sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESTAÇÃO PIRAÚBA - Hoje Espaço Cultural e almoxarifado da Prefeitura.

Matéria atualizada em 11 de maio de 2018.







Acima, registros feitos em 08 de maio de 2018.






Estação Piraúba

Estive no local em: 
- março de 2010;
- agosto de 2013;
- maio de 2018.

1ª Estação inaugurada em: 01 de julho 1886
Estação atual inaugurada em: 1925
Ramal: Linha de Caratinga – Km 269,981 (1960)
Altitude – 339m

Situação Atual – Espaço Cultural Piraúba e Almoxarifado Municipal.








Seguindo de trem de Guarani em direção a Ubá, chegava-se a Piraúba. Já no final de seu funcionamento, na metade da década de 70, a linha contornava a cidade e a Estação localizava-se na saída para Ubá. 
A estação foi inaugurada em 1886, um prolongamento da linha que uniria a estação de Guarani à de Ubá. O pequeno arraial cresceu e recebeu o nome de Piraúba, assim como sua estação, transformando-se em Município em 1954.
Estive novamente na estação em 08 de maio de 2018 e foi uma grande alegria encontrar um dos prédios reformado e sendo ocupado com objetivo cultural - ESPAÇO CULTURAL PIRAÚBA, abrigando uma biblioteca e um pequeno acervo histórico da cidade. Lá fui muito bem recebido pela Coordenadora de Seção de Cultura Júlia Luisa Ferreira da Costa Xavier que me apresentou o centro cultural, informando também que a prefeitura já estuda a transferência do almoxarifado para outro local visando transformar todo o antigo complexo ferroviário em espaço exclusivamente cultural.
O segundo prédio da antiga Estação e o antigo pátio ainda está sendo utilizado como almoxarifado da secretaria de obras da Prefeitura Municipal.  

Leia mais sobre Piraúba no link abaixo:
https://otremexpresso.blogspot.com.br/2016/06/uma-viajem-de-guarani-pirauba-pelo.html



Acima, dois belíssimos registros: o movimentado pátio da estação em foto de 1956 e a construção do novo prédio da estação em 1925, fotos cedidas pelo Espaço Cultural Piraúba.




Abaixo, registros feitos em março de 2010.







5 comentários:

  1. Boa Noite, alguem poderia informar o significado da numeração Km 269,981?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer a distância de Barão de Mauá-RJ (ponto de partida da Estrada de Ferro Leopoldina) a Piraúba. Ou seja, 269 quilômetros, 981 metros de distância.

      Excluir
  2. Grande Amarildo, quando eu frequentava Sobral Pinto, Cataguases e Piraúba, ferroviários antigos falavam da primeira estação de Piraúba, que era situada acima da rodoviária, pois o traçado antigo dava uma curva maior... há um ferroviário, de sobrenome Lima, de 95 anos que acho que saberia especificar melhor essa história... ele apareceu numa "bicicleta" de linha que experimentaram em Sobral Pinto dias atrás... foi postado pelo facebook de Sobral Pinto... abração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos registros. Excelente blog!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Felipe!
    Fico feliz que esteja gostando. E já vem chegando novas postagens!

    ResponderExcluir