sexta-feira, 3 de março de 2017

Próxima Parada - ESTAÇÃO BARÃO DE AQUINO, no Município de Sumidouro.





Estação Barão de Aquino
Não estive no local
Inaugurada em: 11/03/1889
Ramal de Sumidouro – Km 204,208 (1960)
Uso Atual – desconhecido.




Hoje a página otremexpresso faz sua parada na Estação Barão de Aquino, localizada no Município de Sumidouro - RJ. A verdade é que para ilustrar as informações sobre esta estação com imagens contei com a valiosa contribuição da amiga historiadora e fotógrafa Jaqueline Asth Mentora e de Jorge Plácido, ambos de Nova Friburgo.
Apesar de - sem perceber - ter passado bem próximo à estação em minha “expedição” pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina no Ramal Sumidouro com os amigos Aurinho Torres, Joséli Chapeta e Marcelo num dia extremamente produtivo e movimentado com inúmeras visitas e descobertas conhecendo obras monumentais, antigas pontes, túneis, locomotivas, estações, caixas d’água e belíssimos cenários percorrendo o antigo leito do ramal Sumidouro, acabei por não visitá-la pelo simples esquecimento de todos nós.
A Estação Barão de Aquino está localizada entre as estações de Sumidouro e Murinelli. Pertencia a Cia. Estrada de Ferro do Sumidouro, posteriormente comprada pela Leopoldina em 1885.

A Estação de Sumidouro funcionou até 31 de maio de 1967, quando o Ramal foi definitivamente suprimido.

Atualizada em 27 de março de 2017.






Nenhum comentário:

Postar um comentário