Matéria atualizada em 19 de julho de 2023.
Acima, o belo receptivo na chegada a Antônio Prado de Minas.
Acima e abaixo, a Estação de Antônio Prado de Minas "ontem & hoje", graças à valiosa contribuição de Carlos Eduardo Negreiros.
Estação ANTÔNIO
PRADO DE MINAS
Linha de Manhuaçú – Km 398,229.
Altitude: 304m.
Estação inaugurada em: 25 de janeiro de 1886.
Estive no local em: março de 2019 e junho de 2023.
Uso atual: Estação
em bom estado de conservação. Em uso pela Associação de Produtores Rurais.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1979)
HISTÓRICO:
A Estação Antônio Prado de
Minas praticamente recebe o visitante que chega à cidade vindo de
Eugenópolis, quase um “portal da cidade”.
Logo que aparecem as primeiras casas
avista-se a bela Estação no lado direito da rua principal.
Em minhas duas visitas a Antônio Prado de Minas encontrei a antiga Estação fechada, sendo possível apenas fazer as fotos externas que aqui apresento.
Conversando com alguns moradores vizinhos à Estação, confirmaram que nela ainda funciona a Associação de Produtores Rurais do município, conforme placa fixada logo acima da grande porta central.
Nesta matéria contei também com a valiosa contribuição do amigo de Cisneiros Elias Duarte da Foseca, autor dos belos registros fotográficos também apresentados nesta postagem.
A ESTAÇÃO:
Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci
Giesbrecht, no link , http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/antprado.htm
“a
estação de Antonio Prado foi inaugurada em 1886. O Conselheiro Antonio da Silva
Prado, na época ministro da Agricultura do Império, foi quem selou o acordo
para a passagem da linha de Manhuaçu por dentro do território fluminense, ao
qual se opunha a E. F. Carangola, que tinha interesses na região de Santo
Antonio (Porciúncula). Por isso, a Leopoldina o homenageou dando seu nome a
essa estação.
Nos anos 1940, seu nome foi
alterado, colocando-se o final "de Minas", tendo se tornado município
em 1962.
Em 1976, os trens que saíam de
Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Antonio Prado às 10:07.
Em 22/01/1979, foi suprimido pela
RFFSA o trecho entre Porciúncula e Cisneiros, fechando de vez a estação. Os
trens de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977.”
Nas quatro fotos abaixo, a Estação de Antônio Prado de Minas sob o olhar de Elias Durate da Fonseca.
Abaixo, fotos da Estação de Antônio Prado de Minas em minha primeira visita, em março de 2019.
7 comentários:
Como sempre, um belíssimo trabalho!!!!!
Já viajei no Expresso Rio se Janeiro (estação Barão de Mauá) x Carangola.
Marcelo Rocha.
Estação bem cuidada!
Márcio Cardoso
Uma simples e bela Estação.
Jair Dias.
Muito bonita e bem conservada.
Paulo Cesar Pereira.
Ainda bem que é possível relembrar o passado com estas lindas estações, o que aumenta ainda mais a saudade.
Paulo César Pereira
Saudades!!! Muitas saudades!!!
Cleide Holanda
Postar um comentário