quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

ESTAÇÃO SANTA FÉ - Seguindo pela Linha Auxiliar em direção a Porto Novo, era a primeira Estação em solo mineiro.

 

Sobre esta grande e bela Platafotorma ficava a Estação Santa Fé.


 Acima, a antiga Casa do Agente da Estação ainda com o Símbolo da E. F. Central do Brasil em alto relevo, relembrando tempos antigos, antes de se tornar Linha Auxiliar da E. F. Leopoldina. De um lado, os trilhos; do outro, a rodovia.


Único registro fotografico da antiga Estação de Santa Fé. Nele podemos perceber que o telhado não era visível como na maioria das estações ferroviárias.Outra bela contribuição do amigo Hugo Caramuru.



Nas quatro fotos acima, detalhes da base estrutural da antiga Estação de Santa Fé.



Acima, o que restou da segunda plataforma da antiga Estação.


Paulo Neiva e o que sobrou da Estação de Santa Fé.




penha-longa

 

Estação SANTA FÉ

 

triangulo

 

  

Município: Chiador–RJ

Linha Auxiliar – Km 184,318.

Altitude: 264,800m.

Estação inaugurada em: 22 de julho de 1869.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro, que visitou o local em setembro de 2022.

Uso atual: Estação Demolida. De pé, apenas a Casa do Agente da Estação.

Situação Atual – A linha era utilizada pela FCA no transporte de bauxita. Aguardando autorização para o funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas. 

 

E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1889)

E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1889-1911)

E. F. Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)

E. F. Leopoldina (1965-1975)

RFFSA – (1975-1997)





HISTÓRICO:

 

A Estação de Santa Fé fica situada no Município de Chiador-MG e foi inaugurada em julho de 1869, pela E. F. Dom Pedro II, no primitivo Ramal de Porto Novo.

Em 1889, a então E. F. Dom Pedro II passava a se chamar E. F. Central do Brasil, mas o ramal permaneceria sob o nome de Ramal de Porto Novo.

Em 1911, o trecho entre Três Rios e Porto Novo foi rebitolado para bitola métrica e o antigo Ramal de Porto Novo teve seu nome alterado para Linha Auxiliar, ainda pertencendo à E. F. Central do Brasil, permanecendo assim até 1965, quando o trecho finalmente passou para o controle da E. F. Leopoldina.

 

 

A ESTAÇÃO:

 

Ainda não tive a oportunidade de conhecê-la, mas graças mais uma vez aos belíssimos registros do amigo Paulo Neiva Pinheiro, apresentamos a Estação de Santa Fé, visitada por Paulo em setembro de 2022.

O prédio da antiga estação já não existe mais, restando apenas as plataformas e sua base estrutural, além da antiga Casa do Agente da Estação que permanece de pé servindo de moradia.

Era a primeira estação localizada em solo mineiro. Ao atravessar a famosa Ponte Humaitá, sobre o Rio Paraibuna, que divide os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o trem chegava a Santa Fé.



O amigo Claudio Gil nos trouxe belas recordações da Estação de Santa Fé:

“Lembro-me dela... cheguei a passar aí de trem em 1972 ao mudarmos para Três Rios e em 1975, indo para a exposição em Além Paraíba. Depois parou de funcionar, roubaram as madeiras, telhas, janelas e tijolos, ficando só a base e a rampa da plataforma. Ela era retangular, sem o telhado em V invertido, parecia uma cadeia de faroeste. Este prédio ainda de pé nas fotos era a casa do Agente da Estação, eu acho... e mais a frente, sentido Penha Longa, uns dois km’s mais ou menos, tinha uma Casa de Turma que também derrubaram. Uma pena infelizmente. A de Teixeira Soares teve o mesmo fim. Chiador e Simplício só não foram totalmente exterminadas porque são de pedras encaixadas. Se fossem de tijolos maciços só teria ficado a plataforma.”



Acima e abaixo, detalhes da base estrutural da antiga Estação de Santa Fé.






Acima, detalhes da antiga Casa do Agente da Estação ainda com o Símbolo da Estrada de Ferro Central do Brasil em alto relevo. 


Acima, a famosa Ponte Humaitá sobre o Rio Paraibuna, que divide os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Logo após atravessar a ponte, o trem chegava a Estação de Santa Fé.


Na sequência abaixo, detalhes das plataformas da estação.











 Abaixo, a Casa do Agente da Estação vista pelo lado da rodovia.



6 comentários:

Anônimo disse...

Opa! É sempre uma honra e um prazer poder contribuir com essa respeitada página!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Uma das mais antigas estações do Estado de MG junto com a de Chiador.
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Uma pena que a empresa responsável deixe o imóvel nessa situação. Poderia estar conservado para visitação ou outro objetivo turístico que venha a dignificar a história. Uma pena!!! Fala-se tanto em cultura...!!! E este imóvel está ainda de pé!!!
Célio Barbosa

Anônimo disse...

Saudades do meu tempo de criança, quando vinha de Chiador para Três Rios.
Marilda Oliveira

Anônimo disse...

Eu também me lembro! Morei perto e embarcava no trem para visitar meu avô que morava em Penha Longa.
Regina Constantino

Anônimo disse...

Eles não conservam nada! Precisa ver como está Silva Freire Museu, está tudo abandonado! Um prédio tão bonito... cada um que entra é pior que o outro.
Anatolia Barbosa Dos Santos