quarta-feira, 5 de setembro de 2012

História da Estrada de Ferro Guararense.


Matéria atualizada em 25 de abril de 2017.



Hoje quero resgatar uma importante parte da história do transporte sobre trilhos em Bicas e Guarará.
Trata-se da Estrada de Ferro Guararense, também denominada Cia. Ferro Carril Guararense, história que me levou a pesquisar arquivos de fotos antigas, contando principalmente com a preciosa contribuição de minha irmã Marly Maria Mayrink - outra pesquisadora por natureza - que após passar uma tarde garimpando histórias em antigos jornais da Zona da Mata de Minas Gerais na Biblioteca Nacional, encontrou algumas preciosidades como as propagandas da Estrada de Ferro Guararense, publicadas no Jornal O Guarará, datado de 29 de julho de 1896 com anúncios de horários e preços das passagens.
Nos anúncios de jornal garimpados por Marly, podemos ver a preocupação dos administradores da Ferrovia em combinar seus horários com os horários dos trens da Leopoldina.





Na foto acima, o Bonde tracionado por animais tinha como ponto de partida em Bicas o local onde hoje está situado o prédio da Prefeitura da cidade. Na foto, vemos a Rua dos Operários e a Estação Ferroviária ao fundo.







Na foto acima postada por Edna Galil no facebook, belo registro da Rua Coronel Souza datado de 1920, em frente a onde hoje está situado o Banco do Brasil. Nela vemos os trilhos do Bonde, por onde um dia também passou o Trem da Estrada de Ferro Guararense.





Muito se fala sobre a famosa "Rua do Bonde", sobre o porquê deste carinhoso “apelido” à Rua Artur Bernardes, aqui em Bicas. Tal "apelido" nasceu do fato de nela ter passado por alguns anos o bonde transportando passageiros na época em que a Villa de Bicas era Distrito de Guarará.
A Estrada de Ferro Guararense administrava o transporte de passageiros sobre trilhos, inicialmente em vagões tracionados por uma pequena locomotiva que funcionou por aproximadamente dez meses, tendo seus serviços paralisados após enfrentar problemas de sub-dimensionamento da pequena Locomotiva relativo ao vagão tracionado. O serviço de transporte sobre trilhos voltou a funcionar algum tempo depois com novo vagonete de tração animal, tendo como principal objetivo interligar a sede do Município à estação de trens da Leopoldina, localizada na Villa de Bicas.



Na foto acima, outro registro do Bonde tracionado por animais passando pela localidade de Areal, já no Município de Guarará.


2 comentários:

  1. Relação de funcionários.
    data: 18/12/2015 | de: Edna Lopes de Aguiar Freitas
    Estamos levantando a árvore genealógica da família Freitas em Guarará e o bisavô do meu marido chamava-se Capitão Belchior Freitas. Sabemos apenas que foi um dos primeiros condutores na Estrada de Ferro Leopoldina, era de Guarará, seu filho era Luiz de Freitas Santos que casou-se com Guiomar Leite de Freitas, cujo pai era Francisco Ferreira de Paula Leite, não temos absolutamente nada a respeito de Belchior! Se porventura passou de alguma maneira por esse nome e puder ajudar agradecemos e parabenizamos o senhor belo belo trabalho de recuperação da memória dessa valiosa ferrovia. Abraços,
    Edna Freitas
    (email: ednaaguiarfreitas@hotmail.com)

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    1. Re:Relação de funcionários.
      data: 21/12/2015 | de: Amarildo Mayrink
      Cara leitora Edna, infelizmente até o momento não passei por este nome em minhas pesquisas. Caso venha encontrá-lo entrarei em contato. Quem sabe nossos leitores conhecem alguma história onde o nome dele apareça?
      Vamos aguardar! Atenciosamente,
      Amarildo Mayrink

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