domingo, 21 de abril de 2019

ESTAÇÃO FARIA LEMOS - Mais um belíssimo Patrimônio Histórico totalmente restaurado.

Matéria atualizada em 30 de outubro de 2023.

Em mais um belíssimo registro fotográfico do acervo do IPHAN, a Estação de Faria Lemos nos primeiros tempos da ferrovia.

 Abaixo, todo o romantismo da chegada do Trem na Estação em belíssima tela de Eliana Rodrigues, artista de Faria Lemos.


Na sequência abaixo, a Estação de Faria Lemos transformada numa verdadeira "Obra de Arte" após minucioso trabalho de restauração realizado em 2023. 










Abaixo, espetacular foto aérea de Faria Lemos tendo a Estação Ferroviária em destaque.


 Acima, a belíssima foto que gerou a também belíssima tela de Eliana Rodrigues, artista de Faria Lemos.


A belíssima foto do acervo do IPHAN destacando a movimentada Estação de Faria Lemos nos primeiros tempos da ferrovia.





Estação FARIA LEMOS



Linha de Manhuaçú – Km 439,840.
Altitude: 329m.
Estação inaugurada em: 06 de junho de 1887.
Estive no local em: Março de 2019 e junho de 2023.
Uso atual: Departamento de Cultura e Turismo e Museu.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1977)






Acima, composição fotográfica que realizei relembrando os bons tempos da ferrovia, singela homenagem aos amigos de Faria Lemos.

HISTÓRICO:

Uma das coisas mais gratificantes de meu trabalho na página “otremexpresso” é ter visitado Estações que estavam abandonadas e, ao retornar a elas, encontra-las restauradas, renascidas, belas, úteis e preservadas como todo Patrimônio Histórico deveria ser.

Em maio de 2023 recebi com extrema alegria convite da Prefeitura de Faria Lemos para participar da “Reinauguração Histórica da Estação Ferroviária Luiz Gonzaga Drumond”. E lá fui eu para mais uma extremamente gratificante viagem pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina...

Chegando em Faria Lemos fui atenciosamente recebido por Ana Lúcia Gonçalves - Secretária de Ensino, Cultura e Esporte - por Paulo Salles - do Departamento de Cultura e Turismo - e por Gilberto Damas - Prefeito Municipal, que estavam nos últimos preparativos para a grande festa.

Foi realmente indescritível a sensação de encontrar a Estação de Faria Lemos belíssima e poder participar deste grandioso e histórico evento! Presenciar o encantamento e a emoção estampada no rosto das pessoas presentes, especialmente dos ferroviários homenageados: Sr. Francisco Gonçalves; Sr. José Maria de Oliviera; Sr. Nazário; Sr. Sebastião Patrocínio; Sr. Etelvino Joaquim de Oliveira; Sr. Nelson Guarada Chave; Sr. José Dimas; Wilson dos Santos; Manoel Geraldo da Silva; Antônio Miranda; Sra. Sueli Ferreira Rocha (filha) e Lucy Félix de Siqueira (esposa).

Oportunidade também de fazer novas amizades, encontrar conterrâneos e no dia seguinte poder visitar outras Estações que ainda não conhecia... enfim, valeu a pena!

As fotos não deixam dúvida da extrema beleza que ficou a Estação de Faria Lemos.

Além das fotos que fiz em 2019 e em junho de 2023, em setembro de 2023 recebi mais um registro espetacular dos amigos do IPHAN - foto em que realizei o trabalho de restauração - mostrando passageiros aguardando na plataforma e todo o movimento ao lado da Estação, nos primeiros tempos da ferrovia em Faria Lemos.

 









Na seqüência abaixo, registros da belíssima festa de Reinauguração Histórica da Estação Ferroviária Luiz Gonzaga Drumond. 



Acima, ferroviários farialemenses sendo homenageados na grande festa.


Com grande emoção também recebi a placa comemorativa do Prefeito Gilberto Damas acompanhado da primeira-dama Terezinha Maria de Jesus Ventura. 







CURIOSIDADES:

Devido à sua grande área territorial, o município guarda uma peculiaridade bastante interessante: a antiga Linha de Manhuaçú deixava o município entrando na área territorial de Carangola, onde parava em sua estação principal. Em seguida chegava à Parada Lacerdina e, logo após, à Parada Generalambas ainda em Carangola - para em seguida retornar à área territorial de Faria Lemos chegando à Estação Ernestina.

Observando-se os mapas ferroviários é possível perceber a volta que o trem fazia para transpor a serra em direção ao município de Caiana, num trajeto conhecido como “ferradura”.

A região tem grande fluxo de viajantes através de caminhadas de fé, num percurso conhecido como “Caminho da Luz”, que engloba as estações de Tombos, Faria Lemos, Parada General e Ernestina em seu percurso, onde os caminhantes podem desfrutar de belíssimos cenários, especialmente em terras de Faria Lemos.


Mais uma belíssima tela de Eliana Rodrigues, artista de Faria Lemos.

PRIMEIRA VISITA:

Em minha primeira viagem pela Linha de Manhuaçú em 2019, a antiga Estação de Faria Lemos não apresentava um bom estado de conservação. Localizada na praça central da cidade, o prédio já demostrava precisar de uma bela restauração. Fui bem recebido pelo então Secretário Municipal de Turismo Wanderson de Assis Braz, que se mostrou atencioso e bastante interessado no trabalho apresentado pela página otremexpresso. Conversamos muito e ele demonstrou ser profundo conhecedor da história da ferrovia e de sua importância para a região.

Além de vasto material fotográfico, Wanderson trouxe importantes informações sobre a ferrovia em Faria Lemos.

Também nesta primeira visita, Wanderson nos forneceu as belíssimas fotos aéreas da cidade apresentadas aqui, além de outros belos registros fotográficos das estações Parada General e Ernestina com os quais foi possível preparar as matérias sobre aquelas estações.







A ESTAÇÃO:

Em minha primeira visita em 2019, não encontrei a Estação em bom estado de conservação. Mas em minha segunda visita em junho de 2023, graças a um detalhado trabalho de restauração realizado pela administração municipal, encontrei a Estação de Faria Lemos belíssima, com todas as suas características originais preservadas. Nela irá funcionar o Departamento de Cultura e Turismo e um Museu, que já recebeu fotos e telas históricas.

Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, no link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/farialemos.htm   “em 17/11/1977, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Carangola, fechando de vez a estação. Os trens de passageiros pararam também nessa data. Em 1976, esses trens, que saíam de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Faria Lemos às 11:56.”




 Acima, a tristeza de ver o trem com os vagões-prancha que retirariam os dormentes e os trilhos da linha e do pátio da Estação de Faria Lemos, depois de já ter feito isso com o desvio entre a Estação e a calçada à direita. Final de uma era e perda, para a cidade, de uma modalidade de transporte que ela jamais terá outra vez. Qual será data da foto? Provavelmente, finalzinho de 1977.


Na seqüência abaixo, os registros de minha primeira visita à Estação de Faria Lemos em 2019 comprovam a dimensão do belíssimo trabalho realizado em 2023.









Abaixo, uma espetacular seqüência de fotos aéreas de Faria Lemos tendo a Estação Ferroviária sempre em destaque.








Aproveitei minha estadia em Faria Lemos para visitar o Morro do Cristo e contemplar o belíssimo visual da cidade.




Abaixo, o prédio do antigo cinema da cidade, outro Patrimônio Histórico resgatado pela administração municipal em 2023.




15 comentários:

Anônimo disse...

Faria Lemos minha cidade natal !
Meu saudoso pai Jurandy Carlos Siqueira era trabalhador da via permanente e depois escriturário do mestre de Linha. Aos 5 anos de idade eu o acompanhava em suas rondas pela madrugada antes do expresso passar, e um dia me tornei maquinista da 7 divisão operacional Leopoldina.
Paulo Toledo Siqueira

Anônimo disse...

Parabéns para todos os municípios que preservam este patrimônio histórico!
Nyldo Coutinho

Anônimo disse...

Belíssimas imagens! Esse deveria ser o propósito das cidades onde não circulam mais trens. Aí está um espetáculo de exemplo para a cidade onde vivemos. Acredito que ainda existe cidades com esse mesmo perfil.
Luiz Alfredo Alves Alfredo

Anônimo disse...

Na década de 50 passava sempre nesta estação em viagem entre Eugenópolis e Carangola. Bons tempos!!!
Elien Oisorbma Ortsac

Anônimo disse...

Seu trabalho é fantástico!! Parabéns!!
Sueli Cerdeira Guarnieri

Anônimo disse...

Uma grande ação dos gestores públicos da cidade e exemplo para todos os demais municípios e capitais do Brasil!!
Luciano Tavares

Anônimo disse...

Minha terra!!
Vicente Faria Lemos

Anônimo disse...

Minha terra amada, quantas saudades do trem expresso e do trem noturno, só doces lembranças.
Vicente Faria Lemos

Anônimo disse...

Estou me preparando para fazer uma viagem nesta rota... Vamos que vamos!
Marco Antônio Francisco

Anônimo disse...

Para variar, mais um grande trabalho de vc.
Osmary Avellar de Macedo

Anônimo disse...

Ahhh que época maravilhosa! Uma pena não ter vivenciado tudo isso. Eu nasci no ano que o trem de ferro encerrou suas atividades por aqui.
Gosto muito de conhecer as histórias de minha amada cidade.
Josy Olliver

Anônimo disse...

Meu pai andou muito nesse trem e nos conta muitas histórias dessa época.
Tamara Oliveira

Anônimo disse...

Tempos idos!!!
Como falo sempre: Ainda bem que temos fotografias! Pois no final só nos restam elas pra revermos nossas lembranças!!
Marise Ramos da Costa

Anônimo disse...

Eu andei muito nesse trem, era muito bom...
Angela Meira

Anônimo disse...

Parabéns Amarildo José Mayrink, pelos belos e valiosos registros das histórias de nossas estações e estradas de ferro! Seu trabalho é uma contribuição incrível para preservar nossa rica herança ferroviária.
Ana Lúcia Gonçalves