quinta-feira, 11 de abril de 2019

ESTAÇÃO DONA EMÍLIA - Junto com Porciúncula, as duas únicas Estações do estado do Rio de Janeiro na Linha de Manhuaçú.

Matéria atualizada em 13 de julho de 2023.



Acima e na sequência abaixo, a antiga Estação Ferroviária de Dona Emília em março de 2023, muito bem cuidada sendo usada como moradia familiar.













Estação DONA EMÍLIA



Município: Porciúncula-RJ
Linha de Manhuaçú – Km 405,251.
Altitude: 202m.
Estação inaugurada em: Sem informação.
Estive no local em: Março de 2019 e junho de 2023.
Uso atual:  Em 2023, residência familiar.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1979)





HISTÓRICO:

Mais um gratificante reencontro! É o que posso dizer sobre minha chegada à Parada Dona Emília, pois encontrei-a ainda mais bela que em 2019, quando visitei a antiga Estação pela primeira vez!

Em 2019 também foi uma grande e agradável surpresa encontrá-la e saber que ela ainda estava de pé! É que para muitos ela não existia mais – teria sido demolida.

Ao sair de Antônio Prado de Minas-MG, a próxima parada do Trem era na “Parada Dona Emília”, localizada na pequena comunidade rural de mesmo nome pertencente ao município de Porciúncula-RJ. Hoje a comunidade - bem como a Estação - fica localizada à beira da rodovia, do lado esquerdo sentido a Porciúncula.

Ela fica “bem escondidinha” entre árvores e arbustos no meio da vila e em junho de 2023 estava realmente muito bem cuidada, limitada por muros e portões sendo usada como moradia familiar. Mesmo assim foi possível realizar belos registros.



A ESTAÇÃO:

Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, no link:  http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/daemilia.htm
“A parada de Dona Emília tinha o nome dado pela Leopoldina em homenagem à proprietária de uma sesmaria de terra tão extensa, que mereceu sua construção em suas terras. Segundo Ulrike Mätje, alemã casada com um bisneto da família Coelho Bastos, proprietários de fazendas de café na região, Emília era o nome da bisavó de seu esposo. Muito provavelmente esta estação recebeu o nome dela, pois estava em terras dos Coelho Bastos.
Em 22/01/1979, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Cisneiros, fechando de vez a estação. Os trens de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977. Em 1976, os trens já não paravam mais em Dona Emília.”


Acima, a capela da pequena comunidade rural do município de Porciúncula.


HISTÓRIAS:

Para nós, que nos dedicamos a resgatar uma história tão importante como a da Estrada de Ferro Leopoldina, é extremamente gratificante saber que uma aparentemente "simples postagem" pode provocar grandes e belas lembranças; reviver belas histórias, como a de Carlos Cavalheiro:

“Parada Dona Emília.
A sua construção foi autorizada pelo proprietário desta terra e em agradecimento foi dado o nome sua esposa Emília. Esta é a lenda! Em 1950 o Deputado Federal Carlos Pinto Filho casou suas filhas em uma monstruosa festa. O trem que passava parou na parada e todos desceram para participar da festa. Está história passou de pai para filho. Foi quando entrei na história quando chegou a mim, não por acaso, já que sou um dos filhos de uma das filhas - Olneida. Por sinal, minha parada de desembarque.”


Na sequência abaixo, a Estação de Dona Emília em minha primeira visita, em março de 2019, quando já estava sendo usada como moradia familiar.















Por fim, a Estação de Dona Emília em belo registro de Carlos Carvalho,  anterior à minha primeira visita em março de 2019.


5 comentários:

Anônimo disse...

A alguns anos tentei fotografar a Estação Poço Fundo em Itaperuna mas não me deixaram entrar na fazenda e não pude sequer constatar se ainda estava de pé, sendo que a Estação Bananeiras e a Parada Serraria ainda estão de pé.
Além disso, a anos busco fotos da 2ª Estação de Itaperuna que ficava localizada na Avenida Presidente Vargas onde hoje está a Estação Rodoviária mas ainda não tive sucesso.
Boa sorte para você.
Cesar Quelhas.

Anônimo disse...

Parabéns amigo pelo excelente trabalho mostrando as estações da EFL. Isto nos trás muitas saudades dos tempos em que vivemos e também por termos conhecido elas nos tempos em que a EFL passava nestes locais. Saudades é o que tenho, muitas.
Paulo César Pereira.

Anônimo disse...

É um prazer imenso ler esses saudosos relatos. Belas fotos!
Jair Dias.

Horácio Corrêa Cardillo disse...

Uau, conheço essa região por ali quase toda, não imaginava que a estação de Dona Emilia ainda estava de pé, foi muito gratificante em saber dessa...Parabéns pelo resgate das memórias da ferrovia em nossa cidade e região.

Anônimo disse...

Parada Dona Emília.
Sua construção foi autorizada pelo proprietário desta terra e em agradecimento foi dado o nome sua esposa Emília. Está é a lenda!
Em 1950 o Deputado Federal Carlos Pinto Filho casou suas filhas em uma monstruosa festa. O trem que passava parou na Parada Dona Emília e o todos desceram para participar da festa. Está história passou de pai para filho. Foi quando entrei na história quando chegou em mim, não por acaso, já que sou um dos filhos de uma das filhas - Olneida. Por sinal minha parada de desembarque.
Carlos Cavalheiro.