sábado, 9 de junho de 2018

ESTAÇÃO SILVESTRE - Também localizada no Município de Viçosa.

Estação Silvestre Ontem & Hoje, num interessante comparativo com a foto de 1990, do acervo de Hugo Caramuru.












Estação SILVESTRE



Município: Viçosa
Linha de Caratinga – Km 388,567 (1960)
Altitude: 635,789m (referência de nível fixada na plataforma da estação)
Estação inaugurada em:  12 de dezembro de 1914.
Estive no local em:  09 de maio de 2018.
Uso atual: Fechada. Tombada como Patrimônio Histórico Municipal. 

Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente. Tráfego suspenso, com trilhos.






HISTÓRICO:

Terminando minha “turnê” por Viçosa, após conhecer a caixa d’água e o belíssimo cenário na área rural, retornamos à cidade para conhecer a Estação Silvestre.
Localizada no bairro de mesmo nome ainda em Viçosa, mas já no sentido à Ponte Nova e Caratinga - ponto final da linha, esta foi minha última visita na companhia de Edvaldo Ferreira dos Santos - o Vado, a quem agradeço a atenção e respeito dispensados ao meu trabalho de resgate da história da Estrada de Ferro Leopoldina.


A ESTAÇÃO:

Chegando à Estação Silvestre, “bem tombado pelo Município de Viçosa”, confesso que fiquei um pouco decepcionado com o estado em que a encontrei. Grandes rachaduras, pichações e telhas quebradas num claro aspecto de abandono. Espero realmente que ela já esteja no programa de restaurações de Patrimônio Histórico da cidade.

Em conversa com vizinhos da estação, descobri algo que ainda não conhecia. Nos apresentaram uma estaca fixada na plataforma da Estação denominada “Placa de Nível” que, segundo informações recebidas de antigos ferroviários, existe em todas as estações. Nela se lê: Referência de Nível – Não Destruir – N° 127 – 635,789m – Protegido pela Lei – Conselho Nacional de Geografia.
O curioso é que, diferente da altitude nela apresentada, a placa fixada na parede da estação assinala “Alt. 633,910”. Creio que a estaca mereça mais consideração de veracidade da informação, já que em minhas viagens encontrei muitas placas com informações bem divergentes em relação à altitude das estações, como por exemplo, a  distância registrada na placa na parede da estação - Km 504,568. Trata-se de mais um detalhe para estudos de todos os pesquisadores e historiadores ferroviários.

O amigo Vado aproveitou para conversar com a vizinhança sobre a possibilidade de realizarem uma limpeza no trecho ainda com trilhos para a realização de um passeio com o Biciclotrem.
Anexa à Estação, encontramos uma edificação com características de uma Casa de Turma, hoje residência particular.


 Algo que ainda não conhecia: uma estaca fixada na plataforma da Estação denominada “placa de nível” que, segundo informações, existe em todas as estações ferroviárias.



Diferente da altitude apresentada na “Referência de Nível”, a placa fixada na parede da estação assinala “Alt. 633,910”.








Estação Silvestre em outro antigo registro - acervo otremexpresso.


 Bem tombado pelo Município de Viçosa, a estação Silvestre merece mais atenção da administração pública.












Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante. Apesar de maltratada, ainda está de pé, e com trilhos.Fico curioso pra saber como está o antigo terminal de calcário, logo após a ponte.