terça-feira, 9 de abril de 2019

ESTAÇÃO COELHO BASTOS - Pequena parada na área rural de Eugenópolis.

Matéria atualizada em 26 de julho de 2023.


Acima e nas quatro fotos abaixo, a plataforma da antiga Estação de Coelho Bastos em detalhe em minha última visita, em junho de 2023.




Abaixo, a localização exata da antiga Estação Coelho Bastos, na comunidade rural de mesmo nome.






Estação COELHO BASTOS



Município: Eugenópolis
Linha de Manhuaçú – Km 389,466.
Altitude: 205m.
Estação inaugurada em: 17 de novembro de 1895.
Estive no local em: Março de 2019 e junho de 2023.
Uso atual:  Estação demolida, mas ainda existe a plataforma.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1885-1975)
RFFSA (1975-1979)





HISTÓRICO:

No mês de março de 2023, segui pelos caminhos da E. F. Leopoldina pela Linha de Manhuaçú retornando a várias Estações que já havia visitado em 2019.

Trago hoje as novidades sobre a antiga Estação Coelho Bastos, ou o que sobrou dela, já que ela foi demolida, sobrando apenas a plataforma de embarque e desembarque.

Por isso, em minha primeira visita em março de 2019, acabei passando bem em frente ao que sobrou dela – a plataforma – sem perceber, seguindo em frente com minhas pesquisas rumo à Estação de Carangola, mas em meu retorno, dois dias depois, encontrei-a bem ali na beira da rodovia. Confesso que não imaginava ser tão fácil encontrá-la, pois acreditava que ficasse em local mais afastado, mas ela estava ali, bem na beira da estrada, a plataforma da antiga Estação de Coelho Bastos ao lado de uma pequena vila composta de algumas casas e uma capelinha. 

Em meu retorno, em junho de 2023, encontrei o local bem mais bonito e organizado, os prédios que compõem a comunidade todos com pintura recente, tudo bem bonito. Fiquei então imaginando se a antiga Estação ainda existisse, tornando-se mais um atrativo para pesquisadores ferroviários como eu, além de poder estar sendo usada pela comunidade. De qualquer forma, foi gratificante encontrar o local muito bem cuidado. E a plataforma lá, marca registrada de que um dia o trem passou por ali...  

 

A ESTAÇÃO:

Sabe-se que ela recebeu este nome por causa de uma família que tinha esse sobrenome e possuía fazendas de café na região no final do século 19.

Declarado o trecho erradicado, pouco tempo depois o antigo leito virou um caminho natural, passando a estrada rural e hoje se tornou uma rodovia asfaltada, que passa bem próxima à plataforma da antiga Estação de Coelho Bastos.







Na sequência abaixo, registros do que havia sobrado da antiga Estação de Coelho Bastos que fiz em minha primeira visita, em março de 2019.














4 comentários:

Anônimo disse...

Em 2015 percorri de bicicleta o trajeto da Linha de Manhuaçu e não vi essa plataforma. Fica do lado direito ou do lado esquerdo de quem segue de Eugenópolis para Antônio Prado de Minas?
Neilor Paixão.

Amarildo Mayrink disse...

Do lado esquerdo, Neilor!
Tem uma foto aérea do google na matéria mostrando a localização.

Anônimo disse...

Valeu! Pretendo refazer a viagem e dessa vez vou ficar mais atento.
Neilor Paixão.

Anônimo disse...

Muito bom! Que achado espetacular!
Marco Antônio Francisco