédio pequeno, como na foto acima. Com o passar dos anos, o prédio foi aumentado para o porte de pequena Estação Ferroviária.


A casa construída ao lado acaba escondendo a antiga Estação, vista na outra extremidade.


Um belo corte de pedra por onde o Trem passava próximo a Palmares hoje transformado numa estrada rural, como grande parte do antigo leito ferroviário.





doutor-matos

 

Estação PALMARES - RJ


murundu

   

Município: Campos dos Goitacazes - RJ

Linha de Carangola – Km 374,493.

Altitude: 78m, segundo informação na parede da Estação.

Estação inaugurada em: não temos informação.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2023.

Uso atual: Moradia Familiar.

Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.

 

Cia. E. F. Carangola (n/d-1890)

Cia. Barão de Araruama (1890)

E. F. Leopoldina (1890-1975)

RFFSA (1975-1977)




HISTÓRICO:

A Linha de Carangola funcionou até o ano de 1973 no trecho de Porciúncula a Itaperuna. O trecho restante passando pela Estação de Palmares funcionou até 1977, quando foi definitivamente extinto. 

Conhecida nos antigos documentos ferroviários como Posto Telegráfico Palmares, era inicialmente um prédio pequeno. Com o passar dos anos, o prédio foi aumentado para o porte de pequena Estação, como pode ser observado nas fotos de Paulo Neiva Pinheiro.

 Nesta foto, a Estação de Palmares é identificada pelo telhado mais escuro.


A ESTAÇÃO:

Graças ao incentivo e mais uma vez à valiosa contribuição do amigo e pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro que visitou a Estação em 2023, a página otremexpresso chega à Estação de Palmares, na Linha de Carangola. 

Segue o relato de Paulo Neiva sobre sua visita:

“Palmares era um Posto Telegráfico com data de abertura desconhecida. Quando lá estive encontrei a Estação no seu devido lugar, embora meio que escondida por uma casa que foi construída ao lado dela, como uma extensão da antiga Estação.

Uma Senhora que é moradora me atendeu muito bem, a quem gostaria de agradecer pela atenção e por ter me permitido fazer as fotos.

Palmares me pareceu uma localidade bem pacata, dessas que parece até que Deus esqueceu, mas com uma população bem receptiva e prestativa.

A Estação vem servindo de moradia e tem um de seus dísticos ainda preservados, assim como o piso de assoalho do seu interior, a plataforma de embarque e sua cobertura com escoramento de madeira, além de portas e janelas.

Pelo que podemos ver na foto antiga, a casa ao lado da Estação não existia, ela foi construída posteriormente.”



LEMBRANÇAS:

Uma das coisas mais bacanas da página otremexpresso é trazer boas recordações em muitos ferroviários, como o caso do amigo José Carlos Bissonho, que relembrou dos tempos em que trabalhou em Palmares. Segue seu relato:

“Que felicidade, amigo! Nos primeiros dias de minha caminhada como ferroviário foi uma das primeiras substituições para assumir uma Estação - ou um Posto Telegráfico como O PT Palmares com algumas com ressalvas: Ali poderia vender passagens; efetuar despachos de Encomendas; despachos de vagões carregados, tais como cana de açúcar em grades apropriadas para tal, bem como gondolas de pedras britadas numa usina ali produzidas para o melhoramento no leito da ferrovia por toda a nossa região! Obrigado amigo! Esta matéria me proporcionou relembrar e comentar um pouco de meus 31 anos de trabalho nessa empresa! Abraços.”


Vista pela outra extremidade, o prédio construído anexo à antiga Estação.


Puxadinho construído sobre a Plataforma de embarque.


Nesta foto podemos ver o limite do prédio da Estação original seguido do acréscimo da moradia.


A quilometragem assinalada na parede da antiga Estação diverge dos documentos ferroviários.


O piso de assoalho de madeira da antiga Estação ainda está intacto.



Na sequência abaixo, mais alguns registros do belo corte de pedra por onde o Trem passava, hoje transformado numa estrada rural, como grande parte do antigo leito ferroviário.






Acima e abaixo, o ralo de drenagem pertencente à Linha do Carangola próximo à Estação de Palmares, mais um dentre tantos vestígios dessa linha no trajeto.


Abaixo, prédio encontrado próximo à Estação de Palmares que se assemelha a uma Casa de Turma ou outro prédio ferroviário.



4 comentários:

Anônimo disse...

Show! Muito bom poder colaborar!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Como sempre excelente reportagem! Os moradores também estão de parabéns pois muito da Estação foi mantido...
Caramuru A Hugo

Anônimo disse...

O guarda-chave era MEU tio José Soares. Conheci até o agente desta estação, chamava-se João Batista Moço, década de 50.
Mario Lúcio

Ruthlea Abreu Souza de Sousa disse...

Que registro maravihoso!! quero conhecer assim que estiver em Carangola,minha cidade natal.Parabéns!!!