Acima e abaixo, a Estação de Jaciguá sob o olhar de Da Silva Junior em 2020.
Nas três fotos abaixo, a Estação de Jaciguá em novos ângulos, por Paulo Neiva Pinheiro em 2022.
Nas três fotos abaixo, a Estação de Jaciguá em novos ângulos, por Da Silva Junior em 2020.
Estação JACIGUÁ
Antiga Virgínia
Município: Vargem Alta-ES
Linha Do Litoral - Km 513,830 (1960)
Altitude: 544 m
Estação inaugurada em: 27 de junho de 1910.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.
Uso atual: Em 2022 estava reformada e bem cuidada, sendo utilizada por serviços públicos.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Leopoldina (1910-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”
A ESTAÇÃO:
Contando mais uma vez com as
sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e
de Da Silva Junior, chegamos à Estação de Jaciguá.
Paulo Neiva Pinheiro esteve
na Estação de Jaciguá em 2022 e traz seu relato...
“A ‘Estação
de Virgínia’ foi inaugurada em 1910. Mais tarde passou a se chamar Estação Jaciguá. Ela ainda existia em
2005, como moradia. Parte estava reformada, parte não... Em 2022 estava
reformada e bem cuidada servindo como algum órgão da Prefeitura local. Na
localidade, próximo à Estação, existe ainda a Caixa d’água importada da
Inglaterra e um pontilhão metálico, também importado da Inglaterra, vindo de
navio para o Brasil onde foi montado seção por seção.”
Da Silva Junior esteve na Estação Jaciguá em 2020 e traz seu relato...
“Antiga
Estação de Virgínia. Histórias Ferroviárias que a gente vai conhecendo ao longo
do trecho relatam que a mudança para o nome Jaciguá se deu pelo fato de cartas
e Telégrafos que eram pra chegar lá estarem indo para Virgínia, nos Estados Unidos.
Pois é... Então, a Cidade passou ser chamada por Jaciguá, nome que procede de ‘jaceguai’,
que era um termo da língua geral meridional que designava uma planta da família
das cucurbitáceas, muito comum na Região.”
Acima e abaixo, a Caixa d'água inglesa.
Abaixo, mais dois belos relatos sobre a Estação de Jaciguá:
Celeste Bottrel, 03/2006...
"Adorei poder ver a estação de (...)
Jaciguá, onde comemorei meus 7 anos de idade e fiz minha primeira comunhão com
o padre Domingos Altoé. Que festança foi. E quando o trem passava então, era
tanta gente que não cabia na estação".
João Bosco Moscon, 12/2008...
"Nos registros de meu inconsciente,
esta estação tem uma relevância muito grande na história de minha vida. Menino,
muitas e muitas vezes estava eu lá, em prol da comunidade católica, vendendo
bolinhos, guloseimas etc (é bom lembrar, feitos por minha querida mãe) aos
passageiros dos trens, mistos e noturnos. Amigo, que saudade deste tempo. Que
paixão acumulada".
Nas três fotos abaixo, este prédio chamou a atenção de Paulo Neiva: Teria sido um hotel? Ou uma Casa de Turma? Embaixo parece ter sido um armazém.
Um comentário:
Esse trabalho de resgate é muito importante Amarildo. Parabéns pela perseverança e pelo ótimo trabalho!
Paulo Neiva Pinheiro
Postar um comentário