terça-feira, 21 de agosto de 2012

ESTAÇÃO LIGAÇÃO - Ponto de entroncamento da Linha de Caratinga com a Linha do Centro, em Ubá.

Matéria atualizada em 15 de novembro de 2023.


Acima e na sequência abaixo, as belas Estações de Ligação após amplas reformas realizadas pela prefeitura de Ubá – fotos feitas em novembro de 2023.




Na seqüência abaixo, registros feitos por mim em maio de 2018, quando encontrei as Estações necessitando de reformas, mas já havia uma equipe da prefeitura iniciando trabalhos de urbanização na praça ao entorno delas. 






Na sequência abaixo, as Estações em minha primeira visita, em julho de 2012.




Vista aérea do Triângulo de Ligação na época de minha primeira visita, em 2012, onde podemos observar o acesso vindo de Ubá ainda em estrada de terra.






Estação LIGAÇÃO




Entroncamento com a Linha do Centro



Município: Ubá
Linha de Caratinga – Km 293,746 (1960)
Altitude: 372m.
Estação inaugurada em:  1° de julho de 1886.
Estive no local em:  julho de 2012, maio de 2018 e 9 de novembro de 2023.
Uso atual: Serão ser usadas como espaços comunitários e sociais. 
Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente, sem trafego desde o início de 1990.

Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)




HISTÓRICO:

Estima-se que a Estação de Ligação tenha sido inaugurada por volta de 1886.

A Estação recebeu este nome, pois ali se juntavam duas importantes Linhas: a Linha de Caratinga, vindo de Três Rios passando por Bicas; e a Linha do Centro (Porto Novo a Ubá), que também partia de Três Rios, mas passava por Porto Novo e Cataguases.  
Na verdade, apesar de muito próximas, haviam duas Estações em Ligação - uma na linha vinda de Cataguases e outra na linha vinda de Bicas.

A Linha de Caratinga aqui citada na verdade correspondia à antiga E. F. União Mineira que vinha até Guarani. Após ser comprada pela Leopoldina em 15 de maio de 1884, construiu-se o prolongamento da Linha unindo a Estação de Guarani a Ubá, passando por Ligação.

Com a abertura da Estação de Ligação e a consequente união da Linha do Centro com a Estação de Três Rios via Bicas e Pequeri; a cidade de Ubá, por exemplo, passou a ser atendida por dois Trens, ambos vindos do Rio de Janeiro passando por Três Rios, sendo que um deles vinha por Porto Novo e Cataguases e outro, por Bicas e Guarani.

As linhas que passavam por Ligação operaram com Trens de passageiros até 1976, mas só foram suprimidas oficialmente em 1994, depois de anos sem uso, mas há registros da passagem de Trens por Ligação até o ano de 1990 seguindo pela Linha do Centro para Cataguases.

 

AS ESTAÇÕES:

Na verdade, “são duas Estações em Ligação”, dois prédios ferroviários localizados num grande Triângulo de Manobras. Era um importante e movimentado complexo ferroviário, pois por ali passavam variados Trens para variados destinos, interligando a outras Linhas e Ramais. 

A Estação que atendia à Linha do Centro vindo de Bicas era um pouco maior, ficando localizada dentro do grande Triângulo. A outra Estação, um pouco menor, fica localizada ao lado da Linha que seguia para Cataguases.

Em minha última visita a Ligação, em 09 de novembro de 2023, tive a grata surpresa de encontras as antigas Estações totalmente reformadas, bem como a praça ao entorno delas totalmente urbanizada compondo um belo cenário, obras da Prefeitura de Ubá. Segundo alguns moradores com que conversei, o projeto é transformar os prédios em espaços comunitários, como espaço para eventos culturais e Posto de Saúde, mas ainda estavam fechados.


Abaixo, mais uma sequência das belas Estações de Ligação após amplas reformas realizadas pela prefeitura de Ubá – fotos feitas em novembro de 2023.









Saída da Estação de Ligação pela Linha do Centro sentido a Diamante e Cataguases.


HISTÓRIAS:

Em minha primeira visita a Ligação, em julho de 2012, tive a oportunidade de conhecer o ferroviário aposentado Eduardo Stanziola, simpático jovem de 75 anos que trouxe informações valiosíssimas sobre a passagem dos trens da Leopoldina por Ligação. Ele começou na ferrovia como Praticante, passando a Ajudante, posteriormente a Agente de Estação vindo a aposentar-se como Supervisor. Hoje, o Sr. Eduardo reside em um Antigo Moinho localizado no Triângulo, próximo às Estações.

Abaixo, fotos do antigo Moinho em Ligação onde em minha primeira visita residia o ferroviário aposentado Eduardo Stanziola.

Abaixo, o antigo Moinho em novembro de 2023.



Com a sempre valiosa contribuição de Hugo Caramuru, comparativos históricos de Ligação.







Na seqüência abaixo, mais registros feitos por mim em maio de 2018, quando encontrei as Estações necessitando de reformas. 








Na sequência abaixo, mais alguns registros das Estações em minha primeira visita, em julho de 2012.


















Na foto abaixo: à direita - Linha de Caratinga sentido Bicas. À esquerda - Linha do Centro sentido Cataguazes.




4 comentários:

hugo disse...

Ficou ótima a comparação de antes e agora. Amarildo, vc faz uma reportagem e tanto. parabéns.

Amarildo Mayrink disse...

Obrigado pelas palavras, Hugo! Suas contribuições ajudam a torná-la muito melhor!

Ronaldo faustino disse...

Parabéns pela excelente pesquisa/ reportagem... infelizmente não cheguei a ver essas linhas em atividades,graças ao seu esforço,eu e os amantes da história ferroviária,somos transportados mentalmente a uma realidade que fica no nosso imaginario

Anônimo disse...

Um dos percursos que eu fazia de bicicleta, quando morava em Ubá.
Luiz Caramuru