segunda-feira, 21 de maio de 2012

Em Fortaleza - CE, antigo vagão ferroviário é transformado em Biblioteca.


Mais um belíssimo exemplo de boa destinação para equipamentos ferroviários que estão abandonados e apodrecendo em muitos pátios por esse Brasil a fora.
Trata-se de um antigo carro de passageiros da Rede Viação Cearense que foi transformado em Biblioteca Municipal, em Fortaleza – CE.
O colega/pesquisador ferroviário Antonio Pastori esteve lá para conferir e nos enviou as belas fotos desta matéria.
Segundo Antonio, esse "vagão" pertenceu à Rede de Viação Cearense - antiga Estrada de Ferro de Baturité -, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (CFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980 (fonte: site www.estacoesferroviarias.com.br, do colega/pesquisador, Ralph Mennucci Giesbrecht).
Dados técnicos:
carro de passageiros, bitola 1,0 metros, comprimento: ~12 metros
Localização: Rua Costa Barros, na Praça da CeArt, próximo à Barão de Studart
Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.
Contatos: Setor de Administração da Praça Luiza Távora (a biblioteca não possui telefone): (85) 3101-1624.
Falar com Dra. Josete Andrade (Coordenadora dos setores de Artesanato e Economia Solidária) ou mandar email para: renediasalves@hotmail.com funcionário da Biblioteca.

Fotos: Antonio Pastori





Antônio Pastori em visita ao Vagão-Biblioteca, em Fortaleza-CE.







Nenhum comentário: