quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ESTAÇÃO PROVIDÊNCIA - Localizada na área rural de Leopoldina.













Estação PROVIDÊNCIA



Município: Leopoldina
Ramal: Linha do Centro – Km 284,478 (1960)
Estação inaugurada em:  julho de 1874.
Estive no local em:  25 de setembro de 2014.
Uso atual: Nela funcionam Biblioteca, Videoteca, Posto dos Correios e Almoxarifado da Prefeitura.
Situação Atual – Trecho sob concessão particular, que em breve será usado pelo Trem Turístico Rio-Minas.

E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)










HISTÓRICO:

Seguindo pela BR-393, entramos em Volta Grande e seguimos pela MG 120, sentido Recreio através de estrada não pavimentada margeando com a linha ferroviária na maior parte do trecho. Após passar por Trimonte, ainda no município de Volta Grande, chegamos a Providência, uma bela e bem cuidada comunidade na área rural do município de Leopoldina. 


A ESTAÇÃO:

Estação de Providência está localizada no Distrito de mesmo nome pertencente ao Município de Leopoldina e está sob os cuidados da prefeitura. Lá funcionam biblioteca e videoteca, o posto dos correios da comunidade e o almoxarifado da prefeitura. 
Ao lado da estação encontramos uma antiga Casa de Turma também em bom estado de conservação, onde mora o funcionário da prefeitura responsável pelos serviços públicos de manutenção da comunidade.
Aliás, uma bela localidade cercada de toda a tranqüilidade da área rural, com linda igreja e praças bem cuidadas.
Pela antiga linha da Leopoldina circularam os trens de bauxita da FCA vindo de Barão de Camargos – Cataguases. Hoje aguarda a liberação para funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas. 
















A Estação fica na praça central da comunidade, onde também se encontra abela Igreja.








Um comentário:

Tonico Borges disse...

Gostei da página, entrei para conferir uma foto que tirei da Estação de Providência em 1979, estava em dúvida se era dela ou da Estação de Volta Grande.
Fiz a viagem Rio - Recreio na EF Leopoldina em 1978, foram 14 horas, de carro eram 3:30 hs. Apesar de demorada, foi ótima, valeu à pena. Muitas fotos e uma paisagem maravilhosa.
Tonico Borges