quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

PARADA PATOS - Com a construção da rodovia, dela não restou qualquer vestígio.

Paulo Neiva Pinheiro seguiu a quilometragem do livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 pelo antigo leito da ferrovia: "Por aqui, em algum lugar, ficava a Parada Ferroviária Patos."





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Parada PATOS-RJ 


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Município: Conceição de Macabu-RJ

Ramal Sta. Maria Madalena - Km 274,689 (1960)

Altitude: 16 m

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Parada. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro que visitou o local em 2022.

Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1890)

E. F. Leopoldina (1890-1966/67)



HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”

 

A ESTAÇÃO:

O amigo Paulo Neiva Pinheiro percorreu o Ramal de Santa Maria Madalena em mais uma viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina. Num trabalho de verdadeira “investigação” chegou ao local da primeira Parada: Parada Patos. Segue seu relato... 

“Seguindo a quilometragem do livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 pelo antigo leito da ferrovia, cheguei ao local onde existia uma Parada Ferroviária simples - PE, a Parada Patos, já demolida e sem data de inauguração. Aconteceu que, com a construção da BR-101 e a remodelação do trevo que liga Quissamã-RJ à Conceição de Macabú-RJ, os vestígios dessa parada ferroviária foram destruídos. Sumiram mesmo! Até pouco tempo antes da remodelação do trevo Quissamã x Conceição, ainda dava para ver parte dos trilhos do antigo Ramal sob o asfalto (ver as fotos baixadas do Google Maps em 2011). Dá para ver parte dos trilhos cruzando o antigo trevo existente nas fotos de 2011 do Google Maps. A Linha existiu aqui até o início dos anos 90, pois a Usina Victor Sence, em Conceição de Macabu-RJ, utilizava a cana de açúcar proveniente das plantações de Conde de Araruama - Quissamã-RJ, Macabuzinho e etc....portanto o Trem da Usina percorria constantemente entre Conde de Araruama x Usina Victor Sence com vagões carregados de cana, o que acabou quando a Usina decretou falência, terminando assim o tráfego. Estive no local recentemente e não achei simplesmente “NADA” que possa lembrar a passagem do Trem pelo local…impressionante!

Nas últimas fotos desta postagem aparecem fotos de um acidente ocorrido em fins de 1967 no local onde aparece um prédio que pode ter sido o prédio da Parada.”


Nas três fotos abaixo, segundo Paulo Neiva, as remodelações feitas no trevo devem ter destruído todos os vestígios existentes da Parada Patos.


Aqui o trem ia sentido Macabuzinho. Podemos ver as montanhas ao fundo.


Aqui o trem ia sentido Conde de Araruama.


Por aqui passava a linha da E.F. Barão de Araruama. Lá na frente ela chegava em Conde de Araruama.


Na sequência abaixo, o antigo trevo em fotos extraídas do Google Maps em 2011, antes da remodelação do trevo. Podemos ver vestígios dos trilhos da E.F. Barão de Araruama cruzando a BR-101 indo sentido Conde de Araruama - Quissamã-RJ.






Acidente ocorrido próximo da Parada Patos/Barro Vermelho em fins de 1967. Teria sido esse prédio da direita o prédio da parada? (sobre as fotos de Manoel Monachesi).






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