sexta-feira, 26 de julho de 2024

ESTAÇÃO JAVARENA - Mais uma Estação abandonada na Linha de Campos a Miracema.

"Um prédio de 1880 assim abandonado nesse estado... Gente, em 1880 nem tinha ocorrido a abolição da escravatura!!!"
Fotos e legendas por Paulo Neiva Pinheiro.
Dói o coração em ver tanto desprezo com o Patrimônio Histórico.

A antiga plataforma da Estação. Escondida no meio da vegetação às margens da RJ-158. A linha já foi roubada.



A Estação de Javarena, em janeiro de 2004. Foto Gutierrez L. Coelho.


Feliz com mais esse achado. Mais uma pra conta!!!




parada-dagua

 

Estação JAVARENA

Antiga Boa Vista

 

iterere

 

 Município: Campos-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 340,089

Altitude:  18m

Estação inaugurada em: 1880.

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Aparentemente abandonada.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-....)

 


 

HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883.

Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina, tempo em que a Estação de Javarena já existia sob o nome de Boa Vista.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Estação de Javarena.

 

A ESTAÇÃO:

Aberta em 1880 com o nome de Boa Vista, teve o nome alterado para Javarena em meados dos anos 1940.

Ainda passavam pela Estação raros Trens cargueiros, mas os Trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980.

Já teve seus trilhos roubados e está abandonada em estado precário, prestes a ruir a qualquer momento.

Escondida pela vasta vegetação a antiga Estação descansa às margens da rodovia Campos x São Fidelis, a RJ -158.

Ainda preserva a Casa do Agente Ferroviário próxima da Estação e uma Casa de Turma de manutenção da via permanente, que fica há poucos metros de distância.


Observem o acabamento feito com rejunte de argamassa no alicerce de pedras sobrepostas.



Antigo portão de cargas. Seria essa abertura á direita original? Creio que não.


Aqui foi feita uma abertura na marreta e talhadeira onde era parede. Ver foto antiga de Gutierrez L. Coelho.



O interior do compartimento de cargas ainda pintado com as cores padrão da E F Leopoldina, paredes brancas com rodapé pintados de preto.



O telhado prestes a ruir... que pena!!! Telhas conhecidas como “nas coxas". Talvez construídas ainda por mão de obra escrava, tendo em vista que em 1880 a abolição da escravatura ainda não tinha ocorrido.








Muito em breve, por ação de sol, chuva e ventos esse patrimônio de 1880 irá ruir...

Aqui os fundos da centenária Estação... e os trilhos que sustentavam o telhadinho da varanda.






Portas dos fundos da Estação de Javarena, raridades com mais de 144 anos.



Essa é a Casa do Agente Ferroviário! Está praticamente do lado da Estação e esse amigo aí é filho do ex-agente, mora na casa que ficou de herança para ele, deixada pelo seu pai.




Um comentário:

Anônimo disse...

Show de bola fico feliz por poder contribuir de alguma forma!
Paulo Neiva Pinheiro