Matéria
atualizada em 28 de maio de 2021.
Acima, foto inédita da Estação de Sumidouro, presente dos amigos da página do facebook Pró-Memória. Provavelmente o mais antigo registro da Estação.
Acima, dois registros da área central de
Sumidouro, vendo-se a antiga Estação em destaque.
Acima, mais uma foto inédita da Estação de Sumidouro apresentada pelos amigos da página do facebook Pró-Memória.
Acima, um dos mais belos
registros fotográficos de Sumidouro. A composição sobre a Ponte Seca.
Abaixo, as colunas da Ponte Seca hoje.
Abaixo, as colunas da Ponte Seca hoje.
Acima e abaixo, o belíssimo cenário das colunas da Ponte Seca.
Acima, um dos mais belos presentes que já recebi, a Ponte Seca em belíssima tela do artista Frederico Freire. Devia ser realmente fantástico assistir a passagem do trem sobre a ponte por este ângulo.
Acima, belíssima vista da área central de Sumidouro, vendo-se parte da Estação na extrema direita da foto, com dois vagões estacionados próximos a ela.
Acima, outro belo registro da antiga Estação de Sumidouro, destacada em primeiro plano.
Estação
SUMIDOURO
Município: Sumidouro -
RJ
Ramal
de Sumidouro: Km 214,419 (1960).
Altitude: 346m.
Estação
inaugurada em: 1886.
Estive
no local em: 25 de janeiro de 2017.
Uso
atual: Demolida.
Situação
Atual – Ramal declarado erradicado, sem trilhos.
C. E. F. Sumidouro (1885)
E. F. Leopoldina (1885-1967)
HISTÓRICO:
Originalmente
o Ramal de Sumidouro foi aberto ao tráfego pela Cia. Estrada de Ferro do
Sumidouro ligando Melo Barreto - MG a fazenda Bella Joana, onde existia a
primeira estação com o nome Sumidouro. Logo depois da abertura ao tráfego
aconteceu sua compra pela Leopoldina em 1885, que a prolongou até a nova Estação
Sumidouro em 1886, ano de sua inauguração na hoje sede do Município, passando a
antiga estação a chamar-se Bella Joana, pois ficava na fazenda de mesmo nome.
Em
1889 o Ramal chegava a Conselheiro Paulino, na linha do Cantagalo.
A partir daí, os trens de passageiros corriam entre Melo Barreto e Nova Friburgo percorrendo um trecho da linha do Cantagalo.
A partir daí, os trens de passageiros corriam entre Melo Barreto e Nova Friburgo percorrendo um trecho da linha do Cantagalo.
A
Estação de Sumidouro funcionou até 31 de maio de 1967, quando o Ramal foi
definitivamente suprimido.
Acima, um dos últimos e mais conhecidos registros da Estação de Sumidouro.
Acima, mais um belo registro da antiga Estação de Sumidouro, destacada no centro da foto.
Acima, registro de um desfile de 7 de setembro passando ao lado da antiga Estação de Sumidouro.
Outro belo registro
fotográfico da sempre festiva e movimentada chegada da composição na estação.
Na seqüência abaixo, o sempre triste momento para as cidades onde existiu a ferrovia - a retirada dos trilhos na passagem do último trem por Sumidouro.
Do acervo Pró-Memória Sumidouro e de Valesca Ponciano - foto Mondir.
Abaixo, a Ponte Seca e seus caminhos. Dois belos registros de Ricardo Raipp realizados em setembro de 2020.
MINHA VISITA:
No
dia 25 de janeiro percorri o belíssimo trecho do Ramal de Sumidouro visitando
estações, túneis, pontes e caixas d’água pelo antigo leito da ferrovia.
Inicio as publicações desta verdadeira expedição nas linhas da Leopoldina pela
estação que deu nome ao ramal: SUMIDOURO.
Lá
fui muito bem recebido por Aurinho Torres, que deverá assumir uma nova secretaria a ser criada na Prefeitura de Sumidouro responsável pela área de Cultura e Turismo. Marcelo Almeida, responsável pelo Centro de
Documentação Histórica Pró-Memória, divisão da Secretaria Municipal de Educação
e Cultura e pela fotógrafa Joséli Chapeta, que também deverá atuar na nova secretaria.
Para nós que trabalhamos incansavelmente pela preservação da história - aqui, da estrada de Ferro Leopoldina e da ferrovia em nosso País de modo geral - é extremamente gratificante quando encontramos pessoas diretamente ligadas à administração pública preocupadas e interessadas em preservar a história local.
No caso de Sumidouro, tornou-se mais gratificante e interessante pelo fato de buscarem o resgate e a preservação de sua história tanto culturalmente quanto no potencial turístico que ela representa.
Foi uma visita extremamente produtiva e agradável visitando as belas colunas da Ponte Seca, verdadeiro monumento histórico local, além dos três túneis de Murineli, que serão motivo de outra publicação aqui no blog.
No caso de Sumidouro, tornou-se mais gratificante e interessante pelo fato de buscarem o resgate e a preservação de sua história tanto culturalmente quanto no potencial turístico que ela representa.
Foi uma visita extremamente produtiva e agradável visitando as belas colunas da Ponte Seca, verdadeiro monumento histórico local, além dos três túneis de Murineli, que serão motivo de outra publicação aqui no blog.
Acima, um belo registro
fotográfico da inauguração da Ponte Seca em 1888.
Acima, muito bem acompanhado de Marcelo do Pró- Memória Sumidouro e Aurinho Torres.
PONTE SECA:
Seu
nome não é alusivo apenas ao fato de não ter sido construída sobre um riacho,
tão pouco sobre vão entre duas montanhas ou morros, mas é principalmente por ser uma
ponte em curva construída com o objetivo de alcançar o raio de curvatura exigido
para a construção da linha férrea visando contornar o morro onde está
localizada. Ou seja: para alcançar este raio de curvatura exigido ergueram as
belas e históricas colunas.
Desativada
a ferrovia e a ponte deste 1967, hoje só restam as belas e imponentes colunas
da antiga Ponte Seca, cartão postal e patrimônio histórico da cidade de Sumidouro.
Acima, a Ponte Seca em outra bela tela do artista Frederico Freire.
PEDRA DUAS IRMÃS:
Em minha visita a Sumidouro, tive a oportunidade de conhecer o belo atrativo Pedra Duas Irmãs, um portal natural de entrada para o bairro. Duas gigantescas pedras que se deslocaram em um grande desmoronamento, vindo a se encaixar e se apoiar com perfeição uma na outra, tornando-se o portal de entrada do bairro que recebeu o mesmo nome do monumento natural - Bairro Duas Irmãs.
Conheça um pouco mais no relato de Marcelo, do Pró-Memória Sumidouro:
.
Em minha visita a Sumidouro, tive a oportunidade de conhecer o belo atrativo Pedra Duas Irmãs, um portal natural de entrada para o bairro. Duas gigantescas pedras que se deslocaram em um grande desmoronamento, vindo a se encaixar e se apoiar com perfeição uma na outra, tornando-se o portal de entrada do bairro que recebeu o mesmo nome do monumento natural - Bairro Duas Irmãs.
Conheça um pouco mais no relato de Marcelo, do Pró-Memória Sumidouro:
.
"O
Portal “Pedra Duas Irmãs” é mais um dos atrativos de Sumidouro. Não se sabe quando ocorreu, mas
pelas evidências de ocorrências parecidas pela localidade e região, o Portal é resultante de um processo milenar de erosão dos grandes afloramentos de rocha
que formam as montanhas de pedra, característica tão marcante na região. Os
grandes blocos se desprendem das encostas e rolam morro abaixo vindo parar nos
vales. O que chama a atenção é a forma exótica em que elas se acomodaram uma
sobre a outra, formando o raro pórtico de entrada do Bairro Duas Irmãs. Antes
da criação do bairro, o local - por onde também passa o rio Paquequer - e todo o
seu entorno havia recebido o nome de Recanto Duas Irmãs.
Ou
seja, tudo aconteceu bem antes da criação da comunidade. Existem várias outras
formações de cavernas e grutas que também são resultantes deste processo de
erosão que vem ocorrendo há centenas de milhares de anos. Inclusive o túnel
subterrâneo por onde o rio Paquequer desaparece para ressurgir 300 metros
adiante no leito rochoso."
6 comentários:
A visita de Amarildo Mayrink foi uma grande injeção de ânimo para os saudosos sumidourenses, que tanto prazer têm em recordar a gloriosa época em que o trem pulsava no coração do povo que vinha cortejá-lo na estação!
A visita de Amarildo foi presente para a memória história local, bem como uma alegria para todos que tiveram a honra de conhecer este brasileiro que honra a memória do patrimônio histórico ferroviário!
Desejamos continuar podendo contar com o apoio competente, profissional e voluntário deste exemplo de cidadão dedicado!
(Marcelo Almeida-Pró-Memória dá Prefeitura de Sumidouro).
Amarildo, sensacionais suas fotos. Quando estivemos no antigo leito não nos foi possível ver as colunas da Ponte Seca de perto. Parecem-se com os silenciosos Moais da Ilha da Páscoa. Na verdade não é uma ponte, pois ela não cruza nenhum Rio. Tecnicamente falando, o correto seria Viaduto Seco. Mas, devo admitir, Ponte Seca é mais bonito. Parabéns pelas fotos e, se me permite, vou incluí-las no Informativo AFPF de fevereiro/2017.
Agradeço suas palavras, caro amigo! Torço para que consigam desenvolver grandes projetos visando a preservação desta bela parte da história de Sumidouro - a Ferrovia. Sucesso a todos!
As colunas são realmente imponentes, Antonio Pastori! Importante também a informação sobre o viaduto que se tornou a "Ponte Seca".
Quanto às fotos, fique a vontade para publicá-las no informativo da AFPF. Será uma honra!
Boa noite, gostaria de falar com vc sobre a rotunda de Porto Novo e pedir uma pequena correção. obrigado
O e-mail de nossa página está à sua disposição para sugestões, dúvidas e para a possível correção citada:
otremexpresso@gmail.com
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