Matéria atualizada em 03 de dezembro de 2025.
A Estação está no meio do nada, nem uma casa sequer por perto. Com certeza ela foi construída para escoar a colheita de café das fazendas da região.
Daqui podemos ver a Casa onde o Agente da Estação morava, uma
casa anexa à própria Estação.
Abaixo, espetacular registro de Geremias Correa, como que esperando na plataforma da Estação deTaquaruna pelo Trem que não mais voltará.
Abaixo, a antiga Estação de Taquaruna em 2013, por Paulo Henrique Thiengo.
Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Taquaruna em registro feito em 2025.
TAQUARUNA
Município: Alto Jequitibá - MG
Linha de Manhuaçu: Km 523,214 (1960).
Altitude: 922m.
Estação inaugurada em: Por volta de 1914.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Henrique Thiengo, Geremias Correa e Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Desconhecido.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (+-1914-1975)
HISTÓRICO:
Graças
às valiosíssimas contribuições dos amigos Geremias Correa, Paulo Henrique Thiengo, Marcos A. Teixeira e Paulo Neiva Pinheiro, chegamos à Estação Taquaruna, primeira Parada após
a Estação da Caparaó sentido à Manhuaçu.
Trata-se
de uma Estação/Parada que ilustra bem o grande valor do café na época e a força de
seus produtores. A Estação Taquaruna fica localizada na área rural do
município de Alto Jequitibá e foi construída exclusivamente para escoar a
produção rural. Com o fim do “ciclo de ouro” do café, passou a ser utilizada em
menor escala para escoar outros produtos da região passando então a ser denominada Parada Taquaruna. Com o passar do tempo seu movimento foi
diminuindo, sendo fechada de vez com toda a Linha de
Manhuaçu em 1975.
A ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação Taquaruna em 2025, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...
“A Estação de Taquaruna não tem data de
inauguração conhecida, mas, pelo estilo do prédio, deve ser dos primórdios da
linha que, ali, foi aberta por volta de 1914. Era a Estação - ou Parada - mais
alta da Linha do Manhuaçu - 922 m.
Em 23 de setembro de 1975, a RFFSA fechou o trecho da Linha de Manhuaçu entre
Manhuaçu e Carangola, tirando a função da velha Parada. Os Trens de
passageiros, então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três Rios-Recreio-Manhuaçu, ainda
passavam por ali em 1970 e devem ter sido extintos com a supressão do trecho em
1975. A Estação fica no interior de uma fazenda e não tem uso conhecido -
provavelmente um depósito. Segundo informações ela teria passado por reformas
em 2019, mas estive no local em 2025 e percebi que a Estação está completamente
abandonada. Sua pintura não aparenta ser muito antiga e o prédio aparenta estar
sem uso no momento. Sem falar que o local onde ela está localizada parece o
lugar onde “Judas perdeu as botas”, como se diz no linguajar popular. Só mesmo
a exploração do café explica uma ferrovia se embrenhar no meio do nada - como às
vezes parece essa linha. Coisas da Leopoldina visando o lucro com os fretes que
eram muitos na época do ‘boom do café’, anterior a 1929, ano da grande
depressão.”
No mapa da Leopoldina Railway de 1914 - Arquivo Nacional – pesquisa Eliezer Magliano – a Estação/Parada já aparecia sob o nome de Jequitibá. Deve-se observar que de Caparaó a Manhuaçu, a linha em vermelho representando o leito ferroviário aparece tracejada, o que pode indicar que este trecho ainda não estava em funcionamento.
Abaixo, registro em belo ângulo da Estação Taquaruna antes da última reforma, de Marcos A. Teixeira, sem informação de data.
Na sequência abaixo, a Estação Taquaruna em mais alguns registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2025.
Podemos notar a Casa do Agente da Estação nos fundos da mesma.
Telhas francesas e um escoramento do telhado da cobertura da
plataforma diferente.
Na sequência abaixo, detalhes da Estação Taquaruna em registros de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2025.
Abaixo, o interior da Estação com sinais de abandono e vandalismo.
3 comentários:
Eu queria tanto que a estação de Manhuaçu MG estivesse deste jeito, mas infelizmente foi covardemente demolida lamentável.
Geraldo José Soares
Amarildo José Mayrink belo trabalho o seu. Gostei muito das fotos. Algumas fotos são atuais. Parece que está precisando de outra reforma. Não podem deixá-la desmoronar. São 111 anos essa construção. Uma preciosidade. Uma construção histórica.
Fernando Tadeu Lannes
Saudade dos tempos passados, quando eu pedalava até essa estação. Era uma paisagem tão bonita!
Fernando Tadeu Lannes
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