terça-feira, 29 de abril de 2025

ESTAÇÃO PEDRA DOS VENTOS - Antigo Posto Telegráfico da Linha do Litoral.

Raro registro da Estação Pedra dos Ventos de pé, mas já em ruínas no ano 2000. Foto de Jéferson Henrique Marques.

 

O alicerce/base foi o que sobrou da antiga Estação Pedra dos Ventos. Da Silva Junior visitou a Estação em abril de 2018. Nas fotos podemos observar a escadaria de acesso à Estação. Ela ficava num plano acima da pequena vila de casas. 


O mesmo alicerce/base que sobrou da antiga Estação Pedra dos Ventos, por Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a Estação em outubro de 2022.


Acima, registros das AMV's de início da duplicação da Linha, antes e depois da Estação. Abaixo, Da Silva Junior e o que sobrou da Estação Pedra dos Ventos.




jucu


usina-eletrica


Estação PEDRA DOS VENTOS-ES


domingos-martins



Município: Domingos Martins-ES

Linha Do Litoral - Km 602,024 (1960)

Altitude: 234 m

Estação inaugurada em:  1900.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Da Silva Junior(2018) e Paulo Neiva Pinheiro (2022).

Uso atual: Abandonado. Prédio demolido, restando apenas o alicerce/base da antiga Estação.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 


E. F. Sul E. Santo (1900-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Da Silva Junior esteve na Estação em abril de 2018 e traz seu relato...

"Antigo Posto Telegráfico fundado em 1900 pela Estrada de Ferro Sul do E.S. e arrematada pela Leopoldina Railway Company em 1907, a Estação Pedra dos Ventos fica a 234m de altura em relação ao nível do mar. Em 1905 a primeira casa foi desmanchada e suas madeiras foram usadas na Estação Ferroviária de Viana, chamada antigamente de Jabaeté - KM 613. Em 1975, época da RFFSA, ela foi fechada nunca mais sendo usada. Em 1996 o trecho passou para o controle da FCA - Ferrovia Centro Atlântica, usando o local como Casa de Turma, já de alvenaria para em seguida ser desativada, fincando assim como está nas fotos: abandonada."



Abaixo, mais um registro do que sobrou da Estação Pedra dos Ventos, por Da Silva Junior.


Cenário pelos caminhos que Paulo Neiva Pinheiro percorreu pela Linha do Litoral para chegar à Estação Pedra dos Ventos.






2 comentários:

Anônimo disse...

Difícil de acessar hein! Mas valeu a pena! Grande trabalho de resgate Amarildo!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Triste ver este lindo patrimônio da Leopoldina abandonado, mas pelo menos os trilhos permanecem no lugar. Aqui em Manhuaçu-MG infelizmente foi tudo retirado e a estação demolida covardemente, não existe nada da Leopoldina só poucas fotos!
Geraldo José Soares