sexta-feira, 4 de maio de 2012

CAMINHOS - Belos cenários no antigo leito da ferrovia, entre São João Nepomuceno/Furtado de Campos/Tupi.








Belíssimo trecho de mata há poucos km's de Furtado de Campos.

.
Percorri de motocicleta um percurso de 14 km entre as estações de São João Nepomuceno a Furtado de Campos através de boa estrada rural, baseada sobre o antigo leito da ferrovia.
Sempre ladeado por belos cenários, fica fácil de perceber que a estrada rural aproveitou todo o leito ferroviário onde ainda hoje encontramos muita brita, já bem assentada no solo pela ação do tempo e pelo tráfego de veículos leves e caminhões que transportam principalmente a produção de leite local.
Aparentemente, o trecho pertencente ao Município de São João Nepomuceno parece passar por constante manutenção, fato que acaba desfigurando um pouco da característica original de um antigo leito de ferrovia.
No trecho pertencente ao Município de Rio Novo, há aproximadamente 4 km de Furtado de Campos, as características do leito ferroviário ainda estão preservadas com muita brita e cenários belíssimos, com mata e riachos, mas trafega-se com tranqüilidade de carro ou de moto.
Depois de Furtado de Campos, segui por mais um trecho de 4 km pelo antigo leito da ferrovia tentando encontrar vestígios da antiga Estação de Tupi, mas desisti de continuar devido a um pequeno trecho com poças d’água - risco de ficar preso com a moto - além de uma mudança repentina do tempo que me obrigou a retornar. Mas não desisti! Fica para a minha próxima excursão pelos caminhos da antiga EFL.


Trecho entre São João Nepomuceno e Furtado de Campos.






















Trecho entre Furtado de Campos e Tupi.











Nenhum comentário:

Postar um comentário