quarta-feira, 10 de abril de 2019

ESTAÇÃO ANTÔNIO PRADO DE MINAS - Última parada no estado de Minas Gerais antes de chegar a Porciúncula - RJ.


Matéria atualizada em 19 de julho de 2023.

Acima e nas nove fotos abaixo, a Estação de Antônio Prado de Minas em detalhes.










Acima, o belo receptivo na chegada a Antônio Prado de Minas.


Acima e abaixo, a Estação de Antônio Prado de Minas "ontem & hoje", graças à valiosa contribuição de Carlos Eduardo Negreiros.






Estação ANTÔNIO PRADO DE MINAS




Linha de Manhuaçú – Km 398,229.
Altitude: 304m.
Estação inaugurada em: 25 de janeiro de 1886.
Estive no local em: março de 2019 e junho de 2023.
Uso atual:  Estação em bom estado de conservação. Em uso pela Associação de Produtores Rurais.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1886-1975)

RFFSA (1975-1979)






HISTÓRICO: 

A Estação Antônio Prado de Minas praticamente recebe o visitante que chega à cidade vindo de Eugenópolis, quase um “portal da cidade”. 
Logo que aparecem as primeiras casas avista-se a bela Estação no lado direito da rua principal.
Em minhas duas visitas a Antônio Prado de Minas encontrei a antiga Estação fechada, sendo possível apenas fazer as fotos externas que aqui apresento.
Conversando com alguns moradores vizinhos à Estação, confirmaram que nela ainda funciona a Associação de Produtores Rurais do município, conforme placa fixada logo acima da grande porta central.
O prédio apresenta bom estado de conservação, num visual que nos faz relembrar os velhos tempos da ferrovia.

Nesta matéria contei também com a valiosa contribuição do amigo de Cisneiros Elias Duarte da Foseca, autor dos belos registros fotográficos também apresentados nesta postagem.


A ESTAÇÃO:

Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, no link , http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/antprado.htm   “a estação de Antonio Prado foi inaugurada em 1886. O Conselheiro Antonio da Silva Prado, na época ministro da Agricultura do Império, foi quem selou o acordo para a passagem da linha de Manhuaçu por dentro do território fluminense, ao qual se opunha a E. F. Carangola, que tinha interesses na região de Santo Antonio (Porciúncula). Por isso, a Leopoldina o homenageou dando seu nome a essa estação.
Nos anos 1940, seu nome foi alterado, colocando-se o final "de Minas", tendo se tornado município em 1962.
Em 1976, os trens que saíam de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Antonio Prado às 10:07.
Em 22/01/1979, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Cisneiros, fechando de vez a estação. Os trens de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977.”


Nas quatro fotos abaixo, a Estação de Antônio Prado de Minas sob o olhar de Elias Durate da Fonseca.





Abaixo, fotos da Estação de Antônio Prado de Minas em minha primeira visita, em março de 2019.








7 comentários:

Elias Duarte Fonseca disse...

Como sempre, um belíssimo trabalho!!!!!

Anônimo disse...

Já viajei no Expresso Rio se Janeiro (estação Barão de Mauá) x Carangola.
Marcelo Rocha.

Anônimo disse...

Estação bem cuidada!
Márcio Cardoso

Anônimo disse...

Uma simples e bela Estação.
Jair Dias.

Anônimo disse...

Muito bonita e bem conservada.
Paulo Cesar Pereira.

Anônimo disse...

Ainda bem que é possível relembrar o passado com estas lindas estações, o que aumenta ainda mais a saudade.
Paulo César Pereira

Anônimo disse...

Saudades!!! Muitas saudades!!!
Cleide Holanda