Matéria
atualizada em 17 de agosto de 2021.
Acima e abaixo, a Locomotiva a Vapor parada na Estação de Retiro do Muriaé - RJ em direção à
Patrocínio do Muriaé - MG.

Abaixo, quatro registros
que fiz em minha visita à Estação, em março de 2019.
A história desta
linha teve início com a Companhia Estrada de Ferro Carangola, constituída em 20
de março de 1875. A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de
Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina. Abaixo, uma das
Locomotivas da E. F. Barão de Araruama, do acervo de Manoel Monachesi.
Estação RETIRO DO
MURIAÉ
Município de Itaperuna - RJ.
Ramal do Poço Fundo – Km 387,240.
Altitude: 150m.
Estação inaugurada em: 15 de outubro de 1884.
Estive no local em: 20 de março de 2019.
Uso atual: Centro
Cultural Prof.ª Maria do Carmo B. Oliveira.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.
Cia. E. F. Carangola (1884-1890)
Cia. Barão de
Araruama (1890)
E. F. Leopoldina
(1890-1973)
HISTÓRICO:
Após minha visita a estação de Comendador Venâncio, resolvi seguir
um pouco mais à frente sentido à Itaperuna pelo Ramal do Poço Fundo para
conhecer a Estação Retiro do Muriaé.
Além dos registros que realizei neste dia, esta matéria contou também com valiosa contribuição da página do facebook "Memórias de Retiro" com as históricas e belas fotos apresentadas, indicação do amigo Horácio
Corrêa Cardillo, de Patrocínio do Muriaé.
A história desta linha teve início com a Companhia Estrada de
Ferro Carangola, constituída em 20 de março de 1875. Ela tinha a concessão para
diversas linhas nas províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Entre
elas, uma linha aberta entre as Estações de Poço Fundo (Cândido Fróes) e
Patrocínio do Muriaé.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A linha aberta entre as estações de Poço Fundo e Patrocínio do Muriaé serviria como ligação entre a Linha do Manhuaçu e a
Linha do Carangola, denominações dadas pouco mais tarde pela Leopoldina - que ficou com todas essas linhas - dando
ao trecho o nome de Ramal do Poço Fundo.
Os trens de passageiros foram desativados em 1973, quando a Estação foi fechada.
A ESTAÇÃO:
A Estação de Retiro do Muriaé foi inaugurada em 1884. Com o fim
dos trens, passou a ser utilizada de várias formas em uso social da
comunidade.
O antigo prédio da Estação fica localizado na nua principal do distrito de mesmo nome, onde na data de minha visita funcionava o Centro Cultural Prf.ª Maria do Carmo B. Oliveira, que infelizmente encontrei fechado, acredito que devido ao horário.
Pude observar que a antiga Estação funciona como ponto de referência para os ônibus que passam pela comunidade.
Passei então a fazer as fotos que apresento aos amigos leitores.

Do acervo de Hugo Caramuru, mais um registro da Estação de Retiro do Muriaé ainda com trilhos.
Na seqüência abaixo, registros que realizados em minha visita à Estação, em março de 2019.
Um comentário:
Muito bom...! Fantástico esse seu post, e muito interessante esse seu blog! É uma história que pouca gente conhecia, e que além de saudosa, também pode causar fascínio em quem for conhecer! Essas locomotivas, o bucolismo dessa locação em especial... tudo muito lindo! Parabéns pelo post mais uma vez e um bom dia!
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