domingo, 18 de julho de 2021

ESTAÇÃO CONSELHEIRO PAULINO - Ali o Ramal de Sumidouro se unia à Linha do Cantagalo para chegar a Nova Friburgo.

 

Belíssimo e talvez o mais antigo registro da Estação de Conselheiro Paulino – Acervo otremexpresso.


Chegada festiva do trem, num dos mais conhecidos registros fotográficos da Estação de Conselheiro Paulino.






riograndina


 

Estação CONSELHEIRO PAULINO

 

nova-friburgo-cargas


nova-friburgo

 

  

Município: Nova Friburgo - RJ

Linha do Cantagalo: Km 156,792 (1960).

Altitude: 841m.

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em: Ainda não visitei a localidade.

Uso atual: Demolida. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. do Cantagalo (?-1887)

RFFSA (1887-1967)

 

 

 

Saída para o Ramal de Sumidouro:

 

dona-mariana





HISTÓRICO DA LINHA:

O ramal de Sumidouro surgiu da compra da Cia. E. F. do Sumidouro pela Leopoldina, em 1885, logo depois da abertura ao tráfego entre Melo Barreto e a fazenda Bella Joana. Com exceção do pequeno trecho inicial, em Melo Barreto, MG, ele corria todo em território fluminense. Em 1886 ele foi prolongado até a estação nova de Sumidouro, e em 1889 ele chegava a Conselheiro Paulino, na linha do Cantagalo.

Os trens de passageiros corriam no trecho entre Melo Barreto e Conselheiro Paulino. Dali chegava a Nova Friburgo, percorrendo um trecho da linha do Cantagalo.

Em 31 de maio de 1967 o ramal foi suprimido.

 

A ESTAÇÃO:

Da estação de Conselheiro Paulino saíam os trilhos do ramal de Sumidouro. O ramal de Conselheiro Paulino até Sumidouro foi aberto em 1887, quando a estação de Conselheiro Paulino já fazia parte do trecho entre Nova Friburgo e Macuco aberto entre os anos de 1873 e 1887.

O nome da estação homenageava o presidente da ferrovia Leopoldina em 1897, que assinou a venda da ferrovia para os ingleses.

Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados entre julho de 1963 e outubro de 1965.

Infelizmente a estação de Conselheiro Paulino já foi demolida, restando a estação Riograndina a pouco mais de 7 km sentido a Macuco para manter viva a história da Leopoldina nesta região, além é claro das antigas estações Friburgo Cargas (batalhão da Polícia Militar) e a de Nova Friburgo, hoje ocupada pela prefeitura daquela cidade.

Fonte: site www.estacoesferroviarias.com.br



Outro dos mais conhecidos registros fotográficos da Estação de Conselheiro Paulino - autor desconhecido.


Obra de arte retratando o trem passando por uma praça de Nova Friburgo vindo de Conselheiro Paulino - não temos o nome do autor.


Um comentário:

Unknown disse...

Na pintura o artista está retratando a Praça Getúlio Vargas e a continuação dela, que é a Praça Dermeval Moreira, a qual vem a ser o trecho da praça em frente à Catedral de São João Batista. Não é a localidade de Conselheiro Paulino, mas a pintura se faz bastante interessante por retratar um fato real: os antigos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina passavam ao lado da Praça Getúlio Vargas e os trens cruzavam em frente à Catedral de São João Batista. Havia, anos atrás, uma antiga locomotiva de serviço da Leopoldina exposta na praça. Porém, um ex-prefeito retirou a máquina do lugar. Uma pena.