HISTÓRICO:
Uma das coisas mais gratificantes de meu trabalho na página “otremexpresso” é ter visitado Estações que estavam abandonadas e, ao retornar a elas, encontra-las restauradas, renascidas, belas, úteis e preservadas como todo Patrimônio Histórico deveria ser.
Em maio de 2023 recebi com extrema alegria convite da Prefeitura de Faria Lemos para participar da “Reinauguração Histórica da Estação
Ferroviária Luiz Gonzaga Drumond”. E lá fui eu para mais uma extremamente
gratificante viagem pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina...
Chegando
em Faria Lemos fui atenciosamente recebido por Ana Lúcia Gonçalves - Secretária de Ensino, Cultura e Esporte - por Paulo Salles - do Departamento de Cultura e Turismo - e
por Gilberto Damas - Prefeito Municipal, que estavam nos últimos preparativos
para a grande festa.
Foi realmente indescritível a sensação de encontrar a Estação de Faria Lemos belíssima e poder participar deste grandioso e histórico evento! Presenciar o encantamento e a emoção estampada no rosto das pessoas presentes, especialmente dos ferroviários homenageados: Sr. Francisco Gonçalves; Sr. José Maria de Oliviera; Sr. Nazário; Sr. Sebastião Patrocínio; Sr. Etelvino Joaquim de Oliveira; Sr. Nelson Guarada Chave; Sr. José Dimas; Wilson dos Santos; Manoel Geraldo da Silva; Antônio Miranda; Sra. Sueli Ferreira Rocha (filha) e Lucy Félix de Siqueira (esposa).
Oportunidade também de fazer novas amizades, encontrar conterrâneos e no dia seguinte poder
visitar outras Estações que ainda não conhecia... enfim, valeu a pena!
As
fotos não deixam dúvida da extrema beleza que ficou a Estação de Faria Lemos.
Além das fotos que fiz em 2019 e em junho de 2023, em setembro de 2023 recebi mais um registro espetacular dos amigos do IPHAN - foto em que realizei o trabalho de restauração - mostrando passageiros aguardando na plataforma e todo o movimento ao lado da Estação, nos primeiros tempos da ferrovia em Faria Lemos.
CURIOSIDADES:
Devido
à sua grande área territorial, o município guarda uma peculiaridade bastante
interessante: a antiga Linha de Manhuaçú
deixava o município entrando na área territorial de Carangola, onde parava em sua estação principal. Em seguida chegava
à Parada Lacerdina e, logo após, à Parada General - ambas ainda em
Carangola - para em seguida retornar à área territorial de Faria Lemos chegando à Estação
Ernestina.
Observando-se
os mapas ferroviários é possível perceber a volta que o trem fazia para
transpor a serra em direção ao município de Caiana,
num trajeto conhecido como “ferradura”.
A
região tem grande fluxo de viajantes através de caminhadas de fé, num percurso
conhecido como “Caminho da Luz”, que
engloba as estações de Tombos, Faria
Lemos, Parada General e Ernestina em seu percurso, onde os caminhantes
podem desfrutar de belíssimos cenários, especialmente em terras de Faria Lemos.
PRIMEIRA VISITA:
Em
minha primeira viagem pela Linha de Manhuaçú em 2019, a antiga Estação de Faria
Lemos não apresentava um bom estado de conservação. Localizada na praça central
da cidade, o prédio já demostrava precisar de uma bela restauração. Fui bem
recebido pelo então Secretário Municipal de Turismo Wanderson de Assis
Braz, que se mostrou atencioso e bastante interessado no trabalho
apresentado pela página otremexpresso. Conversamos muito e ele demonstrou ser
profundo conhecedor da história da ferrovia e de sua importância para a região.
Além
de vasto material fotográfico, Wanderson trouxe importantes informações sobre a
ferrovia em Faria Lemos.
Também nesta primeira visita, Wanderson nos forneceu as belíssimas fotos aéreas da cidade apresentadas aqui, além de outros belos registros fotográficos das estações Parada General e Ernestina com os quais foi possível preparar as matérias sobre aquelas estações.
A ESTAÇÃO:
Em
minha primeira visita em 2019, não encontrei a Estação em bom estado de
conservação. Mas em minha segunda visita em junho de 2023, graças a um
detalhado trabalho de restauração realizado pela administração municipal, encontrei
a Estação de Faria Lemos belíssima,
com todas as suas características originais preservadas. Nela irá funcionar o Departamento de Cultura e Turismo e um Museu, que já recebeu fotos e telas
históricas.
Segundo
consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, no
link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/farialemos.htm “em
17/11/1977, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Carangola,
fechando de vez a estação. Os trens de passageiros pararam também
nessa data. Em 1976, esses trens, que saíam de Recreio todos os dias às 6 da
manhã, chegavam a Faria Lemos às 11:56.”
15 comentários:
Faria Lemos minha cidade natal !
Meu saudoso pai Jurandy Carlos Siqueira era trabalhador da via permanente e depois escriturário do mestre de Linha. Aos 5 anos de idade eu o acompanhava em suas rondas pela madrugada antes do expresso passar, e um dia me tornei maquinista da 7 divisão operacional Leopoldina.
Paulo Toledo Siqueira
Parabéns para todos os municípios que preservam este patrimônio histórico!
Nyldo Coutinho
Belíssimas imagens! Esse deveria ser o propósito das cidades onde não circulam mais trens. Aí está um espetáculo de exemplo para a cidade onde vivemos. Acredito que ainda existe cidades com esse mesmo perfil.
Luiz Alfredo Alves Alfredo
Na década de 50 passava sempre nesta estação em viagem entre Eugenópolis e Carangola. Bons tempos!!!
Elien Oisorbma Ortsac
Seu trabalho é fantástico!! Parabéns!!
Sueli Cerdeira Guarnieri
Uma grande ação dos gestores públicos da cidade e exemplo para todos os demais municípios e capitais do Brasil!!
Luciano Tavares
Minha terra!!
Vicente Faria Lemos
Minha terra amada, quantas saudades do trem expresso e do trem noturno, só doces lembranças.
Vicente Faria Lemos
Estou me preparando para fazer uma viagem nesta rota... Vamos que vamos!
Marco Antônio Francisco
Para variar, mais um grande trabalho de vc.
Osmary Avellar de Macedo
Ahhh que época maravilhosa! Uma pena não ter vivenciado tudo isso. Eu nasci no ano que o trem de ferro encerrou suas atividades por aqui.
Gosto muito de conhecer as histórias de minha amada cidade.
Josy Olliver
Meu pai andou muito nesse trem e nos conta muitas histórias dessa época.
Tamara Oliveira
Tempos idos!!!
Como falo sempre: Ainda bem que temos fotografias! Pois no final só nos restam elas pra revermos nossas lembranças!!
Marise Ramos da Costa
Eu andei muito nesse trem, era muito bom...
Angela Meira
Parabéns Amarildo José Mayrink, pelos belos e valiosos registros das histórias de nossas estações e estradas de ferro! Seu trabalho é uma contribuição incrível para preservar nossa rica herança ferroviária.
Ana Lúcia Gonçalves
Postar um comentário