sábado, 30 de dezembro de 2023

ESTAÇÃO CARDOSO MOREIRA - Mais um Município que nasceu ao redor de sua Estação Ferroviária.

 Acima, mais um Histórico e Belíssimo registro fotográfico da Linha de Carangola enviado pelos amigos do IPHAN desvendando mais um mistério: a Estação original de Cardoso Moreira era maior que o prédio atual, mas a extensão original de sua plataforma continua lá. Na foto, é possível observar que a Estação original possuía dez estruturas de apoio e suporte do telhado da plataforma. 


Na foto abaixo, de Paulo Neiva Pinheiro, observa-se que a Estação atual possui seis estruturas de apoio e suporte do telhado da plataforma. 


Abaixo, a sempre valiosa contribuição do amigo Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a Estação em dezembro de 2023. Na verdade, a segunda Estação.



Nas fotos acima e abaixo, de Paulo Neiva Pinheiro, é possível observar em detalhe, a estrutura original de apoio e suporte do telhado da plataforma, idêntica à da primeira foto do IPHAN.
Na foto acima, podemos ver que a antiga plataforma ainda está lá, se estendendo além do limite atual do prédio.


A antiga Caixa d'Água ainda está lá, próxima à antiga Estação Ferroviária. 






italva

 

Estação CARDOSO MOREIRA - RJ

Antiga Cachoeiro

 

doutor-matos


 

Município: Cardoso Moreira – RJ

Linha de Carangola – Km 390,085.

Altitude: 28m.

Estação inaugurada em: 29 de novembro de 1878.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro e IPHAN.

Uso atual: Câmara Municipal.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

 

Cia. E. F. Carangola (1878-1890)

Cia. Barão de Araruama (1890)

E. F. Leopoldina (1890-1975)







HISTÓRICO:

Segundo o site http://www.estacoesferroviarias.com.br  a Estação de Cachoeiro foi inaugurada em 1878 (há fontes que citam a data de 4 de dezembro do mesmo ano e não 29 de novembro). Era então a Estação terminal da linha que vinha de Campos e Murundu, e assim ficou por alguns anos até que fosse definitivamente prolongada até Porciúncula.

Como é sabido, o trecho entre Murundu e Campos da E. F. Carangola mais tarde tornou-se parte da linha do litoral, sendo denominado de Linha do Carangola o trecho entre Murundu e Porciúncula.

Na inauguração da Estação, compareceu o imperador D.Pedro II e sua filha a Princesa Isabel. D.Pedro II teria acompanhado a comitiva até as cachoeiras do rio Muriaé e ficado apreciando o belo espetáculo, como conta a história.

As obras estiveram paradas nessa Estação de 1878 a 1881, quando seguiram para Porto Alegre (Itaperuna) e mais algum tempo nessa Estação até finalmente serem terminadas, alcançando Porciúncula, devido a disputas de interesses entre a E. F. Leopoldina e esta ferrovia no trecho próximo a Carangola.

A localidade de Cachoeiro, que deu o nome inicial da Estação, ficava na margem oposta do rio. Em 1892 o nome foi alterado para Cardoso Moreira, fazendeiro, governador do Rio de Janeiro, comendador e principal acionista da E. F. Carangola, além de grande investidor em obras na região (ver caixa de 1892 na última foto do post).

A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.

A cidade acabou se desenvolvendo em torno da Estação, mas somente em 1993 houve a transformação em município.

 

A ESTAÇÃO:

Graças mais uma vez à valiosa contribuição do amigo e pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro, a página otremexpresso chega à Estação de Cardoso Moreira antiga Cachoeiro – trazendo também mais um importante e histórico registro fotográfico dos amigos do IPHAN. E é graças a esta foto histórica que podemos traçar um comparativo com as fotos atuais e perceber que, com o passar dos anos, o prédio original da Estação de Cardoso Moreira sofreu uma grande modificação - especialmente uma redução em seu comprimento – o que reduziu o número de estruturas de apoio e suporte do telhado da plataforma de dez (10) para seis (6). É possível observar também que a extensão da plataforma continua lá, mostrando que a antiga Estação era realmente maior.

Em setembro de 2007 o prédio da Estação encontrava-se inteiro. Havia sido repintado sem a preocupação de se manter os símbolos da ferrovia, mas estava de pé, sendo ocupado por destacamento da Polícia Militar do Estado do Rio. Em 2023, após passar por novas reformas e pintura, no prédio da antiga Estação Ferroviária funciona a Câmara Municipal de Cardoso Moreira.

Trens de passageiros foram desativados em 1 de novembro de 1977, quando a Estação foi fechada. Nesta época, o trem saía diariamente de Murundu às 8:25 da manhã e chegava em Cardoso Moreira às 9:35. Às 16:49, o trem passava de volta para Murundu, onde se encontrava com o trem que ia para Niterói.


Na sequência abaixo, a Estação de Cardoso Moreira em detalhes. Observem  a plataforma além do limite do prédio atual.







Acima e abaixo, a antiga Estação Ferroviária ainda na pintura anterior à atual.


Abaixo, antigos prédios próximos à Estação relembram os tempos da ferrovia em Cardoso Moreira. 




Mais um belo registro da antiga Caixa d'Água localizada próxima à antiga Estação Ferroviária. 

Abaixo, mais alguns detalhes da antiga Estação Ferroviária. 





2 comentários:

Anônimo disse...

Lugar onde eu nasci, bem ao lado dessa estação de trem.
Bispo Celio Salgado Pereira

Anônimo disse...

Muito bom! Parabéns! Que em 2024 seu trabalho continue levando nossa imaginação às alturas.
Marco Antônio Francisco