segunda-feira, 27 de março de 2017

ESTAÇÃO DONA MARIANA - Última parada do Ramal de Sumidouro antes de alcançar a linha do Cantagalo.


Matéria atualizada em 20 de dezembro de 2022.








Acima, belíssima seqüência fotográfica de Paulo Neiva Pinheiro feita em sua visita a Dona Mariana, em setembro de 2022.

Abaixo, a Caixa d'água que atendia à ferrovia.



Acima, a estação de Dona Mariana e o antigo leito ferroviário.


  Acima e abaixo, dois belíssimos registros de Marco Antonio Francisco na serra de Murineli para Dona Mariana - as colunas da Ponte Seca e a Cascata Conde D'Eu.



Na antiga e bela foto vemos a estação e o campo de futebol, possibilitando uma bela comparação com a foto abaixo extraída do Google Maps, onde podemos ver a localização exata da Estação Dona Mariana.







Estação DONA MARIANA



Município: Sumidouro - RJ
Ramal de Sumidouro: Km 180,210 (1960).
Estação inaugurada em: 11 de março de 1889.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro, Jaqueline Asth Mentora, Marco Antônio Francisco, Jorge Plácido e Ricardo Raipp.
Uso atual: Comércio e moradia.
Situação Atual – Ramal declarado erradicado, sem trilhos.


E. F. Leopoldina (1889-1967)






A ESTAÇÃO:

Também localizada no Município de Sumidouro, a Estação Dona Mariana era a última parada antes da Estação de Conselheiro Paulino, já na Linha do Cantagalo.

Para chegar à Nova Friburgo o Ramal de Sumidouro partia da estação Melo Barreto, em Minas Gerais e após passar por Dona Mariana percorria um trecho da linha do Cantagalo à partir de Conselheiro Paulino.



Importante registro de Jaqueline, uma Casa de Turma próxima à estação de Dona Mariana onde podemos ver a inscrição D.V.P. - Departamento de Via Permanente da E.F.L.


Acima e abaixo, a estação e a antiga caixa d'água para abastecimento das Locomotivas, registros de Jaqueline Asth Mentora.


HISTÓRICO:
Para ilustrar esta matéria nossa página contou com a valiosa contribuição dos amigos Jorge Plácido e Jaqueline Asth Mentora (fotos 2015), Marco Antônio Francisco (foto 2016), Ricardo Raipp (fotos 12/2020) e Paulo Neiva Pinheiro (fotos 09/2022).

Graças aos belíssimos registros feitos em suas visitas à estação e à comunidade de Dona Mariana, foi possível mostrar detalhes da antiga estação - servindo hoje de moradia - a antiga caixa d'água e belos cenários do espetacular trecho de serra de Dona Mariana a Murineli, passando pelos três túneis já apresentados aqui no blog no link abaixo:


O antigo leito ferroviário entre Murineli e Dona Mariana foi transformado em estrada rural e apresenta cenários deslumbrantes. Passar por ele nos faz viajar na imaginação e ver o trem cortando a serra...


A Estação Dona Mariana, por Marco Antônio Francisco.






Abaixo, mais uma belíssima seqüência fotográfica de Paulo Neiva Pinheiro feita em sua visita a Dona Mariana, em setembro de 2022.








Na sequência abaixo, belos cenários do espetacular trecho de serra de Dona Mariana a Murineli em registros de Jorge Plácido, quando percorreu o antigo leito da ferrovia.










Abaixo, outro belo registro da antiga caixa d'água, de Jaqueline Asth Mentora. 


Na sequência abaixo, novos registros dos belos cenários do trecho de serra de Dona Mariana a Murineli, agora sob o olhar de Marco Antonio Francisco, que também percorreu o antigo leito da ferrovia.





Nas duas fotos abaixo, a estação Dona Mariana sob o olhar de Ricardo Raipp em sua última visita, em dezembro de 2020.



4 comentários:

Horácio Corrêa Cardillo disse...

Estação pequena mais charmosa, a caixa d'água é redonda, diferentes das que tem a forma de uma caixa.

Paulo Neiva disse...

Que maravilha! Parabéns pelo blog! Muito legal!

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhece-la em janeiro de 1963.
Saudades do apito da Maria fumaça.
Elias da Costa

Anônimo disse...

Era deste lugar que vinha um trem todos os dias com um vagão-tanque trazendo água potável para as oficinas de Porto Novo.
José Carlos Faria