terça-feira, 2 de abril de 2019

ESTAÇÃO BARÃO DO MONTE ALTO - Hoje, Estação Cultural Prof.ª Irma Balbina dos Santos.


Acima, a antiga Estação de Barão do Monte Alto em 2019.
Abaixo, o romantismo de uma época em que o Trem passava por lá.


Na seqüência abaixo, a Estação de Barão do Monte Alto em março de 2019.











Estação BARÃO DO MONTE ALTO
(antiga Morro Alto)




Linha de Manhuaçú – Km 363,323.
Altitude: 197m.
Estação inaugurada em: 23 de março de 1885.
Estive no local em: 18 de março de 2019.
Uso atual:  Estação Cultural Prof.ª Irma Balbino dos Santos; Secretaria de Educação e Sindicato dos Produtores Rurais. Prédio em boas condições.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.




HISTÓRICO:

Último trecho de estrada de terra nesta viajem, segui de Silveira Carvalho pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina para conhecer mais uma cidade-sede e sua antiga Estação Ferroviária – ESTAÇÃO BARÃO DO MONTE ALTO.
Localizado bem no centro da pequena cidade, hoje o prédio da antiga Estação recebe o nome “Estação Cultural Prof.ª Irma Balbina dos Santos” e nele funcionam a Secretaria Municipal de Educação, Desenvolvimento, esporte, Cultura, Lazer e Turismo e a sede do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade.
Infelizmente os setores culturais não estavam em atividade naquele momento. Assim não tive a oportunidade de trocar ideia, conhecer um pouco mais sobre a história do lugar e principalmente ter acesso a fotos antigas do tempo em que os trens passaram por ali. Foi uma pena!
Mas, caso os amigos da área de cultura de Barão do Monte Alto leiam esta matéria e queiram contribuir é só enviar fotos e histórias para nosso e-mail otremexpresso@gmail.com


A ESTAÇÃO:

O prédio se encontra em boas condições sendo ocupado pela prefeitura da cidade.
Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, “a estação foi inaugurada em 1885 sob o nome de Morro Alto. Nos anos 60, seu nome foi alterado para Barão de Monte Alto. Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde 1977. Em 22 de janeiro de 1979 o trecho entre Porciúncula e Cisneiros foi suprimido e declarado erradicado pela RFFSA, fechando de vez as estações neste trajeto. Os trens de passageiros, entretanto, já não corriam desde 1977. Segundo o Guia Levi, em 1976 os trens saíam de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Barão de Monte Alto às 8:34hs.“

Depois da seção de fotos em Barão do Monte Alto, segui pelos caminhos da Leopoldina na Linha de Manhuaçú com destino a próxima parada: Patrocínio do Muriaé.


Na seqüência abaixo, a Estação de Barão do Monte Alto em março de 2019.











Na antiga Estação funcionam a Secretaria Municipal de Educação, Desenvolvimento, esporte, Cultura, Lazer e Turismo e a sede do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade.








Um comentário:

Anônimo disse...

A foto de uma composição aguardando, me faz pensar ser um cruzamento, está no desvio, a plataforma lotada, parecem estarem aguardando outro trem, linda a foto.
Elias Torrent.