terça-feira, 7 de maio de 2019

Artista BRAZ ELI conclui a restauração da belíssima pintura em muro de Rio Novo-MG. Hora de atualizar nosso rótulo.

A belíssima obra de arte de Braz Eli hoje. Restauração concluída, novos detalhes, novos personagens... aí está o mais novo rótulo de nossa página!



 A mesma pintura no início do trabalho de restauração, quando estive em Rio Novo em março de 2019.




Como estava a pintura em julho de 2018.



Nas agradáveis companhias de Braz Eli e sua Mãe Dna. Gerciléia.




Numa tarde do mês de março deste ano, visitava a página “Rio Novo - Antiga e Atual” no facebook quando tive a maravilhosa surpresa à minha frente: uma das mais belas pinturas com o tema ferrovia de que tenho conhecimento estava finalmente sendo restaurada!

Após deixar meu comentário na foto, com extrema satisfação tive a resposta do próprio autor, Braz Eli. Era finalmente a oportunidade de conhecer pessoalmente o autor da belíssima obra de arte que há anos impressiona e emociona com sua beleza e riqueza de detalhes os visitantes da página otremexpresso sendo sua principal identidade, o mais belo “Cartão de Visitas”.
No dia seguinte, já estava eu em Rio Novo para conhecer o grande artista!

Encontrei-o no “ateliê” público, um grande muro na chegada para quem vem de Furtado de Campos. Braz interrompeu seu trabalho para me receber com grande alegria dizendo: 
-“meu amigo, graças a você e ao seu trabalho na página otremexpresso estou aqui hoje restaurando esta pintura!”

Dá para imaginar minha emoção ao ouvir estas palavras?
Daí em diante, enquanto Braz seguia no trabalho de restauração, passou a me contar a história da “obra de arte”:

- “O ano era 2005 e Luiz Carlos, fotógrafo profissional da cidade, fez um convite aos artistas municipais: contar um pouco da história de Rio Novo através da pintura em muros pelos diversos bairros da cidade.
Destacou que, logo atrás daquele muro passa o Rio Novo, que foi retratado por vários artistas neste evento através da pintura de pescadores, já que no passado a pesca era o sustento de várias famílias.
A ideia inicial era pintar em vários bairros, mas neste dia a maioria dos artistas acabaram se concentrando próximos àquele local, pois a pintura do Trem acabou fazendo com que os demais pintores ficassem naquela área da cidade.
Chegando ao local, já tinham mais de cinqüenta pessoas iniciando suas pinturas. Perguntei então ao fotógrafo Luiz Carlos qual seria a área destinada a mim, e este me mostrou o muro dizendo: - “quero que você pinte o Trem aqui, pois você tem grande experiência e noção de perspectiva. Você precisa de um espaço maior para realizar seu trabalho.”
Segui em frente e realizei a obra em dois dias. 
Após o término, existiu uma promessa de colocar um produto que segurasse mais a pintura, mas infelizmente nada foi feito.
O tempo ia passando e a pintura naturalmente ia se desbotando devido à ação da natureza.
Foi então que, de repente, me deparei com minha pintura como rótulo de sua página. Foi uma alegria e uma emoção sem tamanho ver meu trabalho ser conhecido e rodar o mundo através da página otremexpresso.
O tempo foi passando, a pintura se deteriorando...  veio a vontade de restaurá-la. 
Depois do seu interesse, de reconhecer o meu trabalho, da emoção de saber que você escolheu minha pintura para ser a principal identidade da página otremexpresso, resolvi refazer isso tudo com mais detalhes e novos personagens. O resultado está aí! Ainda tem muito trabalho pela frente, mas espero terminar em breve.”

Diante desta história, me encantei mais ainda com tudo!
Destaquei ao Braz Eli uma observação particular minha de que a pintura estava se perdendo pela ação do tempo, não por destruição. Ou seja, respeitaram seu belíssimo trabalho! Os cidadãos de Rio Novo respeitaram sua obra de arte, que ao longo de todo este tempo foi preservada do vandalismo, apenas não resistindo à ação da própria natureza.
Após deixarmos o local da pintura, Dna. Gerciléia, Mãe de Braz Eli, já nos aguardava em sua casa. Ela queria conhecer “o tal senhor” autor da página otremexpresso e de cara me surpreendeu com sua transbordante alegria dizendo: “moooço... estava esperando um senhor velhiiinho!!!”
Sua alegre recepção foi seguida de uma agradável conversa e de um saboroso "café mineiro", enquanto contava as histórias de seu Pai Tancredo, conhecido popularmente como Lalau, foguista e manobreiro em Furtado de Campos.
Ao final deste agradável encontro, me despedi dos mais novos amigos e fiquei aguardando ansioso pelo fim dos trabalhos de restauração.
Hoje venho trazer aos amigos o resultado de tudo isso, uma pintura ainda mais bonita, o novo rótulo da página otremexpresso!




 Acima, em 2005: o nascimento da bela obra de arte! 





 Acima, em março de 2019: o renascimento da bela obra de arte! 






Acima, em março de 2019: a beleza da pintura empolgou vizinhos. Um deles, ferroviário aposentado, nos trouxe sua pequena composição ferroviária para compor o cenário.  






Detalhes do belíssimo trabalho concluído, presente do amigo Braz Eli a todos os amantes da ferrovia.  



Um comentário:

Cyliane disse...

Excelente site destinado a esse assunto. Parabéns pela valorização da arte local e, especialmente, do artista rionovense.