domingo, 1 de junho de 2025

ESTAÇÃO JACIGUÁ - Mais um belo prédio ferroviário na Linha do Litoral.

Acima e abaixo, a Estação de Jaciguá sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro em 2022.


Acima e abaixo, a Estação de Jaciguá sob o olhar de Da Silva Junior em 2020.


Acima e abaixo, a Estação de Jaciguá em dois belos e antigos registros. Acima, o Trem na Estação em 1996. Abaixo, a Estação em 2010.


Nas três fotos abaixo, a Estação de Jaciguá em novos ângulos, por Paulo Neiva Pinheiro em 2022.


Nas três fotos abaixo, a Estação de Jaciguá em novos ângulos, por Da Silva Junior em 2020.


Da Silva Junior e a Estação de Jaciguá.


Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Jaciguá.





vargem-alta


Estação JACIGUÁ

Antiga Virgínia


parada-salesianos



Município: Vargem Alta-ES

Linha Do Litoral - Km 513,830 (1960)

Altitude: 544 m

Estação inaugurada em: 27 de junho de 1910.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Paulo Neiva Pinheiro e Da Silva Junior.

Uso atual: Em 2022 estava reformada e bem cuidada, sendo utilizada por serviços públicos.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 


E. F. Leopoldina (1910-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)



HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições de Paulo Neiva Pinheiro e de Da Silva Junior, chegamos à Estação de Jaciguá.

Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação de Jaciguá em 2022 e traz seu relato...

“A ‘Estação de Virgínia’ foi inaugurada em 1910. Mais tarde passou a se chamar Estação Jaciguá. Ela ainda existia em 2005, como moradia. Parte estava reformada, parte não... Em 2022 estava reformada e bem cuidada servindo como algum órgão da Prefeitura local. Na localidade, próximo à Estação, existe ainda a Caixa d’água importada da Inglaterra e um pontilhão metálico, também importado da Inglaterra, vindo de navio para o Brasil onde foi montado seção por seção.”


Da Silva Junior esteve na Estação Jaciguá em 2020 e traz seu relato...

“Antiga Estação de Virgínia. Histórias Ferroviárias que a gente vai conhecendo ao longo do trecho relatam que a mudança para o nome Jaciguá se deu pelo fato de cartas e Telégrafos que eram pra chegar lá estarem indo para Virgínia, nos Estados Unidos. Pois é... Então, a Cidade passou ser chamada por Jaciguá, nome que procede de ‘jaceguai’, que era um termo da língua geral meridional que designava uma planta da família das cucurbitáceas, muito comum na Região.”


Acima e abaixo, a Caixa d'água inglesa.


Abaixo, mais dois belos relatos sobre a Estação de Jaciguá:

Celeste Bottrel, 03/2006... 

"Adorei poder ver a estação de (...) Jaciguá, onde comemorei meus 7 anos de idade e fiz minha primeira comunhão com o padre Domingos Altoé. Que festança foi. E quando o trem passava então, era tanta gente que não cabia na estação".


João Bosco Moscon, 12/2008... 

"Nos registros de meu inconsciente, esta estação tem uma relevância muito grande na história de minha vida. Menino, muitas e muitas vezes estava eu lá, em prol da comunidade católica, vendendo bolinhos, guloseimas etc (é bom lembrar, feitos por minha querida mãe) aos passageiros dos trens, mistos e noturnos. Amigo, que saudade deste tempo. Que paixão acumulada".



Bem em frente à Estação, este antigo prédio chamou a atenção de Paulo Neiva.


Na sequência abaixo, a Estação de Jaciguá em detalhes, por Paulo Neiva Pinheiro.












Acima e abaixo, mais dois registros da Estação de Jaciguá em 2015.


Na sequência abaixo, a Estação de Jaciguá em detalhes, por Da Silva Junior.










Acima e abaixo, mais dois registros da Caixa d'água inglesa.

Nas três fotos abaixo, este prédio chamou a atenção de Paulo Neiva: Teria sido um hotel? Ou uma Casa de Turma? Embaixo parece ter sido um armazém.




Abaixo, outro prédio que remonta aos áureos tempos da ferrovia.


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse trabalho de resgate é muito importante Amarildo. Parabéns pela perseverança e pelo ótimo trabalho!
Paulo Neiva Pinheiro