Acima e abaixo, por aqui em algum local ficava a Parada São Lourenço.
Os dormentes jogados próximo ao local onde possivelmente
ficava a Parada Ferroviária. Teriam pertencido à linha do Ramal? Boas chances!
Parada SÃO LOURENÇO-RJ
Município: Conceição
de Macabu-RJ
Ramal Sta. Maria Madalena - Km 278,185 (1960)
Altitude: 18 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Parada. Fotos do
amigo Paulo Neiva Pinheiro que visitou o local em 2022.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
Cia E. F. Barão de Araruama (1879-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1966/67)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”
A
ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva
Pinheiro percorreu o Ramal de Santa Maria Madalena em
mais uma viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina.
Num trabalho de verdadeira “investigação” chegou ao local da segunda Parada: Parada São Lourenço. Segue seu
relato...
“Segundo
o livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 aqui nesse local existiu uma Parada Ferroviária
simples (PE), a Parada São Lourenço,
que não sei a data de inauguração. Não encontrei e não conheço fotos antigas
dessa parada. Ela ficava próxima a uma fazenda hoje chamada Fazenda São Luiz,
onde muito provavelmente ocorria a Parada do Trem. Não sei se esta fazenda se
chamava São Lourenço antes da construção da Parada, que parece ter sido
construída para atender e escoar a sua produção. A Linha existiu aqui até o
início dos anos 90, pois a Usina Victor Sence, em Conceição de Macabu-RJ,
utilizava a cana de açúcar proveniente das plantações de Conde de Araruama -
Quissamã-RJ, Macabuzinho, etc.... portanto o Trem da Usina percorria o trecho
entre Conde de Araruama x Usina Victor Sence periodicamente com vagões
carregados de cana para moagem, o que acabou parando quando a Usina Victor
Sence decretou falência, terminando assim o tráfego ferroviário pelo local. Estive
no local da Parada recentemente e não achei simplesmente ‘NADA’ que pudesse
lembrar a passagem do Trem por ali. Para não falar ‘nada’, encontrei alguns
dormentes jogados no chão que talvez tenham pertencido ao Ramal, algo realmente
impressionante.”
Fonte: Livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.
Paulo Neiva no local da antiga Parada Ferroviária São Lourenço.
A atual fazenda São Luiz teria sido a antiga fazenda São Lourenço
que dava nome a parada?
Porteira da fazenda São Luiz, como é chamada hoje em dia.


Um comentário:
Nunca imaginei que aquela região um dia teve trem. Porque nem vestígios tem. Morei perto e andava de moto para conhecer a região e nunca passou pela minha cabeça que já teve trem para esses lados.
Frederick C. Matos
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