quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESTAÇÃO GUARANI - Dali partia outro Ramal da EFL para Rio Pomba.


Matéria atualizada em 09 de junho de 2022.






Acima, a bela Estação de Guarani em registros de minha última visita à cidade, em 08 de junho de 2022.


Acima, belíssima panorâmica de Guarani, onde vemos a divisão da linha logo que o Trem partia da Estaçãosaindo à esquerda, seguia para o Ramal de Rio Pomba e à direita, para Piarúba na linha principal para Caratinga - Foto do acervo de Clair Rodrigues.


Abaixo, a Estação de Guarani em 1908, belíssima foto extraída do Livro "Município de Guarani - Esboço Histórico e Cronológico", de Pedro de Abreu.

Acima e abaixo, a Estação de Guarani "ontem & hoje", vendo-se a Casa Três Irmãos na extremidade direita das fotos.



Na foto abaixo, o ponto exato onde a linha se dividia logo que o Trem partia da Estação de Guaranisaindo à esquerda, seguia para o Ramal de Rio Pomba e à direita, para Piarúba na linha principal para Caratinga - Foto do acervo de Helder S. Vidal.


Logo que o Trem partia da Estação de Guarani para Piraúba, passava por esta ponte. Na foto abaixo podemos observar que já estavam retirando os trilhos após a desativação da ferrovia. Nas outras duas fotos, a mesma ponte hoje, transformada em passagem rodoviária.




Abaixo, Guarani - todo o romantismo dos tempos da ferrovia em uma foto.











Estação GUARANI






De Guarani para o Ramal de Rio Pomba





Linha de Caratinga – Km 252,984 (1960).
Altitude: 400m.
Estação inaugurada em: 15 de junho de 1883.
Estive no local em: Junho de 2012, agosto de 2013, maio de 2018 e junho de 2022.
Uso atual:  Centro Cultural e Agência da Caixa.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

Cia. União Mineira (1879-1884)
Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)









HISTÓRICO:

Depois de deixarmos para traz o triângulo de Furtado de Campos e o que sobrou da Estação de Tupi, chegamos a Estação de Guarani, na cidade de mesmo nome, onde encontramos um novo triângulo, pois Guarani era o ponto de partida para o Ramal Rio Pomba.
Em Guarani, podemos perceber que a linha férrea passava às margens da cidade quando a mesma foi inaugurada em 1883 pela antiga Cia. União Mineira, sendo incorporada, com a linha à E. F. Leopoldina em 1884.
Hoje, apesar de a área urbana ter avançado em direção e além da Estação, esta fica à parte da área central e mais populosa da cidade, diferente de São João Nepomuceno, Bicas e Pequeri, por exemplo, onde a ferrovia cortava toda a extensão da cidade e tinham suas estações localizadas bem no centro.

Em 1886, foi aberto ao tráfego o Ramal de Rio Pomba, que saía da Estação de Guarani tendo entre as duas estações a Parada Passa Cinco, ramal este suprimido em maio de 1965. 


Abaixo, três registros feitos em maio de 2018.




A ESTAÇÃO:

A antiga Estação de Guarani - tombada como Patrimônio Histórico Municipal - mantém suas características originais e já foi utilizada como rodoviária municipal, transferida para outro local. 
Hoje foi transformada em um belo Centro Cultural com destacado espaço destinado a eventos que resgatam a história e a cultura da cidade. Neste espaço cultural fui muito bem recebido por Márcia Góes, que trouxe boas notícias sobre as novas atividades que vem ocorrendo por lá.  
Na antiga estação também funciona uma agência da CAIXA. 

Logo que o Trem partia da Estação com destino a Piraúba pelo tronco principal - Linha de Caratinga - passava-se por uma bela ponte, hoje transformada em passagem rodoviária. 
Como a ponte, o antigo leito foi pavimentado e aproveitado como via de acesso à rodovia que liga Guarani a Piraúba.


Abaixo, mais uma belíssima panorâmica da Estação de Guarani, do acervo de Clair Rodrigues - restauração fotográfica: Amarildo Mayrink.



Abaixo, a porta de acesso ao Centro Cultural, onde na data de minha última visita estava acontecendo uma Exposição Fotográfica resgatando 40 anos de história do Grupo Teatro de Câmara de Guarani.


Abaixo, mais dois registros feitos em minha última visita, em junho de 2022.



Abaixo, belo registro da passagem do Trem por Guarani, do acervo de Hugo Caramuru - restauração fotográfica: Amarildo Mayrink.


Abaixo, outro belo registro do acervo de Helder S. Vidal, vendo-se a Casa Três Irmãos na extremidade direita da foto - restauração fotográfica: Amarildo Mayrink.



Abaixo, quatro registros que fiz em junho de 2012.








Natural de Guarani, o amigo Helder S. Vidal nos enviou por e-mail várias fotos que resgatam mais um pouco da história da passagem da ferrovia por aquela cidade.
Ao conhecer nosso site, Helder nos escreveu se mostrando muito feliz por ver um dos mais importantes momentos da história de Guarani sendo resgatado e nos presenteou com suas belíssimas fotos apresentadas nesta matéria.
Desde já, agradecemos ao amigo Helder.


Abaixo, mais três belos registros da passagem dos trens por Guarani, do acervo de Helder S. Vidal - restauração fotográfica: Amarildo Mayrink.




Abaixo, três registros feitos em agosto de 2013.




Abaixo, registro fotográfico da construção da ponte ferroviária. 
Trabalho de restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.

A mesma ponte hoje usada como passagem rodoviária.



Registros da construção da ponte unindo as duas partes da cidade (o centro à estação ferroviária), - Foto extraída do livro "Município de Guarani - Esboço Histórico e Cronológico", de Pedro de Abreu.

Trabalho de restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.



Abaixo, a ponte já pronta.



Abaixo, saindo da antiga estaçãoo ponto onde a linha se dividiasaindo à esquerda para o Ramal de Rio Pomba e à direita, para Piarúba na linha principal para Caratinga


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