Acima e abaixo, o local da antiga Parada em Vista Bela. Acima, foto de Paulo Neiva Pinheiro em 2025.
Abaixo, foto Marcos Farias, que percorreu o trecho em 2005. Aos pés dos dois homens vemos um "meio-fio", na verdade o alinhamento da plataforma da antiga Parada Vista Bela.
Acima, em outra foto de Marcos Farias feita em 2005 vemos o "meio-fio", na verdade o alinhamento da plataforma da antiga Parada Vista Bela.
Abaixo, o local da antiga Parada em Vista Bela em ângulo aproximado ao da foto acima. Foto de Paulo Neiva em 2025.
O local da antiga Parada em Vista Bela em 2025.
Acima e abaixo, a Casa de Turma em fotos Marcos Farias, que percorreu o trecho em 2005. Hoje ela não existe mais...
Abaixo, ruínas do alicerce da Casa
de Turma de Manutenção da VP já demolida. Imagem do Google Maps.
Acima e abaixo, a Caixa d’água metálica. Única coisa que restou do pequeno
complexo ferroviário existente em Vista Bela, que também tinha a Casa de Turma e
a Estação.
A vista do local é realmente bela e faz jus ao nome.
Paulo Neiva Pinheiro em uma das extremidades do Túnel de 1914 construído pela Leopoldina Railway Company no antigo leito ferroviário, em Vista Bela.
Estação PARADA VISTA BELA
Município: Alto Jequitibá-MG
Linha de Manhuaçu: Km 529,138 (1960).
Altitude: ?
Estação inaugurada em: ?
Estive na Estação em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Marcos Farias.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (?-1975)
HISTÓRICO:
Entre 1911 e 1915 a então Estrada de Ferro The Leopoldina Railway estendeu suas linhas até Manhuaçu - seu ponto final - tendo seus trilhos atingido o povoado de Alto Jequitibá em 1912, passando também pela Parada Vista Bela.
O trecho entre Carangola e Manhuaçu foi desativado em 23 de julho de 1975, sendo a Linha de Manhuaçu oficialmente erradicada e os trilhos retirados, fechando definitivamente a Parada Vista Bela, que foi demolida tempos depois.
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro, chegamos à Estação Parada Vista Bela, na Linha de Manhuaçú.
Paulo Neiva Pinheiro esteve na Parada Vista Bela em 2025 trazendo seu relato...
“A Parada de Vista Bela ficava localizavada num
vilarejo, na zona rural do município de Alto Jequitibá. Da Parada nada sobrou. Ainda existia
até pouco tempo uma Casa de Turma
de Manutenção da VP e uma Caixa
d'água, ambas da antiga linha da Leopoldina, próximas à Parada. Não sei o
ano de sua construção e nem o de sua demolição. Desconfio que ela seja de 1914,
ano que está escrito na boca do Túnel Ferroviário
que fica mais à frente, sentido Presidente Soares. Estive no local em 2025,
região bem difícil de se acessar por sinal, por conta da elevação em que ela
está. Percebi que a Casa de Turma que ficava próxima da Caixa d’água já foi
demolida, restando apenas a antiga Caixa d’água metálica importada da
Inglaterra. O lugar faz jus ao nome! Lá de cima se tem realmente uma vista belíssima para as montanhas da região. Aqui era plantado muito café na época da
Leopoldina. Nos dias de hoje, voltaram com as grandes plantações de café, mas
os tempos são outros…”
O antigo leito ferroviário da E.F. Leopoldina virou estrada rural. Ao fundo, o local da antiga Parada Vista Bela.
Cortes Ferroviários remanescentes
do Ramal do Manhuaçu na localidade de Vista Bela, Alto do Jequitibá-MG. Por
aqui passavam os Trens do Ramal do Manhuaçu. Obras de arte dos Engenheiros
Ingleses da Leopoldina Railway que abriram a linha na época para escoar a
produção cafeeira no final do século XIX e início do século XX.
Na foto abaixo, a outra extremidade do Túnel construído em 1914 pela Leopoldina Railway Company no antigo leito ferroviário, em Vista Bela.









Nenhum comentário:
Postar um comentário