A antiga Estação de Palmares vista pelo lado que ainda conserva a maior parte de suas características originais, inclusive com o dístico ainda mantido. De destacar o alicerce da Estação feito com pedras sobrepostas.
A parte original da Estação ainda conserva sua cobertura e escoramento do telhado sobre a plataforma de embarque originais feito em madeira.
Conhecida nos antigos documentos ferroviários como Posto Telegráfico Palmares, era inicialmente um prédio pequeno, como na foto acima. Com o passar dos anos, o prédio foi aumentado para o porte de pequena Estação Ferroviária.
Um belo corte de pedra por onde o Trem passava próximo a Palmares hoje transformado numa estrada rural, como grande parte do antigo leito ferroviário.
Estação PALMARES - RJ
Município: Campos dos Goitacazes - RJ
Linha de Carangola – Km 374,493.
Altitude: 78m, segundo informação na parede da Estação.
Estação inaugurada em: não temos informação.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2023.
Uso atual: Moradia Familiar.
Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.
Cia. E. F. Carangola (n/d-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977)
HISTÓRICO:
A Linha de Carangola funcionou até o ano de 1973 no trecho de Porciúncula a Itaperuna. O trecho restante passando pela Estação de Palmares funcionou até 1977, quando foi definitivamente extinto.
Conhecida nos antigos documentos
ferroviários como Posto Telegráfico
Palmares, era inicialmente um prédio pequeno. Com o passar dos anos, o
prédio foi aumentado para o porte de pequena Estação, como pode ser
observado nas fotos de Paulo Neiva
Pinheiro.
Nesta foto, a Estação de Palmares é identificada pelo telhado mais escuro.
A
ESTAÇÃO:
Graças ao incentivo e
mais uma vez à valiosa contribuição do amigo e pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro que visitou a
Estação em 2023, a página otremexpresso chega à Estação de Palmares, na Linha
de Carangola.
Segue o relato de
Paulo Neiva sobre sua visita:
“Palmares era um Posto Telegráfico com data de abertura desconhecida. Quando lá estive encontrei a Estação no seu devido lugar, embora meio que escondida por uma casa que foi construída ao lado dela, como uma extensão da antiga Estação.
Uma
Senhora que é moradora me atendeu muito bem, a quem gostaria de agradecer pela atenção
e por ter me permitido fazer as fotos.
Palmares
me pareceu uma localidade bem pacata, dessas que parece até que Deus esqueceu, mas com uma população bem receptiva e prestativa.
A Estação
vem servindo de moradia e tem um de seus dísticos ainda preservados, assim como o
piso de assoalho do seu interior, a plataforma de embarque e sua cobertura com
escoramento de madeira, além de portas e janelas.
Pelo que podemos ver na foto antiga, a casa ao lado da Estação não existia, ela foi construída posteriormente.”
LEMBRANÇAS:
Uma
das coisas mais bacanas da página otremexpresso é trazer boas recordações em
muitos ferroviários, como o caso do amigo José Carlos Bissonho, que relembrou
dos tempos em que trabalhou em Palmares. Segue seu relato:
“Que felicidade, amigo! Nos primeiros dias de minha
caminhada como ferroviário foi uma das primeiras substituições para assumir uma
Estação - ou um Posto Telegráfico como O PT Palmares com algumas com ressalvas: Ali
poderia vender passagens; efetuar despachos de Encomendas; despachos de vagões
carregados, tais como cana de açúcar em grades apropriadas para tal, bem como
gondolas de pedras britadas numa usina ali produzidas para o melhoramento no
leito da ferrovia por toda a nossa região! Obrigado amigo! Esta matéria me proporcionou
relembrar e comentar um pouco de meus 31 anos de trabalho nessa empresa! Abraços.”
Vista pela outra extremidade, o prédio construído anexo à antiga Estação.
Puxadinho construído sobre a Plataforma de embarque.
Nesta foto podemos ver o limite do prédio da Estação original seguido do acréscimo da moradia.
A quilometragem assinalada na parede da antiga Estação diverge dos documentos ferroviários.
O piso de assoalho de madeira da antiga Estação ainda está intacto.
Na sequência abaixo, mais alguns registros do belo corte de pedra por onde o Trem passava, hoje transformado numa estrada rural, como grande parte do antigo leito ferroviário.
Abaixo, prédio encontrado próximo à Estação de Palmares que se assemelha a uma Casa de Turma ou outro prédio ferroviário.
4 comentários:
Show! Muito bom poder colaborar!
Paulo Neiva Pinheiro
Como sempre excelente reportagem! Os moradores também estão de parabéns pois muito da Estação foi mantido...
Caramuru A Hugo
O guarda-chave era MEU tio José Soares. Conheci até o agente desta estação, chamava-se João Batista Moço, década de 50.
Mario Lúcio
Que registro maravihoso!! quero conhecer assim que estiver em Carangola,minha cidade natal.Parabéns!!!
Postar um comentário