sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ESTAÇÃO SÃO MARTINHO - Mais um distrito de Leopoldina no ramal de Manhuassú.









Linha do centro 287,453 km

Inaugurada em 07/1874

Uso atual em reformas onde funcionará posto de saúde e dentário






Após a visita ao distrito de Providência, chegamos a São Martinho. Como nas pequenas estações da região, a Estação de São Martinho está localizada na sede do Distrito de mesmo nome e também pertence ao município de Leopoldina.
Uma boa surpresa foi encontrá-la em reformas. Segundo o Sr. Jerry, funcionário da prefeitura de Leopoldina responsável pela manutenção pública da comunidade, no local irá funcionar um posto de saúde, um posto dentário e um espaço cultural com sala de projeção de cinema e teatro, que atenderá aos moradores do distrito.
Como em Providência, foi realmente gratificante saber que a prefeitura acredita no bom aproveitamento destes espaços investindo em saúde e cultura, garantia de que estes prédios não ficarão mais abandonados e condenados à destruição.
Em São Martinho encontramos duas casas da EFL, provavelmente a maior deveria ser a antiga casa de turma e a outra, a casa do chefe da estação, os dois imóveis com sinais de desgaste natural do tempo devida a falta de manutenção, mas estão lá firmes para manterem viva a história da Estrada de Ferro Leopoldina, bem como os trens cargueiros de bauxita da FCA. 









 Bem ao lado da estação duas casas com a marca da Estrada de ferro Leopoldina - EFL.







O prédio passa por reformas e ali irá funcionar um posto de saúde, um posto dentário e um espaço cultural com sala de projeção de cinema e teatro.













Nenhum comentário:

Postar um comentário